Por Paulo Alves, para o TechTudo

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Um vídeo que circulou na web nesta terça-feira (24) trouxe detalhes da possível evolução de aplicativos do Google. Imagens conceituais mostram como a mudança deverá ser aplicada em serviços populares da empresa, como Google Fotos, Agenda e Maps, além de Gmail e Drive, que já foram reformulados na versão acessível via PC (web).

Ainda não se sabe quando o Google pretende liberar o novo design para os usuários. A expectativa é que as novidades sejam lançadas na medida em que se aproxima a chegada do Android P, próxima atualização de maior fôlego do sistema para telefones.

Vídeo vazado mostra o que esperar da evolução do Material Design nos apps do Google — Foto: Reprodução/WinFuture Vídeo vazado mostra o que esperar da evolução do Material Design nos apps do Google — Foto: Reprodução/WinFuture

Vídeo vazado mostra o que esperar da evolução do Material Design nos apps do Google — Foto: Reprodução/WinFuture

O vídeo foi criado pelos designers Adam Grabowski e Nicolo Bianchino em colaboração com o Google. Ele mostra como a reformulação do Material Design pretende deixar de lado detalhes coloridos e dar mais ênfase a cantos arredondados e espaços vazios. Há também destaque para uma nova tipografia, chamada de Google Sans. A fonte está presente no Google Maps para Android e deverá ter seu uso expandido em futuras atualizações de outros apps da fabricante.

Gmail antes e depois da atualização de design — Foto: Reprodução/WinFuture Gmail antes e depois da atualização de design — Foto: Reprodução/WinFuture

Gmail antes e depois da atualização de design — Foto: Reprodução/WinFuture

Entre os exemplos do vídeo, a maior mudança parece estar no Gmail, que leva para o aplicativo no celular várias novidades de design vistas na nova versão web. Imagens e demais anexos aparecem à primeira vista, sem precisar abrir a mensagem, nos moldes do Inbox. O app também abandona a barra superior na cor vermelha e leva o botão principal, o atalho de menu e a função de busca para o rodapé. Um dos benefícios da mudança deverá ser o uso facilitado do app de email em celulares com telas grandes.

Gmail pode ganhar grande reformulação de design no celular — Foto: Reprodução/WinFuture

Gmail pode ganhar grande reformulação de design no celular — Foto: Reprodução/WinFuture

O vídeo mostra ainda o que esperar da renovação de design no Google Maps, que deverá exibir no navegador o mesmo design que já aparece no aplicativo para Android: nova fonte, menos elementos coloridos e cards mais intuitivos com informações sobre locais ao redor. Além disso, o Google Fotos surge totalmente repaginado, com novos ícones, tanto no celular quanto na versão para PC.

Fotos, Maps e Drive também devem ganhar novo visual — Foto: Reprodução/WinFuture Fotos, Maps e Drive também devem ganhar novo visual — Foto: Reprodução/WinFuture

Fotos, Maps e Drive também devem ganhar novo visual — Foto: Reprodução/WinFuture

Depois da repercussão, o vídeo foi retirado do Vimeo, onde estava hospedado, mas foi republicado em seguida pelo portal alemão WinFuture.de.

Com informações: WinFuture, The Verge e Ars Technica

Google Play Store: como resolver os principais problemas

Google Play Store: como resolver os principais problemas

Como recuperar a conta do Gmail? Usuários respondem no Fórum TechTudo

MAIS DO TechTudo