Por Murilo Molina, para o TechTudo


FIFA, franquia de futebol da EA Sports, comemora seus 25 anos neste mês de julho, e além de seus momentos de glória, também enfrentou algumas dificuldades durante sua longa jornada nos consoles e PCs. Versões ruins, bugs e erros, problemas com licenciamento e ausência de funções estão na história do game, e marcaram os jogadores. Relembre os piores momentos da série.

Ausência de equipes brasileiras

Um dos episódios mais polêmicos da história recente da franquia da EA aconteceu justamente com os brasileiros, que se revoltaram pela ausência das equipes locais no game. Desde então os times voltaram a aparecer no jogo, mas sempre sem seus jogadores oficiais, e sem cartas dedicadas no modo Ultimate Team, um dos mais populares do título.

FIFA 25 anos: veja os destaques do game de futebol ao longo do tempo

FIFA 25 anos: veja os destaques do game de futebol ao longo do tempo

Script/Handicap

Fãs das modalidades online de FIFA são familiares dos infames momentos scriptados do jogo, onde parece ser simplesmente impossível marcar gols ou deter ataques dos oponentes. Apesar de nunca ter sido confirmado pela EA, é fácil reparar nos episódios, que supostamente são usados para tornar partidas mais equilibradas e realistas. Isso resulta em diversos gols nos minutos finais das partidas, multiplas bolas na trave e outras bizarrices.

Script é um dos assuntos mais polêmicos de FIFA — Foto: Reprodução/Murilo Molina Script é um dos assuntos mais polêmicos de FIFA — Foto: Reprodução/Murilo Molina

Script é um dos assuntos mais polêmicos de FIFA — Foto: Reprodução/Murilo Molina

FIFA Street 3

Depois do sucesso de suas duas primeiras versões, o spin-off que combinava as maiores estrelas do esporte internacional e partidas de futebol de rua marcou um dos pontos baixos da série da EA, com FIFA Street 3. O game apostou em um visual caricato e mecânicas pouco realistas, com direito a saltos gigantes e bolas de fogo. O resultado não agradou nada os fãs, e a próxima versão abandonou completamente o estilo, para se focar em um estilo mais sóbrio.

FIFA Street 3 é considerado o pior da série de futebol de rua  — Foto: Divulgação/EA Sports FIFA Street 3 é considerado o pior da série de futebol de rua  — Foto: Divulgação/EA Sports

FIFA Street 3 é considerado o pior da série de futebol de rua — Foto: Divulgação/EA Sports

Versões alternativas

Além das versões principais, FIFA também teve sua cota de jogos alternativos, lançados para consoles de gerações antigas ou focados em controles de movimentos. Apesar de alguns bons lançamentos, como FIFA 09 All-Play, esses títulos costumavam desapontar bastante os jogadores, com jogabilidade desatualizada, gráficos inferiores e a ausência de alguns dos principais modos.

Entre os consoles que receberam essas versões simplificadas estão Nintendo Wii e PlayStation 2, que sofreram por anos com a falta de novidades. Os portáteis PlayStation Vita e Nintendo DS também foram alvos recentes, além do Xbox 360 e PS3, que ficaram sem uma versão do badalado modo The Journey em FIFA 17 e 18.

Versões alternativas de FIFA fizeram feio, com poucas novidades — Foto: Reprodução/Wikihow Versões alternativas de FIFA fizeram feio, com poucas novidades — Foto: Reprodução/Wikihow

Versões alternativas de FIFA fizeram feio, com poucas novidades — Foto: Reprodução/Wikihow

Corte de funções

Durante sua história, a série FIFA sempre se destacou por trazer novas funções. Apesar disso, o game da EA também terminou perdendo algumas opções bastante úteis e populares, que nunca mais retornaram, como o Game Face HD, possibilidade de adicionar trilhas sonoras e cantos de torcida personalizados e o Creation Centre. Clique aqui e relembre algumas das funções clássicas que fazem falta no FIFA.

Função Game Face foi cortada nos FIFAs mais recentes — Foto: Reprodução/Murilo Molina Função Game Face foi cortada nos FIFAs mais recentes — Foto: Reprodução/Murilo Molina

Função Game Face foi cortada nos FIFAs mais recentes — Foto: Reprodução/Murilo Molina

Bugs

Especialmente graves em jogos de futebol, os bugs são capazes de destruir completamente partidas. FIFA teve sua cota de problemas com esses erros, que causam efeitos bizarros e as vezes cômicos no game. Clique aqui e confira a lista com alguns dos bugs mais famosos do simulador de futebol da EA.

Personagens se afundando no gramado, traves invisíveis, jogadores sem cabeça, saltos e choques absurdos são alguns dos exemplos mais clássicos. Os erros de goleiros também são bem irritantes, e fazem com que os arqueiros reajam de maneiras excêntricas a bolas simples de defender.

Bugs bizarros fazem parte da história de FIFA — Foto: Reprodução/GamerSeason Bugs bizarros fazem parte da história de FIFA — Foto: Reprodução/GamerSeason

Bugs bizarros fazem parte da história de FIFA — Foto: Reprodução/GamerSeason

Atualizações iniciais

Atualizações iniciais são cada vez mais comuns em jogos, e costumam ser lançadas logo nos primeiros dias após a chegada dos games. Em FIFA esse tipo de update já é uma tradição, mas ganhou alguma má fama nas últimas versões, já que grande parte da comunidade considera que as mudanças arruinaram os games, que já se encontravam bem ajustados.

No episódio mais recente, as queixas dos jogadores foram duras em relação à primeira atualização de FIFA 18, que tornou a marcação bem mais simples e automatizada. Muitos compararam o jogo ao seu antecessor, FIFA 17, que também era criticado pelo mesmo motivo.

Atualizações iniciais vem causando problemas em FIFA — Foto: Reprodução / TechTudo Atualizações iniciais vem causando problemas em FIFA — Foto: Reprodução / TechTudo

Atualizações iniciais vem causando problemas em FIFA — Foto: Reprodução / TechTudo

MAIS DO TechTudo