Por Felipe Vinha, para o TechTudo


Shinobi é uma das séries clássicas da SEGA, que fez muito sucesso no Mega Drive, ainda que tenha nascido em outro aparelho – os fliperamas. Também conhecida como “Shadow Dancer”, a saga te deixa controlar um ninja, capaz de lidar com os inimigos mais poderosos e estranhos, incluindo seres de outra dimensão. Para lembrar seus mais de 30 anos de existência, relembramos também algumas de suas principais curiosidades, de acordo com os acontecimentos de todos os jogos. Acompanhe:

O primeiro jogo foi de fliperamas

Apesar de ter feito fama no Mega Drive, Shinobi nasceu nos fliperamas. Pouca gente teve a chance de jogar este título no Brasil, tendo em vista que a máquina era rara por aqui. A versão de fliperamas, porém, tinha gráficos mais avançados, como era de costume nesta época, entre jogos multiplataforma.

Shinobi de fliperama — Foto: Reprodução/SEGA Mag Shinobi de fliperama — Foto: Reprodução/SEGA Mag

Shinobi de fliperama — Foto: Reprodução/SEGA Mag

Joe Musashi já foi mascote da SEGA

Ao lado de Sonic e Alex Kidd, Joe Musashi, o ninja titular de Shinobi, já foi mascote da SEGA nos anos 80 e 90. Infelizmente suas participações foram um pouco esquecidas com o tempo e, hoje, ele não é tão lembrado assim. Porém, os fãs que jogaram seus games anos atrás guardam suas participações com muito carinho.

Joe Musashi era o protagonista de Shinobi — Foto: Reprodução/SEGA Mag Joe Musashi era o protagonista de Shinobi — Foto: Reprodução/SEGA Mag

Joe Musashi era o protagonista de Shinobi — Foto: Reprodução/SEGA Mag

Comercial com famoso

O game Shinobi, de 2002, recebeu um comercial com um ator muito famoso… Ou que viria a se tornar famoso. Masi Oka, ator da série Heroes, de 2006, participa da propaganda, muito antes de sua grande fama. Na ocasião, ele comemora que “Shinobi voltou”, para marcar o lançamento do game de PS2.

12 jogos lançados

Hoje, no total, Shinobi tem 12 jogos lançados. São eles: Shinobi (1987), Shadow Dancer (1989), The Revenge of Shinobi (1989), Shadow Dancer: The Secret of Shinobi (1990) ,The Cyber Shinobi (1990), The G.G. Shinobi (1991), The G.G. Shinobi II: The Silent Fury (1992), Shinobi III: Return of the Ninja Master (1993), Shinobi Legions (1995), Shinobi (2002), Nightshade (2003) e Shinobi 3D (2011), o último até agora.

Shinobi Clássico — Foto: Reprodução/SEGA Mag Shinobi Clássico — Foto: Reprodução/SEGA Mag

Shinobi Clássico — Foto: Reprodução/SEGA Mag

Prestes a virar live action

Ou quase isso? Shinobi está há algum tempo prestes a ir para os cinemas ou TV. Seus diretos de adaptação foram vendidos pela SEGA em 2014. Em 2016 os primeiros passos para lançar a produção foram dados. Mas, desde então, nada é divulgado ou confirmado. Por ora, a adaptação live action do videogame está sem qualquer previsão, mas ainda vai acontecer.

Shinobi em sua época 3D — Foto: Reprodução/Retro Gaming Shinobi em sua época 3D — Foto: Reprodução/Retro Gaming

Shinobi em sua época 3D — Foto: Reprodução/Retro Gaming

Nightshade foi o primeiro jogo com uma mulher da série

O jogo Nightshade, de 2003, faz parte oficialmente da série Shinobi e também foi o primeiro, e único, a contar com uma mulher como protagonista. Ele é uma continuação direta do Shinobi de 2002 e, no Japão, é conhecido como "Kunoichi", que é o termo japonês utilizado para definir uma ninja feminina.

A versão feminina do Shinobi — Foto: Divulgação/SEGA A versão feminina do Shinobi — Foto: Divulgação/SEGA

A versão feminina do Shinobi — Foto: Divulgação/SEGA

Homem-Aranha e Batman

O game The Revenge of Shinobi traz chefões bem peculiares: Homem-Aranha e Batman! É verdade, há claras "homenagens" ou referências aos personagens dos quadrinhos norte-americanos. Não está claro, até hoje, se os direitos foram pagos a Marvel e DC pelo uso, mas é possível que não.

Batman em Shinobi — Foto: Reprodução/Retro Gaming Batman em Shinobi — Foto: Reprodução/Retro Gaming

Batman em Shinobi — Foto: Reprodução/Retro Gaming

Alex Kidd in Shinobi World

O game Alex Kidd in Shinobi World é uma clara referência e paródia da série Shinobi. Foi feito como uma bricadeira da SEGA, pensando em mesclar seus personagens em uma série de vários jogos, fazendo-os visitar um o mundo do outro. Não colou tão bem, mas o jogo é, até hoje, considerado divertido.

Alex Kidd in Shinobi World — Foto: Divulgação/SEGA Alex Kidd in Shinobi World — Foto: Divulgação/SEGA

Alex Kidd in Shinobi World — Foto: Divulgação/SEGA

Dark Souls? Que nada!

Se você acha que, hoje, Dark Souls é uma saga difícil, não deve se lembrar bem de Shinobi, ou simplesmente ainda não a conheceu. Assim como Ninja Gaiden, seu principal concorrente, Shinobi sempre foi levado em conta por ter dificuldade altamente elevada, além de gráficos bonitos e ação pouco comum para jogos da época.

Revenge of the Shinobi — Foto: Divulgação/SEGA Revenge of the Shinobi — Foto: Divulgação/SEGA

Revenge of the Shinobi — Foto: Divulgação/SEGA

Você ainda joga game retrô nos consoles? Comente no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo