Por Viviane Werneck, da E3 2018, em Los Angeles

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

O trailer da E3 2018 de The Last of Us 2 talvez tenha sido o que mais chamou a atenção na conferência da Sony. Beijos acalorados à parte, o que pode-se notar foi uma Ellie bem distante da menina que precisava ser protegida, a quase todo tempo, no primeiro jogo. Ela está mais brutal, destemida e ágil. E por mais que todos ainda perguntem “onde está Joel?” é Ellie a estrela desta sequência e a única personagem jogável, segundo o que próprio diretor criativo do game revelou, em uma entrevista fechada para jornalistas.

Joel foi citado indiretamente no início vídeo, no momento em que Ellie conversava com um amigo, mas, além disso, nada mais se sabe do paradeiro do antigo protagonista e a Naughty Dog se esquivou de todas as perguntas relacionadas ao tema.

Ellie será a única personagem jogável de The Last of Us 2 — Foto: Divulgação/Naughty Dog Ellie será a única personagem jogável de The Last of Us 2 — Foto: Divulgação/Naughty Dog

Ellie será a única personagem jogável de The Last of Us 2 — Foto: Divulgação/Naughty Dog

Controles e combates evoluíram juntamente com Ellie

Como todo o gameplay gira em torno da atual protagonista, é uma consequência lógica que o estilo de jogo também tenha sido adaptado para ela: uma jovem mulher, que por mais que tenha provado saber se cuidar sozinha, prefere ao máximo uma abordagem mais silenciosa possível. Já Joel se garantia mais em seu porte físico, armas mais pesadas e força bruta.

Prepare-se para ser sorrateiro. Para isso, alguns elementos cruciais foram inseridos no cenário, como a preferência pelo uso de flechas (que poderão ser criadas de vários tipos), a possibilidade de usar a vegetação como uma camuflagem mais eficiente ou mesmo se esconder embaixo de veículos para despistar ameaças ou atacar furtivamente. Apesar da história continuar linear, os desenvolvedores afirmam que os jogadores poderão explorar caminhos secundários ou terciários para chegar em seu objetivo, ou mesmo para ter mais opções de fuga.

O gameplay de The Last of Us 2 será mais voltado à furtividade — Foto: Divulgação/Sony O gameplay de The Last of Us 2 será mais voltado à furtividade — Foto: Divulgação/Sony

O gameplay de The Last of Us 2 será mais voltado à furtividade — Foto: Divulgação/Sony

Inimigos mais realistas

Outra novidade no gameplay, que antes não existia, é um botão de pulo. Além disso, a mecânica de esquiva também foi aprimorada. Como dito antes, se camuflar no ambiente, ser ágil e acertar o tempo perfeito para evitar um golpe fatal serão a chave para Ellie sobreviver. O recomendado é evitar ataques diretos e chamar menos atenção possível. Especialmente em meio a grupos de inimigos.

Tanto o cenário está mais realista, permitindo mais interação, quanto os seus obstáculos. Antes, se você chamasse a atenção de apenas um inimigo, todos os demais nas proximidades, imediatamente, eram alertados. Agora, segundo Neil Druckmann, se você for avistado, ainda terá alguns preciosos segundos para resolver a situação antes do inimigo chamar por reforço. Isso pode ser notado no trailer, no momento em que Ellie tenta passar por entre carros abandonados, nas ruínas de um estacionamento.

Last of Us Part 2: Ellie terá preciosos segundos antes que o inimigo chame reforços — Foto: Divulgação/Sony Last of Us Part 2: Ellie terá preciosos segundos antes que o inimigo chame reforços — Foto: Divulgação/Sony

Last of Us Part 2: Ellie terá preciosos segundos antes que o inimigo chame reforços — Foto: Divulgação/Sony

O que não apareceu no trailer, ou nem mesmo mencionado pelo produtores na entrevista, foi a existência (ou não) dos infectados do primeiro game. Sempre existe a expectativa de novas mutações, gerando novos “monstros”, e descobrir como Ellie fará para conseguir derrotá-los.

Ainda um longo caminho…

Infelizmente, ainda não há previsão de lançamento de The Last of Us 2, exclusivo do PS4. E pouco se sabe também em relação a história, a não ser que os acontecimentos deste game se passarão quatro anos após o primeiro jogo. Ellie agora vive em Jackson e faz parte da patrulha que mantém o assentamento seguro. Além disso, não há mais detalhes. O que nos resta agora é esperar.

The Last of Us 2 se passa quatro anos após o primeiro jogo — Foto: Divulgação/Sony The Last of Us 2 se passa quatro anos após o primeiro jogo — Foto: Divulgação/Sony

The Last of Us 2 se passa quatro anos após o primeiro jogo — Foto: Divulgação/Sony

O que você espera de The Last of Us 2? Diga sua opinião no fórum do TechTudo!

MAIS DO TechTudo