Por Victor de Abreu, para o TechTudo


Construir builds em League of Legends pode confundir jogadores iniciantes. São centenas de itens para se escolher na loja, que devem ser utilizados com sensatez para tirar o maior proveito possível do ouro adquirido durante o jogo. Por isso, a recomendação é avaliar a situação e buscar as melhores opções disponíveis.

Muitos jogadores iniciantes cometem o erro de manter o mesmo padrão de build em todas as partidas e se esquecem dos itens considerados situacionais. Neste guia, explicaremos essa diferença e o que considerar na hora de criar a build para seu campeão. Lembrando que o Patch usado como referência é o 8.13. Caso ainda não tenha escolhido seu campeão, confira esse guia para saber qual é o herói ideal pra você.

League of Legends; confira o nosso guia completo para iniciantes

League of Legends; confira o nosso guia completo para iniciantes

O que é uma build?

Primeiro, vamos explicar o que significa esse termo dentro do League of Legends. A build é o seu inventário, simplesmente os itens que você compra durante o jogo. Desde aqueles iniciais, como os dorans, poções, espada longa, entre outros, até finalizar de vez os seis espaços disponíveis para itens de seu campeão.

O jogo nos mostra alguns itens recomendados para o campeão que escolhemos, colocando equipamentos essenciais para ele. Porém, repetimos, não será sempre que você vai manter o mesmo conjunto de itens. A base, aqueles itens considerados essenciais para o campeão, permanecerá, mas realizar uma ou outra mudança poderá ser necessária. Portanto, preste atenção no guia para compreender quando uma build pode se tornar situacional ou não.

Itens recomendados do campeão Malphite. Armadura, Vida, Resistência Mágica. Tudo que um bom Tank precisa. — Foto: Reprodução/Victor de Abreu Itens recomendados do campeão Malphite. Armadura, Vida, Resistência Mágica. Tudo que um bom Tank precisa. — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

Itens recomendados do campeão Malphite. Armadura, Vida, Resistência Mágica. Tudo que um bom Tank precisa. — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

Os primeiros itens

Geralmente, o começo de todos os campeões é bastante parecido, com os 500 de ouro disponíveis. Para os Top Laners, Mid Laners e Ad Carries, estão disponíveis os itens dorans. A Espada de Doran, para aqueles que causam dano físico, e o Escudo de Doran, para os campeões mais tanks ou aqueles que desejam mais resistência, custam 450 de ouro. Com o restante, é possível comprar uma poção de vida, que ajudará a sobreviver mais tempo nos primeiros minutos da fase de rota.

Quanto aos campeões que buscam causar mais dano mágico e boa recuperação de mana, o Anel de Doran é a opção, custando 400 de ouro. Com esse preço, pode-se gastar os 100 de ouro restantes com duas poções na loja.

Outra boa opção é a Poção Corrupta, que custa 500 de ouro, tem três cargas, recupera vida e mana, e pode ser recarregada na base. Também depende bastante do estilo de jogo de cada um.

Espada longa e três poções também é uma opção interessante para campeões como a Riven. — Foto: Reprodução/Victor de Abreu Espada longa e três poções também é uma opção interessante para campeões como a Riven. — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

Espada longa e três poções também é uma opção interessante para campeões como a Riven. — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

Os Junglers e suportes possuem um começo diferente, mas simples também. Pela selva, é obrigação do caçador comprar o item Machete do Caçador para facilitar a realização dos campos de monstros e ainda garantir experiência adicional. Lembrando que se você esquecer de selecionar o feitiço Golpear em seu campeão, a Machete não estará disponível. Portanto, atenção.

A respeito dos suportes, vamos lembrar que se trata de uma posição de utilidade, onde o ouro acumulado é mais comumente gasto em sentinelas e itens que concedem buffs - melhoras de atributo - para seus aliados. Há três itens disponíveis para começar a construir a sua build de suporte, mas vamos dar destaque a apenas dois, que são os mais utilizados pelos jogadores em geral: Escudo Relicário Desgastado e Gume do Ladrão Desgastado.

Ambos custam 350 de ouro, restando ouro suficiente para comprar três poções. O Escudo Relicário Desgastado é a opção de compra para os suportes corpo a corpo, e o Gume do Ladrão Desgastado fica como principal opção para os suportes magos, que precisam de Poder de Habilidade para aumentar o dano ou melhorar curas e escudos disponíveis.

O Gume do Ladrão Desgastado é a escolha inicial mais adequada para campeões como a Janna. — Foto: Reprodução/Victor de Abreu O Gume do Ladrão Desgastado é a escolha inicial mais adequada para campeões como a Janna. — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

O Gume do Ladrão Desgastado é a escolha inicial mais adequada para campeões como a Janna. — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

Como mencionado, o começo de cada campeão é bastante simples. No entanto, com o decorrer da fase de rotas, é preciso prestar atenção em diversos fatores para que você não fique para trás no jogo, mesmo que tenha adquirido mais ouro do que seus oponentes.

O essencial e o situacional: pensando no potencial de seu campeão

Há razões claras para se comprar um item para determinado campeão. Razões que levam em consideração todas as características presentes em suas habilidades e em suas passivas. Basta parar e se perguntar: como potencializar seus pontos positivos? Com Dano? Poder de Habilidade? Redução do Tempo de Recarga? Vida? Armadura e Resistência Mágica? Não é porque determinado item é útil para um campeão que ele terá o mesmo potencial em outro.

Para explicar melhor, imagine uma batalha entre Riven e o Dr.Mundo na Top Lane. A Riven é uma campeã de dano físico, que tem suas habilidades como armas principais. Sua habilidade na tecla Q, Asas Quebradas, por exemplo, é uma arma fenomenal, tanto para causar dano como para perseguições e fugas.

Dando destaque apenas a essa habilidade, já podemos pensar a respeito do que poderá ser bom para a Riven: Dano e Redução do Tempo de Recarga. Dessa forma, além de causar mais dano com as Asas Quebradas, ela poderá utilizar mais vezes em um menor intervalo de tempo.

Martelo de Guerra de CaulField e Botas Ionianas da Lucidez são itens de Redução de Tempo de Recarga recomendados para a Riven. — Foto: Reprodução/Victor de Abreu Martelo de Guerra de CaulField e Botas Ionianas da Lucidez são itens de Redução de Tempo de Recarga recomendados para a Riven. — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

Martelo de Guerra de CaulField e Botas Ionianas da Lucidez são itens de Redução de Tempo de Recarga recomendados para a Riven. — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

Já o Dr.Mundo é um campeão que tem como principal característica a sua Regeneração de Vida. Por isso que um dos itens mais importantes na construção de sua build seria o Semblante Espiritual.

Nos itens recomendados do Dr.Mundo, podemos observar o Semblante Espiritual — Foto: Reprodução/Victor de Abreu Nos itens recomendados do Dr.Mundo, podemos observar o Semblante Espiritual — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

Nos itens recomendados do Dr.Mundo, podemos observar o Semblante Espiritual — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

A passiva do Semblante Espiritual aumenta em 30% a cura recebida, potencializando a própria passiva do Dr.Mundo e seu ultimate, ambos relacionados à Regeneração de Vida. Porém, embora o personagem vá fazer esse item no jogo de um jeito ou de outro, é importante destacar que estamos falando de uma batalha contra uma Riven, campeã focada mais em Dano Físico, e o Semblante Espiritual tem mais foco para a Resistência Mágica.

Com isso, vale a pena atrasar a compra de um item essencial e comprar um item que tenha Armadura e Vida para que o Dr.Mundo possa resistir mais ao dano da Riven na fase de rotas. A Capa de Fogo, por exemplo, que aparece nos itens recomendados, é um item excelente que, além de dar Vida e Armadura, tem uma passiva que causa dano ao redor do campeão, ajudando-o nos combates contra sua oponente.

Por conta dessa forma de construir a build do Dr.Mundo, a Riven precisa pensar um pouco a respeito de seus itens. Em League of Legends, há itens de Penetração - Penetração de Armadura e Penetração Mágica. São itens que ignoram parte da armadura construída pelo oponente, podendo dar mais vantagem nas lutas contra campeões tanks.

Claro, essa é apenas uma de várias situações no jogo. É necessário conhecer bem o seu campeão, o campeão do oponente e os itens disponíveis. Leia as habilidades, veja se o campeão necessita de Velocidade de Ataque, de Vida, de Chance de Crítico, de mais Poder de Habilidade, de mais Mana e assim por diante. Veja o que poderá ser bom contra aquele que estiver enfrentando. O começo, a fase de rotas, pode ser decisivo para o restante da partida.

O Cutelo negro é um exemplo de item que reduz a armadura e que pode ser muito útil para a Riven nesse confronto — Foto: Reprodução/Victor de Abreu O Cutelo negro é um exemplo de item que reduz a armadura e que pode ser muito útil para a Riven nesse confronto — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

O Cutelo negro é um exemplo de item que reduz a armadura e que pode ser muito útil para a Riven nesse confronto — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

Do meio ao fim do jogo: a defesa é o melhor ataque?

Com o fim da fase de rotas, entramos no mid game. Nessa parte do jogo, paramos de comprar itens prestando atenção apenas no nosso oponente de rota e passamos a observar bem mais os outros quatro oponentes no mapa. Esse é um momento decisivo, no qual mesmo aquele campeão que adquiriu vantagem na rota pode ver essa mesma vantagem sendo frustrada, dependendo da situação do jogo. Certos itens podem salvar a sua vida. Então focar um pouco na segurança pode ser uma decisão sábia.

Já aprendemos que precisamos construir a build com base no potencial do nosso campeão, comprando itens que melhorem suas principais características. Porém, e quando o desenrolar da partida nos obriga a conseguir um item específico? Não é apenas na Fase de Rotas que isso acontece. Itens que concedem escudos, livram de efeitos negativos, deixam você invulnerável e assim por diante podem ser escolhas melhores do que simplesmente comprar mais Dano, Vida e Armadura, ou Resistência Mágica.

Para explicar melhor, deixaremos mais um exemplo: Vamos colocar uma Vayne (Ad Carry) e uma Janna (suporte) contra um Skarner (Jungler) e um Ryze (Mid Laner).

Quando lemos as habilidades da Vayne, em especial o Rolamento (Q) e os Dardos de Prata (W), notamos que devemos valorizar a Velocidade de Ataque e os Acertos Críticos da campeã. Itens como a Dançarina Fantasma, Gume do Infinito e Espada do Rei Destruído são perfeitos para ela. Porém, nem tudo deve significar comprar itens baseando-se no dano que irá causar.

A Vayne está jogando contra um campeão muito resistente e que possui uma ultimate poderosa. Esse campeão é o Skarner e a ultimate é o Empalar. Quando ele utiliza dessa habilidade, o campeão alvo é suprimido, e o Skarner pode arrastá-lo tranquilamente até seus companheiros.

Se a Vayne tiver ouro suficiente, é recomendado que gaste no item Bandana de Mercúrio, um item que, quando ativado, remove todos os efeitos negativos de grupo, incluindo a habilidade Empalar do Skarner e também a Prisão de Runa do Ryze. Uma compra simples que pode tirar você do sufoco.

O próprio jogo recomenda a compra da Cimitarra Mercurial, item final da Bandana de Mercúrio. Lembrando que é um item situacional — Foto: Reprodução/Victor de Abreu O próprio jogo recomenda a compra da Cimitarra Mercurial, item final da Bandana de Mercúrio. Lembrando que é um item situacional — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

O próprio jogo recomenda a compra da Cimitarra Mercurial, item final da Bandana de Mercúrio. Lembrando que é um item situacional — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

Outro item defensivo muito interessante é a espada chamada Hexdrinker. Essa espada laranja possui uma passiva excelente contra campeões que utilizam do Poder de Habilidade para causar a maior parte do dano, como o Ryze do nosso exemplo.

Caso o Ryze esteja sendo um problema, a Hexdrinker poderá ser a solução. Ao receber um dano mágico que reduz sua vida para menos de 30%, a Hexdrinker ativa um escudo que absorve de 110 a 280 de dano mágico por 5 segundos. É um item que pode tornar as trocas contra um mago um pouco mais tranquilas e, assim como a Bandana de Mercúrio, pode impedir a sua morte.

A Janna, suporte da Vayne, poderá optar por itens como Medalhão dos Solari de Ferro para conceder escudos e o Cadinho de Mikael para curar e purificar alguns efeitos negativos. São itens que poderão acrescentar muito na capacidade de suporte da Janna e também salvar a vida de seu Ad Carry ou de qualquer outro companheiro de equipe.

Quanto ao Skarner, o que ele poderá fazer para resistir à força da Vayne? Bem, mais uma vez, vamos lembrar da importância de conhecer o campeão do oponente. A Vayne busca fazer Velocidade de Ataque e aumentar as chances de causar Dano Crítico em seus Ataques Básicos. Também causa dano com base na porcentagem de vida do oponente. O que podemos fazer para, pelo menos, aguentar um pouco mais os seus ataques?

Contra a Velocidade de Ataque, o Skarner poderá fazer o item Coração Congelado. Já para diminuir o dano do Ataque Crítico, o Presságio de Randuin. Para simplesmente resistir um pouco mais e devolver parte do dano para ela, Armadura de Espinhos. Claro que o Skarner não ficará invencível contra a Vayne, mas são itens que darão um pouco mais de resistência para ele.

Nem todos os itens citados aparecem nos recomendados pelo jogo para o Skarner. Por isso que não devemos nos basear apenas nesta lista. — Foto: Reprodução/Victor de Abreu Nem todos os itens citados aparecem nos recomendados pelo jogo para o Skarner. Por isso que não devemos nos basear apenas nesta lista. — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

Nem todos os itens citados aparecem nos recomendados pelo jogo para o Skarner. Por isso que não devemos nos basear apenas nesta lista. — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

O Ryze, assim como os outros personagens magos que utilizam mana, tem a opção de comprar a Lágrima da Deusa no decorrer da fase de rotas, fechar o Cajado do Arcanjo e evoluí-lo para o Abraço de Seraph. Esse último item possui uma habilidade ativa que concede ao campeão um escudo baseado na quantia de mana consumida, 20% do total do campeão. Um simples escudo pode ser o suficiente para impedir a sua morte, assim como outro item chamado de Ampulheta de Zhonya, onde seu personagem fica impedido de se mexer, mas também fica invulnerável a qualquer dano nesse período de tempo.

O fim do jogo é o momento em que ambos os times fecharam ou estão quase fechando as suas builds. A mesma lógica se aplica aqui, onde os campeões continuarão a aumentar seus danos, defesas ou suportes. Caso não tenha comprado itens mais defensivos, como os já citados, esse pode ser o momento para realizar essa compra e evitar que um desastre aconteça.

Um exemplo de build completa com o Campeão Darius. — Foto: Reprodução/Victor de Abreu Um exemplo de build completa com o Campeão Darius. — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

Um exemplo de build completa com o Campeão Darius. — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

Para finalizar com mais um exemplo: o Darius é um campeão que precisa estar próximo de seus oponentes para causar todo o seu dano. Por isso, sua build se baseia em itens que concedem Velocidade de Movimento, como as próprias botas, a Força da Trindade e a Couraça do Defunto, que também concede um pouco de Armadura. Semblante Espiritual para dar mais vida e mais Resistência Mágica. Fúria de Sterak, que pode conceder um escudo dependendo do dano recebido e da quantidade de vida. Por fim, o Anjo Guardião, um item que faz seu campeão retornar à vida após ser abatido.

É uma build simples de ser feita e bem padrão para o Darius. Porém, nada o impedirá de fazer uma mudança ou outra, dependendo do time que estiver enfrentando. Anjo Guardião pode ser substituído pela Bandana de Mercúrio. Elmo Adaptativo pode aparecer no lugar do Semblante Espiritual. Assim funcionam os itens situacionais, como já explicamos.

É muito difícil citar todos os campeões e cada situação. Então, a principal dica é: conheça o máximo de campeões e itens que conseguir para não ser surpreendido. Sempre procure ler as habilidades de cada personagem e o que cada build oferece, veja os itens recomendados pelo jogo e descubra o que poderá ser útil para você. Dessa forma, você evitará utilizar sempre o mesmo padrão de build e vai pensar melhor a respeito dos itens situacionais e o melhor momento para comprá-los.

*Esse conteúdo faz parte do projeto Guia LoL, patrocinado pela Riot.

Mais do TechTudo