Por Isabela Cabral, para o TechTudo


O Mystic é um drone equipado com inteligência artificial que bateu a meta de financiamento coletivo no Kickstarter. Fabricado pela Airlango Technologies, o aparelho promete fotografias e filmagens sofisticadas de forma simples, sem exigir experiência técnica do usuário. O dispositivo oferece recursos como voo automático, rastreamento tridimensional, reconhecimento de objetos e interação por gestos.

Com lançamento previsto para novembro, o Mystic tem preço a partir de US$ 459 (cerca de R$ 1.780, em conversão direta e sem impostos) no site de arrecadação. A entrega é grátis para o Brasil.

Kickstarter e Indiegogo : entenda o que são os sites de financiamento coletivo

Kickstarter e Indiegogo : entenda o que são os sites de financiamento coletivo

A câmera principal do drone é de 12 megapixels, com abertura de lente de f/2.2, tem estabilização híbrida de imagem e HDR. Os vídeos são gravados em resolução 4K a 30 frames por segundo, com suporte a slow motion (câmera lenta, em português). Além disso, é possível tirar fotos com 8 MP enquanto a filmagem é feita. O usuário pode assistir às imagens ao vivo por um smartphone a uma distância de até 200 metros.

Drone Mystic usa inteligência artificial — Foto: Divulgação/Airlango

Drone Mystic usa inteligência artificial — Foto: Divulgação/Airlango

Uso simples, imagens profissionais

A proposta do Mystic é capturar os momentos certos com pouca interferência do usuário. Graças a uma câmera 3D que mapeia o ambiente com senso de profundidade, a função 3D tracking permite que o drone siga as pessoas, detectando objetos e evitando obstáculos. O aparelho ainda reconhece o dono e o mantém no centro da ação. É possível também controlar o dispositivo por meio de poses – são seis opções de gestos com comandos personalizáveis.

Segundo a fabricante, o modo Safari oferece uma navegação automática por uma rota pré-determinada. O Mystic identifica e enquadra pessoas, animais, veículos, plantas e outros objetos de interesse, fazendo fotografias do seu tour na hora adequada.

Drone Mystic aposta em inteligência artificial para voos mais simples — Foto: Divulgação/Airlango Technologies Drone Mystic aposta em inteligência artificial para voos mais simples — Foto: Divulgação/Airlango Technologies

Drone Mystic aposta em inteligência artificial para voos mais simples — Foto: Divulgação/Airlango Technologies

Outra ferramenta, chamada Template, busca os melhores posicionamentos para capturar as imagens. O drone é programado para replicar em seu voo movimentos de câmera cinematográficos durante as filmagens. Nas fotos, o dispositivo pode detectar um indivíduo ou um grupo para se reposicionar automaticamente e fotografar as pessoas com um bom cenário de fundo.

O equipamento é equipado com processador Qualcomm Snapdragon 820 e tem 32 GB de armazenamento interno. Com uma bateria de 3.000 mAh, sua capacidade de voo é de 30 minutos, segundo a empresa. O modelo pesa 470 gramas e é dobrável, para facilitar o transporte.

O drone consegue filmar com movimentos de câmera profissionais — Foto: Divulgação/Airlango

O drone consegue filmar com movimentos de câmera profissionais — Foto: Divulgação/Airlango

Qual é o melhor drone para comprar no Brasil? Confira no Fórum do TechTudo

MAIS DO TechTudo