Por André Luiz de Mello Pereira, para TechTudo


O NES - Nintendo Entertainment System, ou Famicom - é considerado por muitos como o grande salvador do mercado de videogames, que antes do seu lançamento sofria após o crash de 83. O console da Nintendo conseguiu movimentar o mundo dos games, sendo a plataforma para algumas das séries que até hoje são bastante queridas pelo público. Pensando nisso, reunimos dez franquias que tiveram os seus primeiros jogos lançados no “Nintendinho”.

Super Mario Bros

É quase impossível falar do NES sem mencionar Super Mario Bros. Provavelmente o jogo que conseguiu reverter os problemas do mercado de games nos anos 80. Mario virou o personagem principal da Nintendo. O jogo acabou vendendo milhões de cópias ao redor do mundo e, até hoje, o encanador italiano é um dos heróis mais reconhecidos ao redor do planeta.

Super Mario Bros. foi um dos grandes responsáveis pelo sucesso do Nintendo 8 Bits — Foto: Reprodução/RetroGames Super Mario Bros. foi um dos grandes responsáveis pelo sucesso do Nintendo 8 Bits — Foto: Reprodução/RetroGames

Super Mario Bros. foi um dos grandes responsáveis pelo sucesso do Nintendo 8 Bits — Foto: Reprodução/RetroGames

Existe o argumento que a série não começou em 85, com o lançamento de Super Mario Bros. para o NES, mas sim em 83, com a chegada de Mario Bros para os arcades. Só que foi com o jogo de NES que a franquia como ela realmente ficou conhecida começou, então nada mais justo que ela esteja nessa lista.

The Legend of Zelda

The Legend of Zelda foi criado por Shigeru Miyamoto, que se sentiu inspirado pelas explorações que fazia quando criança por bosques e cavernas próximas de sua casa. No controle de um jovem elfo chamado Link, o jogador era colocado em universo sem muitas explicações além do fato que era perigoso o suficiente para alguém precisar de uma espada.

The Legend of Zelda, de 1986 — Foto: Reprodução/RetroGameAge The Legend of Zelda, de 1986 — Foto: Reprodução/RetroGameAge

The Legend of Zelda, de 1986 — Foto: Reprodução/RetroGameAge

O que se segue depois disso mudou o mundo dos games, começando uma franquia que entregou jogos memoráveis, como The Legend of Zelda: Ocarina of Time e Breath of the Wild.

Metroid

Metroid é um jogo que conseguiu praticamente criar um gênero quando foi lançado para o NES, em 1986. No controle de Samus Aran, o jogador não tinha contato com qualquer outro personagem, apenas explorando as cavernas de um planeta distante. O fato de não ser linear, dando liberdade de exploração ao jogador, se tornou marca da franquia, copiada por diversos outros jogos.

Metroid: era possível jogar com a Samus sem armadura — Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos Metroid: era possível jogar com a Samus sem armadura — Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos

Metroid: era possível jogar com a Samus sem armadura — Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos

Até hoje, Metroid segue junto a Mario e Zelda como um dos principais jogos da Nintendo para o NES.

Battletoads

Battletoads começou a fazer jogadores arremessarem seus joysticks na parede em 1991, com o lançamento do primeiro game para o NES. Eventualmente chegando em outras plataformas, o game trazia Rash e Zitz, dois sapos que começam uma aventura para salvar seu amigo Pimple e derrotar uma bruxa maligna.

Battletoads — Foto: Reprodução/Cheat CC Battletoads — Foto: Reprodução/Cheat CC

Battletoads — Foto: Reprodução/Cheat CC

Aproveitando do gênero beat ‘em up de Double Dragon, o jogo é bastante lembrado pela infame fase em que você controla uma moto em um estágio cheio de obstáculos. Certamente marcou época e teve sequências para Super Nintendo, Mega Drive e, em breve, também para o Xbox One.

Castlevania

As aventuras da família Belmont, sempre tentando dar um fim à ameaça do Conde Drácula começou no NES, com o lançamento de Castlevania, em 1986. Apesar de ter evoluído consideravelmente com o passar dos anos, até gerando um gênero junto com Metroid, chamado Metroidvania, Castlevania de NES traz praticamente todos os elementos centrais de toda a série.

Castlevania, de 1986 — Foto: Reprodução/RetroGameAge Castlevania, de 1986 — Foto: Reprodução/RetroGameAge

Castlevania, de 1986 — Foto: Reprodução/RetroGameAge

Um herói da família Belmont, geralmente utilizando um chicote e itens para acabar com monstros, deve enfrentar vários chefes dentro do castelo do Conde Drácula até encontrar o vampiro e acabar com ele.

Mega Man

O robozinho azul da Capcom apareceu pela primeira vez em 1987, com o lançamento do jogo para NES. Por vários anos, a franquia teve o console da Nintendo como casa, antes de ser lançado em qualquer outro videogame.

Mega Man, de 1987 — Foto: Divulgação/Capcom Mega Man, de 1987 — Foto: Divulgação/Capcom

Mega Man, de 1987 — Foto: Divulgação/Capcom

No controle de um herói meio menino, meio robô, o jogador deveria enfrentar outras criações do Dr Wily, evitando uma catástrofe.

Ninja Gaiden

Apesar de ter ganhado um jogo para arcades na mesma época do lançamento para o NES, foi no console da Nintendo que Ninja Gaiden encontrou seu público e alcançou fama internacional.

Ninja Gaiden, de 1988 — Foto: Reprodução/RetroGameAge Ninja Gaiden, de 1988 — Foto: Reprodução/RetroGameAge

Ninja Gaiden, de 1988 — Foto: Reprodução/RetroGameAge

Criado pela Tecmo, o jogo apresentou ao mundo o ninja Ryu Hayabusa, que tenta encontrar duas estátuas que, se caírem nas mãos erradas, podem causar o fim do mundo.

Final Fantasy

Final Fantasy, de 1987 — Foto: Reprodução/Arthouse Anime Final Fantasy, de 1987 — Foto: Reprodução/Arthouse Anime

Final Fantasy, de 1987 — Foto: Reprodução/Arthouse Anime

Provavelmente a série de RPG mais famosa no mundo, Final Fantasy deu seus primeiros passos no final de 1987, com o lançamento do primeiro game para NES. Ali, a então Square mostrou boa parte dos elementos que estariam presentes até hoje, como o sistema de classes, com diferentes tipos de magos e guerreiros.

Dragon Quest

Enquanto a uma parte da Square Enix de hoje estreava sua franquia de RPG no NES, a outra já tinha chegado no console da Nintendo um ano antes, com o lançamento de Dragon Quest.

Dragon Quest, de 1986 — Foto: Reprodução/YouTube Gottside Dragon Quest, de 1986 — Foto: Reprodução/YouTube Gottside

Dragon Quest, de 1986 — Foto: Reprodução/YouTube Gottside

Apesar de não ser tão famosa como deveria no Ocidente, a franquia mostrou, desde o primeiro título de NES, todo o seu valor, introduzindo a cada novo jogo elementos que depois fariam parte de diversos outros games de RPG.

Punch Out!

Um dos jogos mais divertidos e emblemáticos do NES, Punch Out foi lançado como Mike Tyson’s Punch Out! em 1987. O game tinha lutadores caricatos e um sistema de luta fácil de dominar, ainda que cada combate ficasse cada vez mais desafiador. No final, o jogador precisava enfrentar o boxeador Mike Tyson para conseguir o cinturão.

Punch Out!! traz Mario como juiz de boxe — Foto: Reprodução/Felipe Vinha Punch Out!! traz Mario como juiz de boxe — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

Punch Out!! traz Mario como juiz de boxe — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

Por causa de problemas com a justiça, o boxeador foi removido pela Nintendo de futuras versões do game, que foi relançado para o NES apenas como Punch Out! e outro chefe final.

Fire Emblem

A franquia Fire Emblem brilhou no 3DS e Gamecube, mas ela nasceu anos antes, 1990 para ser mais preciso, e no NES. A série de estratégia da Nintendo foi lançada como Fire Emblem: Shadow Dragon and the Blade of Light e, desde esse primeiro game, apresentou como seria o gameplay de futuras edições da franquia.

Fire Emblem, de 1990 — Foto: Reprodução/YouTube Camus Aran Fire Emblem, de 1990 — Foto: Reprodução/YouTube Camus Aran

Fire Emblem, de 1990 — Foto: Reprodução/YouTube Camus Aran

Apesar de Shadow Dragon and the Blade of Light não ter vendido muitas cópias, a Nintendo acreditou no potencial da franquia, lançando sequências que, eventualmente, encontraram o seu público, prosperando até hoje.

Quais os melhores jogos do NES? Comente no fórum do TechTudo!

MAIS DO TechTudo