Por Luiz Felipe Lima, para o TechTudo


A Capcom Pro Tour, circuito internacional de Street Fighter V, ganhou um novo líder de ranking em junho. Após dois meses de total domínio de Hajime “Tokido” Taniguchi, Fujimura Atsushi alcançou o topo da tabela do campeonato. O japonês venceu o CEO 2018 e somou novos 700 pontos, conquistando a liderança isolada.

Por outro lado, outros grandes nomes começam a carimbar suas passagens para a Capcom Cup, mundial que acontecerá no fim do ano. Du “NuckleDu” Dang aparece como melhor norte-americano na competição e, junto com, Hyungsuk “Verloren” Kong e Daigo Umehara, está há poucos pontos de garantir matematicamente sua vaga no torneio. Veja, a seguir, os destaques da competição em junho.

Fujimura foi o campeão do CEO 2018 e alcançou o topo da tabela da Capcom Pro Tour — Foto: Reprodução/Capcom Fighters Fujimura foi o campeão do CEO 2018 e alcançou o topo da tabela da Capcom Pro Tour — Foto: Reprodução/Capcom Fighters

Fujimura foi o campeão do CEO 2018 e alcançou o topo da tabela da Capcom Pro Tour — Foto: Reprodução/Capcom Fighters

Confira o Top 10 atual da CPT abaixo:

Top 10 Capcom Pro Tour

Fudoh | Fujimura 1691 Pontos
Panda Global | Infiltration 1460 Pontos
Echo Fox | Tokido 1370 Pontos
UYU | NL 1061 Pontos
NuckleDu 610 Pontos
UYU | Verloren 600 Pontos
RAZER | Xian 522 Pontos
Cygames Beast | Daigo 502 Pontos
Echo Fox | Justin Wong 491 Pontos
FAV | Sakonoko 471 Pontos

Dreamhack Austin, Texas, Estados Unidos

Campeão: Justin Wong

O primeiro torneio de junho aconteceu nos Estados Unidos e contabilizou pontos para o ranking regional norte-americano. A surpresa do torneio ficou por conta de Toi Bridges e Terrence Mikell, competidores desconhecidos do cenário norte-americano que alcançaram o Top 4 e superaram medalhões como Alex Myers.

Na Grande Final, Justin Wong foi campeão e conseguiu seu segundo título em Ranking Events em 2018. Após conquistar o Toryuken em cima do inglês Benjamin “Problem X” Simon, a vitória de Justin na Dreamhack Austin aconteceu em cima do jogador de Taiwan Li-Wei “Oil King” Lin, sem nem ao menos ocorrer bracket reset. Quem decepcionou foi Victor “Punk” Woodley, que alcançou apenas a quinta colocação e segue sem nenhum título nesta temporada.

The Fight, Bogotá, Colômbia

Campeão: Christopher “Caba” Rodriguez

O torneio colombiano The Fight teve a participação de alguns dos maiores jogadores brasileiros de Street Fighter da atualidade, mas foram os nomes menos badalados que chegaram mais longe. Enquanto Renato “Didimokof” Martins e Thomas “Brolynho” Proença não conseguiram alcançar o Top 8, a força nacional foi muito bem representada por Diego “Dark” Lins e Elton “HKDash” Bego.

Umbrella | Dark ficou na sétima colocação, empatado com TSD | Serpentaurus e somando pontos para a disputa regional da Capcom Pro Tour. Do outro lado, o jogador da Furia eSports, HKDash, chegou à grande final após derrubar o chinês Xijie “Jiewa” Zeng, mas perdeu para Caba. Enquanto o dominicano firma-se como o maior jogador latino-americano do momento, HKDash somou mais 70 pontos e alcançou a terceira colocação no Ranking Regional LATAM.

Northwest Majors, Washington, Estados Unidos

Campeão: Benjamin “Problem X” Simon

"Problem X" foi um dos maiores vencedores de 2017 com M. Bison — Foto: Divulgação/Capcom "Problem X" foi um dos maiores vencedores de 2017 com M. Bison — Foto: Divulgação/Capcom

"Problem X" foi um dos maiores vencedores de 2017 com M. Bison — Foto: Divulgação/Capcom

Provavelmente o maior jogador europeu de Street Fighter da atualidade, Problem X conquistou seu primeiro título da CPT na temporada nos Estados Unidos. Para isso, o jogador derrubou nomes fortes, como Chris Tatarian e Alex Myers. A decisão do NWM 2018 foi uma reedição da final do Toryuken: Problem X encarou novamente Justin Wong, mas, dessa vez, saiu vitorioso.

No entanto, os 150 pontos conquistados - assim como os 70 conquistados no Toryuken - contam apenas para o Ranking Global da CPT. Por serem pontos conquistados em Eventos de Ranking norte-americanos, eles não podem ser contabilizados no Ranking Regional europeu. Assim, apesar de estar na 12ª colocação do Ranking Global, Problem X está apenas na oitava colocação do Ranking Regional EU, com 40 pontos, e corre o risco de não qualificar-se para a Final Regional europeia.

Eventos Online, Asia 1 (Sudeste e Leste) e Europa 1 (Leste)

Campeões: Mike “SwagSkheletor”, Wuan “IamChuan” Ban Chuan e Naoto “Sakonoko” Sako

A maioria dos Eventos Online do mês de junho foi marcada por vitórias de jogadores desconhecidos. Na Europa, o vencedor do primeiro torneio online do Leste europeu foi o russo Mike “SwagSkheletor”, enquanto o campeão do primeiro torneio online do Sudeste asiático foi Quan “IamChuan” Ban Chuan. Os dois somaram seus primeiros 150 pontos na CPT 2018, alcançando a zona de classificação para as Finais Regionais de Europa e Ásia, respectivamente.

No primeiro Evento Online do Leste asiático, a vitória ficou nas mãos de um jogador já conhecido do cenário de jogos de luta. Naoto “Sakonoko” Sako conquistou o título em um Top 8 recheado de jogadores de renome internacional. Vencendo top players como Yusuke Momochi e Masato “Bonchan” Takahashi, Sakonoko veio pela chave principal e, apesar de sofrer o bracket Reset na Grande Final, conseguiu garantir a vitória e os 150 pontos. Com isso, o atleta alcançou a segunda colocação do Ranking Regional asiático.

CEO, Flórida, Estados Unidos

Campeão: Fujimura Atsushi

O único Evento Premier de junho fechou o mês e mudou drasticamente as primeiras colocações do Ranking Global da Capcom Pro Tour. Fujimura Atsushi conquistou sua segunda vitória em Eventos Premier no ano, derrotando Zhuojun “Xiao Hai” Zeng na final. A decisão foi disputada: ao ser enviado para a chave de repescagem por Xiao Hai, Fujimura derrotou Armani “Phenom” Hanjani na final da Losers e então venceu seu algoz, resetando a chave e conquistando o título.

Com a vitória de Fujimura, a 5ª colocação de Seonwoo “Infiltration” Lee e a eliminação prematura de Hajime “Tokido” Taniguchi no Top 24, o ranking mudou e Fujimura assumiu o primeiro lugar da Capcom Pro Tour. Além disso, o segundo lugar de Xiao Hai o coloca de volta na briga por uma vaga na Capcom Cup, saltando da 108ª colocação para o Top 20 da CPT.

Julho - Conheça os próximos eventos

A Capcom Pro Tour continua. Com quatro Eventos Online, seis Eventos de Ranking e um Premier, a atenção do cenário internacional está no VSFighting 2018, que acontece em Birmingham, na Inglaterra. Além dele, o grande destaque no Brasil é o Fight in Rio 2018, que é o primeiro Evento de Ranking latino-americano a ocorrer no Brasil neste ano.

Capcom Pro Tour - Eventos de julho

Sonic Boom 2018 07 e 08 de julho
Abudget Cup 2018 07 e 08 de julho
Evento Online (América do Norte - Oeste 1) 07 de julho
FV x SEA Major Malaysia 2018 14 e 15 de julho
Evento Online (Europa - Oeste 2) 14 de julho
VSFighting 2018 20 a 22 de julho
Fight in Rio 2018 21 e 22 de julho
Defend the North 2018 20 a 22 de julho
Evento Online (Ásia - Sudeste 2) 21 de julho
Headstomper 28 e 29 de julho
Evento Online (América Latina - Norte 2) 28 de julho
MAIS DO TechTudo