Por Felipe Vinha, para o TechTudo

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Demorou, mas a Nintendo, nos últimos 3 anos, começou a investir também em plataformas mobile. Ainda não temos a oportunidade de conferir os games clássicos nos celulares, mas fomos presenteados com versões inéditas de franquias consagradas. Confira a lista de jogos da empresa para iOS e Android:

O jogo mobile do personagem mais famoso da empresa foi anunciado de surpresa em uma apresentação da Apple, e rapidamente conquistou o mundo. Ele traz o encanador em mundos similares aos de seus jogos tradicionais, junto a uma mecânica de plataforma que consagrou a franquia.

Super Mario Run traz Mario em fases semelhantes às dos jogos clássicos — Foto: Divulgação/Nintendo Super Mario Run traz Mario em fases semelhantes às dos jogos clássicos — Foto: Divulgação/Nintendo

Super Mario Run traz Mario em fases semelhantes às dos jogos clássicos — Foto: Divulgação/Nintendo

Super Mario Run está disponível gratuitamente para Android e iOS. Entretanto, para mais fases, é preciso comprá-las a parte.

Esse é de longe um dos games mobile mais famosos de todos os tempos. Quando foi lançado em 2016, rapidamente virou uma febre mundial, levando milhões de jogadores às ruas para caçar as criaturas virtuais por meio da tecnologia de realidade aumentada que o jogo traz.

Pokémon GO utiliza realidade aumentada para capturar os monstrinhos de bolso — Foto: Divulgação/Nintendo Pokémon GO utiliza realidade aumentada para capturar os monstrinhos de bolso — Foto: Divulgação/Nintendo

Pokémon GO utiliza realidade aumentada para capturar os monstrinhos de bolso — Foto: Divulgação/Nintendo

O game está disponível gratuitamente para Android e iOS.

O título mais recente da nossa lista chegou no mês passado para Nintendo Switch e plataformas mobile. O game consiste em montar um pequeno time de Pokemon em que criaturinhas andam e atacam sozinhas. O jogador pode ativar seus golpes especiais ou tornar tudo 100% automático, enquanto apenas olha.

Pokémon Quest tem visual quadriculado e traz os primeiros 151 Pokémon — Foto: Divulgação/Nintendo Pokémon Quest tem visual quadriculado e traz os primeiros 151 Pokémon — Foto: Divulgação/Nintendo

Pokémon Quest tem visual quadriculado e traz os primeiros 151 Pokémon — Foto: Divulgação/Nintendo

O jogo está disponível gratuitamente para iOS e Android. Porém, ele tem limites de partidas, e quanto mais você jogar, mais gastará bilhetes para iniciar a caçada em uma determinada fase. Se eles acabarem, você não pode começar novas missões.

É um jogo de tabuleiro virtual de Pokémon que usa as famosas criaturas para batalhas diferenciadas e com bons gráficos, mesmo para o nível dos aparelhos mais atuais. É preciso construir seu baralho e batalhar contra outros treinadores, sejam eles controlados pelo computador ou por usuários online, de todo o mundo, em tempo real.

Pokémon Duel é um jogo de tabuleiro que envolve batalhas entre miniaturas de Pokémon — Foto: Divulgação/Nintendo Pokémon Duel é um jogo de tabuleiro que envolve batalhas entre miniaturas de Pokémon — Foto: Divulgação/Nintendo

Pokémon Duel é um jogo de tabuleiro que envolve batalhas entre miniaturas de Pokémon — Foto: Divulgação/Nintendo

Apesar de ser gratuito para iOS e Android, o game conta com microtransações opcionais que permitem que você adquira certas miniaturas de Pokémon mais facilmente.

Diante do sucesso de jogos no estilo "Candy Crush" a Nintendo também resolveu investir no gênero. E para isso, a empresa utilizou nada menos que suas criaturas mais famosas: as do universo Pokemon. No game, o jogador precisa reunir três ou mais monstros iguais para causar danos no adversário e conseguir capturá-lo.

Pokémon Shuffle utiliza a mecânica já consagrada de Candy Crush — Foto: Divulgação/Nintendo Pokémon Shuffle utiliza a mecânica já consagrada de Candy Crush — Foto: Divulgação/Nintendo

Pokémon Shuffle utiliza a mecânica já consagrada de Candy Crush — Foto: Divulgação/Nintendo

Pokemon Shuffle Mobile está disponível gratuitamente não apenas para iOS e Android, mas também para o Nintendo 3DS.

O game é a versão mobile da popular franquia de estratégia. Ele consiste em gerenciar um pequeno acampamento e deixar seus vizinhos o mais felizes possível comprando móveis e realizando obras. Ela também traz vários dos elementos tradicionais da série, como decoração, pesca e caça a insetos, além de novos elementos.

Animal Crossing Pocket Camp se inspira em seu antecessor de sucesso, Animal Crossing New Leaf — Foto: Divulgação/Nintendo Animal Crossing Pocket Camp se inspira em seu antecessor de sucesso, Animal Crossing New Leaf — Foto: Divulgação/Nintendo

Animal Crossing Pocket Camp se inspira em seu antecessor de sucesso, Animal Crossing New Leaf — Foto: Divulgação/Nintendo

O jogo é gratuito para baixar tanto no iOS quanto Android, mas conta com microtransações pontuais para acelerar o progresso do jogador.

A versão mobile da mais popular franquia de estratégia da Nintendo é um dos games mais elogiados do gênero. Sua jogabilidade é de batalhas em turnos, com combates e aventuras que envolvem personagens famosas da série. Os gráficos se mantém no estilo “desenho animado”, fazendo com que rode nos aparelhos mais modestos, ainda que exija iOS 8.0 ou Android 4.1 para funcionar.

Fire Emblem Heroes une personagens inéditas a outras já consagradas na franquia — Foto: Divulgação/Nintendo Fire Emblem Heroes une personagens inéditas a outras já consagradas na franquia — Foto: Divulgação/Nintendo

Fire Emblem Heroes une personagens inéditas a outras já consagradas na franquia — Foto: Divulgação/Nintendo

O game é gratuito, mas é o jogador pode pagar para adquirir novos personagens e outras melhorias. Ele está disponível para iOS e Android.

Esse é mais um fruto do sucesso da franquia Pokémon nas plataformas mobile. O objetivo consiste em treinar o famoso monstrinho aquático e fazê-lo subir de nível até que ele consiga realizar os saltos mais altos da região. Para isso, o jogador deve pescar o seu próprio Magikarp e então trabalhar duro para que ele seja o peixe mais forte da Liga. Isso é feito por meio do hub central cheio de possibilidades.

Magikarp Jump consiste em treinar um Magikarp para alcançar pulos cada vez mais altos — Foto: Divulgação/Nintendo Magikarp Jump consiste em treinar um Magikarp para alcançar pulos cada vez mais altos — Foto: Divulgação/Nintendo

Magikarp Jump consiste em treinar um Magikarp para alcançar pulos cada vez mais altos — Foto: Divulgação/Nintendo

Magikarp Jump está disponível gratuitamente para iOS e Android.

Você prefere estratégia em tempo real ou turnos? Comente no fórum do TechTudo!

MAIS DO TechTudo