WhatsApp em maio: vídeos em grupo, panes e a disputa com o MSN Messenger

Mais uma vez, mensageiro sofreu com tentativas de golpes. TechTudo traz o resumo do mês.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Wallace Nascimento, para o TechTudo

O mês de maio foi agitado para os usuários do WhatsApp. Recursos como videoconferência em grupo e stickers foram anunciados durante um congresso promovido pelo Facebook nos Estados Unidos. O mensageiro adicionou proteção para nome, descrição e foto de grupos, que podem ser modificados somente pelo administrador.

Diversos problemas marcaram o aplicativo mais usado do Brasil. Um polêmico emoji de esquilo fez com que o programa travasse nos smartphones e tentativas de golpe colocaram em risco dados de milhares de usuários. Para completar, nós mostramos quais recursos estavam presentes no saudoso MSN Messenger e que até hoje não apareceram no app de chat. Confira nas linhas a seguir.

WhatsApp: confira resumo com os destaques de maio (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo) WhatsApp: confira resumo com os destaques de maio (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

WhatsApp: confira resumo com os destaques de maio (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Videoconferência em grupo e stickers

O WhatsApp anunciou a videoconferência em grupo. Apesar de não ter apresentado muitos detalhes durante um congresso nos Estados Unidos, a demonstração teve quatro pessoas conversando simultaneamente.

Além disso, o app anunciou a liberação de stickers, uma novidade bastante aguardada e presente no rival Telegram. Além das figuras oferecidas pelos criadores do programa, os próprios usuários também poderão publicar pacotes de imagens. Os recursos ainda não foram liberados publicamente.

WhatsApp demonstrou stickers durante o congresso F8 (Foto: Reprodução/Facebook) WhatsApp demonstrou stickers durante o congresso F8 (Foto: Reprodução/Facebook)

WhatsApp demonstrou stickers durante o congresso F8 (Foto: Reprodução/Facebook)

Novidades em grupos

Agora é possível limitar quem pode alterar o nome, a foto e a descrição de um grupo no WhatsApp Beta para celulares Android e iPhone (iOS). Além disso, ficou mais difícil adicionar novamente membros que saíram de grupos devido a um bloqueio que impede que um participante seja adicionado várias vezes seguidas.

WhatsApp permite restringir edições em grupos (Foto: Helito Bijora/TechTudo) WhatsApp permite restringir edições em grupos (Foto: Helito Bijora/TechTudo)

WhatsApp permite restringir edições em grupos (Foto: Helito Bijora/TechTudo)

Emoji problemático

Mensagens misteriosas e com somente um emoji causaram dor de cabeça entre os usuários de celular com Android. Uma delas tinha os dizeres de "aperte no esquilo". Ao tocar no início, o aplicativo ou mesmo o smartphone inteiro travavam. Conforme nós explicamos, o problema não causa riscos à segurança dos usuários: a pane tem a ver com centenas de caracteres escondidos no texto original.

Mensagem com emoji do esquilo causou travamentos no WhatsApp (Foto: Bruno De Blasi/TechTudo) Mensagem com emoji do esquilo causou travamentos no WhatsApp (Foto: Bruno De Blasi/TechTudo)

Mensagem com emoji do esquilo causou travamentos no WhatsApp (Foto: Bruno De Blasi/TechTudo)

Golpes: Vingadores, Copa do Mundo e greve dos caminhoneiros

Assim como em outros meses, novas tentativas de golpes com links maliciosos aconteceram em maio. Cerca de 50 mil brasileiros foram atraídos por uma falsa promessa de ingressos gratuitos para ver o filme "Vingadores: Guerra Infinita". A mensagem convidava a pessoa a responder diversas perguntas e ainda exigia que o conteúdo fosse compartilhada ao menos 30 vezes.

Seguindo a mesma lógica, o tema da Copa do Mundo também foi utilizado para fraudes, em um caso alcançou que milhares de pessoas em poucas horas, enquanto a greve dos caminhoneiros atingiu 60 mil vítimas. Para se manter seguro, confira o guia definitivo para não cair em ciladas no WhatsApp.

WhatsApp: cinco dicas para usar o app com segurança

WhatsApp: cinco dicas para usar o app com segurança

Bug dos contatos bloqueados

Durante o mês, usuários relataram que estavam recebendo mensagens de contatos bloqueados. Os criadores do aplicativo reconheceram o problema, em resposta ao TechTudo, e disseram estar trabalhando em uma correção para o bug.

Por conta de uma falha, contatos bloqueados podiam novamente enviar mensagens (Foto: Reprodução / TechTudo) Por conta de uma falha, contatos bloqueados podiam novamente enviar mensagens (Foto: Reprodução / TechTudo)

Por conta de uma falha, contatos bloqueados podiam novamente enviar mensagens (Foto: Reprodução / TechTudo)

Relatório de dados

O iPhone finalmente ganhou uma ferramenta para que o usuário receba o relatório de dados armazenados pelo WhatsApp. Dessa forma, é possível verificar quais são as informações que o mensageiro guarda, ainda que o conteúdo das mensagens não fique salvo no arquivo.

O TechTudo trouxe um tutorial que mostra como apagar o arquivo em smartphones Android.

Agora é possível solicitar o relatório de dados do WhatsApp no iPhone e no Android (Foto: Raquel Freire/TechTudo) Agora é possível solicitar o relatório de dados do WhatsApp no iPhone e no Android (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Agora é possível solicitar o relatório de dados do WhatsApp no iPhone e no Android (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Integração com Instagram e Facebook

O aplicativo recebeu a exibição nativa de vídeos do Instagram e do Facebook na versão para iPhone. O acesso facilitou a reprodução de conteúdo das duas redes sociais, visto que agora ela acontece dentro da própria conversa, sem precisar sair do app.

WhatsApp também permite a exibição nativa de vídeos do Facebook e Instagram sem precisar sair do app (Foto: Marvin Costa/TechTudo) WhatsApp também permite a exibição nativa de vídeos do Facebook e Instagram sem precisar sair do app (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

WhatsApp também permite a exibição nativa de vídeos do Facebook e Instagram sem precisar sair do app (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

WhatsApp vs MSN Messenger

Em maio, o TechTudo relembrou alguns recursos que marcaram o auge do MSN Messenger, como as animações que tomavam a tela inteira (Winks) e o recurso de "chamar a atenção". Anos depois, são ferramentas que ainda não estão presentes no WhatsApp. Para matar a saudade, confira o especial que preparamos sobre os mensageiros.

WhatsApp: funções curiosas do status 

WhatsApp: funções curiosas do status

MAIS DO TechTudo