Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

O Instagram está testando a possibilidade de o usuário solicitar, dentro do próprio aplicativo, que sua conta receba o selo azul de conta verificada. O formulário experimental foi liberado nesta quarta-feira (10) dentro do menu de configurações do app de alguns usuários de iPhone (iOS) da Austrália, e de outros países não especificados. O teste será liberado para aparelhos com Android destas mesmas regiões nas próximas semanas.

Menu do Instagram mostra função de testes para solicitar contas verificadas — Foto: Reprodução/Mashable Menu do Instagram mostra função de testes para solicitar contas verificadas — Foto: Reprodução/Mashable

Menu do Instagram mostra função de testes para solicitar contas verificadas — Foto: Reprodução/Mashable

O pedido é apenas o primeiro passo para a verificação da conta. É preciso passar por uma comprovação de autenticidade, influência e exclusividade do perfil feita pelo Instagram. O usuário precisa provar à rede social sua identidade, fornecendo nome de usuário e um documento oficial com foto, que mostre seu nome completo e data de nascimento.

Atualmente, o selo é concedido a perfis de personalidades, influenciadores e grandes empresas para comprovar que aquela conta é oficial, mas nunca ficou claro quais os critérios adotados pela rede social para distribuir os emblemas. De acordo com a Gerente de Parceiros Estratégicos do Instagram na Austrália, Nicci Meek, a liberação vai mostrar transparência no processo. “Nossa comunidade nos pediu mais transparência em torno desta questão, e com o anúncio de hoje estamos compartilhando detalhes claros sobre os requisitos de verificação e os critérios de elegibilidade”, disse em comunicado.

Conta verificada no Instagram é indicada ao lado do nome no perfil — Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso Conta verificada no Instagram é indicada ao lado do nome no perfil — Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso

Conta verificada no Instagram é indicada ao lado do nome no perfil — Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso

A medida também quer acabar com os boatos de que os funcionários do próprio Instagram receberiam dinheiro através de negociações clandestinas para liberar as autenticações. "Este novo recurso dará à nossa comunidade a oportunidade de entender o processo por trás da verificação no Instagram. Acreditamos que a abertura da verificação ao público também funcionará para proteger nossa comunidade", completa Meek.

O Instagram não anunciou até quando os testes serão realizados ou se serão implantados em outros países, como o Brasil. Por se tratar de um experimento, também não é possível afirmar se a função será inserida definitivamente na plataforma.

Via Mashable e Nine

Como resolver problemas com Instagram? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.

Como saber quem não aceitou seu pedido para seguir no Instagram

Como saber quem não aceitou seu pedido para seguir no Instagram

MAIS DO TechTudo