Fones de ouvido

Por Filipe Garrett, para o TechTudo


O Heari é um fone de ouvido sem fio que promete adaptar a reprodução de áudio de acordo com as preferências de cada usuário. Por meio da tecnologia Aumeo, o modelo define e aplica perfis para músicas, chamadas telefônicas e som do ambiente conforme a sensibilidade e características de audição de cada pessoa.

Com conectividade Bluetooth e compatível com Android e iPhone (iOS), o Heari está disponível para comprar via campanha de financiamento coletivo no Kickstarter. O produto já superou a meta e tem preço de US$ 99 (R$ 380, em conversão direta), com entrega gratuita no Brasil.

Fone de ouvido: cinco dicas para conservar melhor o acessório

Fone de ouvido: cinco dicas para conservar melhor o acessório

O processo de calibragem é feito no aplicativo do fone, com um teste de audição que busca caracterizar o perfil do usuário. Segundo a fabricante, a técnica é aprovada cientificamente e deve levar apenas três minutos. A intenção é que a função garanta um som mais limpo, preciso e nítido, além de criar um padrão de equalização próprio.

O Heari é compatível com Android e iPhone (iOS) e tem três microfones embutidos: um omnidirecional, um direcional para captar sons ao redor e um geral para ligações. Além disso, o usuário pode desconectar os earbuds do cabo que os une e, por usarem conector MMCX, é possível trocá-los por novos modelos no futuro.

Fone de ouvido sem fio permite saída de som personalizada para atender às suas necessidades — Foto: Divulgação/HeariAudio Fone de ouvido sem fio permite saída de som personalizada para atender às suas necessidades — Foto: Divulgação/HeariAudio

Fone de ouvido sem fio permite saída de som personalizada para atender às suas necessidades — Foto: Divulgação/HeariAudio

Nas especificações de som, a marca promete processamento de áudio de 24 bits. Essa medida está diretamente relacionada à resolução do som, ou o nível de detalhe que o fone pode reproduzir durante o uso. Vale lembrar que essa capacidade só vai se manifestar se o arquivo de som reproduzido for de alta qualidade: um MP3 de 128 Kbps, por exemplo, não vai funcionar da mesma maneira.

No site de financiamento coletivo, há também a opção de comprar o modelo com drivers duplos. Como são os drivers que vibram com a passagem de eletricidade e efetivamente reproduzem o som, ter dois drivers em vez de apenas um pode ser uma boa opção para usuários mais exigentes.

Ponteiras usam conector MMCX e poderão ser substituídas no futuro — Foto: Divulgação/HeariAudio Ponteiras usam conector MMCX e poderão ser substituídas no futuro — Foto: Divulgação/HeariAudio

Ponteiras usam conector MMCX e poderão ser substituídas no futuro — Foto: Divulgação/HeariAudio

Os cordões que unem as pontas do fone são feitos de fibra de aramida, material que deve garantir alta resistência e durabilidade. Do ponto de vista ergonômico, o fone permite a troca das ponteiras de espuma, disponíveis em três tamanhos, assim como os arcos de suporte do fone na orelha. De acordo com a HeariAudio, o equipamento pesa três gramas.

Brasileiros interessados no produto podem encomendar o fone Bluetooth por meio da página do produto no Kickstarter, lembrando que o frete para o país está gratuito. A fabricante promete as entregas para dezembro deste ano.

Quais modelos de fone de ouvido indicam? Veja no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo