Por Raquel Freire, para o TechTudo

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

O Ronaldinho Gaúcho está lançando sua própria moeda virtual. Em parceria com a startup chinesa WSC (World Soccer Coin), o craque brasileiro acaba de abrir as vendas da Ronaldinho Soccer Coin, por enquanto, comercializada de forma privada. A RSC, como também pode ser chamada, tem por objetivo se transformar na principal moeda no mundo do futebol, que, segundo o site oficial da iniciativa, reúne cerca de 3,5 bilhões de fãs.

Para alcançar essa meta, a World Soccer Coin vai criar uma rede de estádios virtuais em diversas regiões do mundo e inaugurar uma superliga de esports em que atletas amadores e profissionais poderão ganhar prêmios em dinheiro. Já foram feitos sete estádios digitais em países do leste e sudeste asiático, mas a expectativa é construir 300 unidades nos próximos três anos.

Ronaldinho Gaúcho lança Soccer Coin Project, moeda virtual para o futebol — Foto: Reprodução/WSC Ronaldinho Gaúcho lança Soccer Coin Project, moeda virtual para o futebol — Foto: Reprodução/WSC

Ronaldinho Gaúcho lança Soccer Coin Project, moeda virtual para o futebol — Foto: Reprodução/WSC

Por trás da RSC está a NEO, empresa de blockchain com um sistema inovador de criptomoeda. Ela faz uso da dBFT, tecnologia que obtém processamento e replicabilidade muito superiores aos sistemas tradicionais. Segundo a empresa, o blockchain da NEO pode realizar mil transações por segundo, enquando a tecnologia do Bitcoin só consegue fazer sete operações no mesmo período de tempo.

Moeda virtual de Ronaldinho Gaúcho vai criar estádios digitais em todo mundo  — Foto: Reprodução/WSC Moeda virtual de Ronaldinho Gaúcho vai criar estádios digitais em todo mundo  — Foto: Reprodução/WSC

Moeda virtual de Ronaldinho Gaúcho vai criar estádios digitais em todo mundo — Foto: Reprodução/WSC

Além da tecnologia da moeda, estão sendo empregadas Inteligência Artificial, Realidade Virtual e Realidade Aumentada na criação dos estádios. Esses centros reúnem uma série de atrações, incluindo a Ronaldinho Super League, principal serviço a ser oferecido. Câmeras com IA serão capazes de analisar o vídeo filmado para identificar as habilidades dos jogadores e armazenar as informações em um banco de dados, usado nas competições. O empreendimento também vai contar com sistema de apostas online e competições com equipes de futebol de Esports. O primeiro torneio está previsto para 2019, na Tailândia.

Há ainda o Smile Project, que desenvolverá ações como doação de artigos de futebol para crianças, criação de instalações para a prática segura do esporte por pessoas com deficiência e bolsas de estudo para jovens. Tudo vai estar integrado com o O3, uma carteira virtual e aplicativo móvel para a criptomoeda RSC. A moeda virtual entrará em pré-venda pública a partir de 16 de agosto. Na fase da Oferta Inicial da Moeda (ICO, em inglês), serão emitidos 140 milhões de tokens, com um teto de 350 milhões de RSCs.

Como investir em Bitcoins e por quê? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo