Saldo do PIS e Android Mensagens foram destaques de softwares em junho

Curiosidades sobre Google Drive e Wikipédia e um emoji misterioso também estão entre as mais lidas

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo

No mês de junho, a consulta pelo saldo das cotas do PIS no site da Caixa despertou o interesse dos leitores do TechTudo. Outro assunto que teve destaque foi o lançamento do Android Mensagens para PC, aplicativo similar ao WhatsApp Web. As novidades do novo Gmail, uma ferramenta que mostra se sua senha vazou e listas de curiosidades sobre o Google Drive e a Wikipédia também foram assuntos muito acessados no site. Confira a seguir uma lista com as dez matérias mais lidas no mês de junho.

1. Como ver o saldo do PIS pela Internet

Aplicativo Caixa Trabalhador mostra se há saque do PIS/Pasep disponível (Foto: Paulo Alves/TechTudo) Aplicativo Caixa Trabalhador mostra se há saque do PIS/Pasep disponível (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Aplicativo Caixa Trabalhador mostra se há saque do PIS/Pasep disponível (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

A matéria mais lida no mês de junho mostrou como consultar o saldo do PIS no site da Caixa Econômica Federal. No mês passado, o Governo Federal liberou o saque das cotas do PIS para participantes de todas as idades cadastrados no Fundo PIS/PASEP entre 1971 e 1988 – antes disso, o pagamento só estava disponível para quem tinha a partir de 57 anos. Essa liberação impulsionou o interesse pela consulta dos valores na Internet.

2. Android Mensagens ganha versão para PC

Android Mensagem (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo) Android Mensagem (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)

Android Mensagem (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)

O Google lançou um concorrente para o WhatsApp Web e a novidade deu o que falar. O Android Mensagens, antes disponível só para celular, ganhou a possibilidade de enviar imagens e vídeos através da tecnologia RCS, sincronizando mensagens entre PC e mobile. O app funciona de forma parecida com o Whatsapp e também precisa de escaneamento de QR Code para sincronizar as mensagens.

3. Excel tem sistema de previsões

excel-home (Foto: Divulgação/Microsoft) excel-home (Foto: Divulgação/Microsoft)

excel-home (Foto: Divulgação/Microsoft)

Um tutorial mostrou como utilizar o sistema de previsões para criar planilhas, estimativas e testes de hipóteses através da função Tabela de Dados no Excel. Os recursos são úteis para comparar dados, fazer previsões lógicas e facilitar cálculos em operações matemáticas no programa de planilhas da Microsoft.

4. Prints nos Stories sem notificação

Ícone que se assemelha a um flash indica quem tirou print ou gravou tela do seu Storie no Instagram (Foto: Reprodução/ WABetaInfo) Ícone que se assemelha a um flash indica quem tirou print ou gravou tela do seu Storie no Instagram (Foto: Reprodução/ WABetaInfo)

Ícone que se assemelha a um flash indica quem tirou print ou gravou tela do seu Storie no Instagram (Foto: Reprodução/ WABetaInfo)

O Instagram desistiu de mostrar notificações aos usuários quando alguém tirasse prints dos seus Stories. O aplicativo testava a função desde janeiro, mas resolveu não efetivar o recurso, sem dar explicações sobre o que teria motivado a desistência. Na fase de testes, o usuário que tirasse um print de uma história era notificado que, caso fizesse um segundo print, o autor do Story original receberia uma notificação dedurando a captura de tela.

5. Google Drive e suas funções curiosas

Google Drive (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo) Google Drive (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Google Drive (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Alguns recursos pouco conhecidos do Google Drive despertaram a curiosidade dos leitores. É possível adicionar plugins, extrair textos de fotos ou de arquivos em PDF, acessar arquivos offline e ainda criar desenhos. Algumas funções de edição de documentos são integradas ao Google Docs.

6. Adolescentes e o uso das redes sociais

Redes sociais como o YouTube e o Instagram estão superando o Facebook (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo) Redes sociais como o YouTube e o Instagram estão superando o Facebook (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)

Redes sociais como o YouTube e o Instagram estão superando o Facebook (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos com adolescentes de 13 a 17 anos mostrou dados curiosos sobre o uso das redes sociais pelos jovens. Uma das revelações mais interessantes é a que o Facebook não é mais a rede preferida desse público - YouTube, Instagram e Snapchat são os mais utilizados. O estudo também apontou informações sobre o tempo de uso dos apps e a qualidade da influência dos conteúdos mostrados na rede.

7. Novo Gmail chegará para todos

Novo Gmail  tem função Smart Replay, que sugere respostas para os e-mails recebidos (Foto: Divulgação/Google)

Novo Gmail tem função Smart Replay, que sugere respostas para os e-mails recebidos (Foto: Divulgação/Google)

Lançado em abril, o novo Gmail estará disponível para todos a partir deste mês. Em junho, o Google anunciou que os usuários que ainda não possuem a nova versão serão atualizados agora para uma fase de adaptação, e que a antiga versão deixará de ser oferecida até outubro. O novo Gmail ganhou um design mais limpo, seguindo o layout Material Design, e novas funções.

8. Emojis misteriosos podem ser revelados

Emoji não reconhecido pelo sistema (Foto: Reprodução/Emojipedia) Emoji não reconhecido pelo sistema (Foto: Reprodução/Emojipedia)

Emoji não reconhecido pelo sistema (Foto: Reprodução/Emojipedia)

Sabe quando você recebe um emoji mas seu celular não o reconhece e ele é substituído por uma interrogação, um “x” ou um quadradinho? Isso acontece porque as carinhas são atualizadas de forma independente pelas empresas, ou seja, enquanto umas já possuem o novo catálogo, outras ainda não têm. Essa matéria ensinou como descobrir que emoji é esse de duas formas: através do site da Emojipedia e pelo Twitter.

9. Ferramenta mostra se sua senha vazou na Internet

Firefox Monitor permitirá consultar dados vazados (Foto: Divulgação/Mozilla) Firefox Monitor permitirá consultar dados vazados (Foto: Divulgação/Mozilla)

Firefox Monitor permitirá consultar dados vazados (Foto: Divulgação/Mozilla)

O Firefox Monitor avisa ao usuário se suas senhas já foram vazadas na Web. Informando apenas seu e-mail, é possível saber se suas informações estão presentes em catálogos de dados online de dados roubados. O lançamento foi anunciado no mês passado, mas não há previsão para que o serviço seja liberado para todos.

10. Curiosidades sobre a Wikipédia

Wikipédia é um dos sites mais populares do mundo (Foto: Divulgação/Wikimedia) Wikipédia é um dos sites mais populares do mundo (Foto: Divulgação/Wikimedia)

Wikipédia é um dos sites mais populares do mundo (Foto: Divulgação/Wikimedia)

Uma lista com oito fatos inusitados sobre a Wikipédia fez sucesso entre os leitores em junho. A matéria diz que a enciclopédia digital só foi lançada porque recebeu dinheiro oriundo de buscas por pornografia na Internet. Entre outras curiosidades, o site diz que já foi acessado quatro bilhões de vezes pelos brasileiros e que, no início, a ideia era que apenas especialistas escrevessem artigos.

Como tirar o "online" do Instagram? Veja no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo