Por Thássius Veloso, da redação

Samsung aposta no Galaxy A6 Plus com câmera de 16 MP; preço sobe no Brasil Samsung aposta no Galaxy A6 Plus com câmera de 16 MP; preço sobe no Brasil

A câmera dupla marca presença no primeiro lançamento de celular da Samsung em junho: o Galaxy A6 Plus desembarca no Brasil pelo preço sugerido de R$ 2.099. Ele está R$ 100 mais caro do que a geração anterior, composta pelo Galaxy A5. O celular tem três opções de cor: preto, prata e dourado.

Especificações como o processador Snapdragon 450 (8 núcleos) e o armazenamento de 64 GB fazem parte da ficha técnica divulgada pela marca, que produz o smartphone em Manaus e Campinas (SP). Consumidores terão a opção de adicionar mais espaço via cartão microSD.

Galaxy A6 Plus: conheça o celular da Samsung

Galaxy A6 Plus: conheça o celular da Samsung

A câmera principal do smartphone bate fotos em 16 MP, enquanto a câmera secundária de 5 MP (ambas localizadas na traseira) auxilia na produção de retratos em que o protagonista fica em destaque e o fundo fica desfocado. A tecnologia ganhou as redes sociais em especial por causa do iPhone 7 Plus.

Segundo o gerente de produto Renato Citrini, o A6 Plus não é capaz de produzir o efeito de zoom ótico – no Galaxy S9 Plus, por exemplo, o usuário tem 2x à disposição para aproximar objetos ou paisagens.

O executivo ressalta que ambas as lentes seguem o padrão grande angular e capturam uma parcela maior do cenário. Outro ponto destacado pela Samsung é a abertura de f/1.9, em tese capaz de fazer fotografias em ambientes com pouca luz.

Leitor de impressões digitais fica abaixo do módulo fotográfico — Foto: Thássius Veloso / TechTudo Leitor de impressões digitais fica abaixo do módulo fotográfico — Foto: Thássius Veloso / TechTudo

Leitor de impressões digitais fica abaixo do módulo fotográfico — Foto: Thássius Veloso / TechTudo

A câmera frontal faz fotos em resolução ainda maior: 24 MP, com direito também ao efeito de fundo desfocado. O funcionamento dos selfies difere das fotos normais porque depende de um software que gera o resultado final. A câmera frontal não permite ajustar a intensidade do desfoque, recurso que está presente na câmera principal e é um dos trunfos dos celulares da Samsung em relação ao iPhone da Apple.

O Galaxy A6 Plus traz tela de 6,0 polegadas e resolução Full HD+ (2220 x 1080 pixels). O tamanho avantajado permite a exibição de dois aplicativos ao mesmo tempo.

Os sul-coreanos entram na onda do formato 18,5:9, que deixa o display mais alto. Cabem mais imagens do Instagram ou publicações do Facebook. Por outro lado, o usuário precisa escolher entre ver vídeos do YouTube com barras pretas nas laterais ou com zoom que corta parte do enquadramento.

Samsung Galaxy A6 Plus: painel em Super AMOLED e cantos arredondados — Foto: Thássius Veloso / TechTudo Samsung Galaxy A6 Plus: painel em Super AMOLED e cantos arredondados — Foto: Thássius Veloso / TechTudo

Samsung Galaxy A6 Plus: painel em Super AMOLED e cantos arredondados — Foto: Thássius Veloso / TechTudo

Com painel em Super AMOLED, o A6 Plus tem ainda cantos arredondados – outra sensação dos celulares mais caros que chega aos modelos intermediários.

O Android O recebe a interface Samsung Experience, o que possibilita também a presença da carteira virtual Samsung Pay. O hardware inclui chip de 1,8 GHz, memória RAM de 4 GB e o já mencionado armazenamento de 64 GB. A bateria tem 3.500 mAh e o dual chip (chamado comercialmente de Duos) possibilita utilizar duas linhas simultaneamente. Para completar, o leitor de impressões digitais fica na traseira, abaixo do módulo com lentes e sensores.

A inteligência artificial da Samsung, batizada de Bixby, funciona no smartphone por meio da central de lembretes e o reconhecimento de objetos na câmera. A chegada da assistente virtual por comando de voz continua um mistério, apesar de o escritório brasileiro afirmar que o software está em desenvolvimento para compreender o português e o espanhol.

Smartphone tem bateria fixa e composição em metal — Foto: Thássius Veloso / TechTudo Smartphone tem bateria fixa e composição em metal — Foto: Thássius Veloso / TechTudo

Smartphone tem bateria fixa e composição em metal — Foto: Thássius Veloso / TechTudo

O anúncio do produto ocorre nesta terça-feira (05). As vendas em lojas físicas começam em 18 de junho. Por ora não há previsão de lançamento do Galaxy A6 tradicional, sem o Plus no nome.

Android: quatro dicas para aumentar a duração da bateria

Android: quatro dicas para aumentar a duração da bateria

MAIS DO TechTudo