Por Murilo Molina, para o TechTudo


FIFA 19 teve algumas de suas principais novidades reveladas pela EA Sports. Com lançamento agendado para o dia 28 de setembro, o game ganhará versões para Xbox One, PS4, Nintendo Switch e PC (Origin), e promete grandes mudanças em sua jogabilidade, com a introdução de novas mecânicas, que alteram finalizações, táticas e controle de bola. O TechTudo preparou um guia completo que explica todas as novidades do game.

FIFA 19 - Review

FIFA 19 - Review

Timed Finishing

Além das formas tradicionais de finalizar, FIFA 19 contará com um novo sistema de chute, que premiará jogadores mais habilidosos e ousados com disparos mais potentes e precisos. Após pressionar o botão de chute, os usuários poderão apertar o botão uma segunda vez no tempo certo, para conseguir finalizações letais.

FIFA 19 terá novo sistema de finalização — Foto: Reprodução/Murilo Molina

FIFA 19 terá novo sistema de finalização — Foto: Reprodução/Murilo Molina

É possível habilitar uma espécie de medidor, mais ou menos como o visto nos jogos de basquete, para saber quando, exatamente, pressionar o botão pela segunda vez (veja acima). A função funciona especialmente bem para atletas mais técnicos, inclusive com chutes de longa distância, finalizações de primeira e cabeçadas.

A adição é uma alternativa criativa e interessante para diversificar os tipos de gols no game, que costumavam girar em torno das maneiras mais fáceis de marcar (chutes rasteiros em FIFA 18 e cabeçadas em FIFA 14, por exemplo).

Novo tipo de finalização premiará jogadores mais habilidosos em FIFA 19 — Foto: Divulgação/EA Sports Novo tipo de finalização premiará jogadores mais habilidosos em FIFA 19 — Foto: Divulgação/EA Sports

Novo tipo de finalização premiará jogadores mais habilidosos em FIFA 19 — Foto: Divulgação/EA Sports

Active Touch

A função chega para turbinar a movimentação do game, e criar diversas alternativas para dominar a bola enquanto se livra dos defensores ou se prepara para uma finalização. Isso significa que jogadores mais habilidosos poderão usar uma nova variedade de truques para facilitar o controle da bola após passes e lançamentos.

No trailer é possível ver os craques Mbappé, De Bruyne e Neymar usando diversos dos novos tipos de movimentos, como ajeitadas de letra, calcanhar, peito e fintas de corpo, que aliadas à já robusta lista de dribles do game prometem dar ainda mais liberdade e criatividade para os jogadores.

Novas fintas e domínios mudarão o controle de bola de FIFA 19 — Foto: Reprodução/Murilo Molina

Novas fintas e domínios mudarão o controle de bola de FIFA 19 — Foto: Reprodução/Murilo Molina

Dynamic Tactics

Táticas e formações são parte essencial do desempenho das equipes em FIFA, e o game de 2019 trará mudanças bastante notáveis nesse quesito. Antes das partidas será possível costumizar completamente o comportamento do seu time em campo, desde posicionamento de jogadores até suas atividades com e sem a bola.

Táticas dinâmicas tornarão jogabilidade de FIFA 19 mais estratégica — Foto: Reprodução/Murilo Molina

Táticas dinâmicas tornarão jogabilidade de FIFA 19 mais estratégica — Foto: Reprodução/Murilo Molina

Outra grande novidade será a possibilidade de alterar esses detalhes durante a partida, sem a necessidade de pausar o jogo. As estrátégias são baseadas em formações consagradas por treinadores de nome, como Pep Guardiola e Mauricio Pochettino, e adicionarão uma camada tática extra à jogabilidade de FIFA 19.

Funções desbalanceadas, como o modo completamente defensivo de FIFA 18, também foram ajustadas e poderão ser "anuladas" com o uso de novas táticas, que permitem marcação mais avançada e agressiva.

FIFA 19 terá táticas e estratégias consagradas por grandes treinadores — Foto: Divulgação/EA Sports FIFA 19 terá táticas e estratégias consagradas por grandes treinadores — Foto: Divulgação/EA Sports

FIFA 19 terá táticas e estratégias consagradas por grandes treinadores — Foto: Divulgação/EA Sports

Animações e duelos

O retorno do poderoso Frostbite Engine em FIFA 19 também garantirá animações ainda mais realistas e impressionantes para os jogadores, com direito a cenas mais dramáticas durante as partidas. A variedade de movimentos dos jogadores também está maior, com destaque para a proteção da bola e equilíbrio após choques.

As divididas de bola entre jogadores sofreram mudanças e serão mais justas, considerando as habilidades individuais de cada um dos atletas virtuais para decidir quem leva a melhor. Força, reações e atributos defensivos serão essenciais para se dar bem.

Frostbite Engine está de volta a FIFA 19 e adiciona novas animações — Foto: Divulgação/EA Sports Frostbite Engine está de volta a FIFA 19 e adiciona novas animações — Foto: Divulgação/EA Sports

Frostbite Engine está de volta a FIFA 19 e adiciona novas animações — Foto: Divulgação/EA Sports

O que você achou de FIFA18? Conte sua opinião no Fórum do TechTudo!

MAIS DO TechTudo