Seis apps para fazer vídeos verticais e postar no IGTV, a TV do Instagram

Quik, Overvideo e InShot estão entre os aplicativos com suporte a vídeos na vertical

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Isabela Cabral, para o TechTudo

O IGTV, plataforma de vídeos do Instagram, só aceita vídeos em formato vertical. A novidade permite a criação de canais e a postagem de vídeos longos de até 10 minutos (ou 1 hora para contas verificadas. Para fazer produções mais elaboradas com o celular Android ou iPhone (iOS), confira uma lista de aplicativos de gravação e edição de vídeos na vertical, inclusive, disponibilizando o corte de imagens originalmente horizontais para esse formato.

IGTV, a plataforma de vídeos do Instagram (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo) IGTV, a plataforma de vídeos do Instagram (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)

IGTV, a plataforma de vídeos do Instagram (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)

1. InShot

O InShot é um app que edita e posta fotos e vídeos no Instagram. No caso dos vídeos, é possível aplicar filtros e efeitos, adicionar bordas, textos e desenhos, cortar e unir clipes, alterar a velocidade, inserir músicas de fundo e ainda redimensioná-los. Portanto, pode ser uma boa opção para adaptar vídeos para o formato vertical. O software é gratuito e está disponível para Android e iPhone (iOS).

O app InShot permite adicionar frases estilizadas, além de editar vídeos (Foto: Marvin Costa/TechTudo) O app InShot permite adicionar frases estilizadas, além de editar vídeos (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

O app InShot permite adicionar frases estilizadas, além de editar vídeos (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

2. Quik

O Quik App é um aplicativo gratuito para Android e iPhone (iOS), além de macOS e Windows, que oferece templates para facilitar a edição de vídeos. Ele ajuda a encontrar as melhores partes das filmagens e permite manipular as imagens de forma bem prática. Inclui transições, cortes, vinhetas e adição de texto, fotos, músicas, entre outros recursos que deixam seu vídeo com uma cara profissional. O Quik pertence à GoPro e tem integração com o app da câmera de ação.

Quik é o editor de vídeos da GoPro (Foto: Divulgação/Quik) Quik é o editor de vídeos da GoPro (Foto: Divulgação/Quik)

Quik é o editor de vídeos da GoPro (Foto: Divulgação/Quik)

3. Vigo Video

Vigo Video é um aplicativo que funciona como uma rede social para criar e compartilhar vídeos curtos, mas ele também oferece a possibilidade de compartilhar as produções em outras plataformas, incluindo o Instagram. Há diversos recursos de edição, como filtros divertidos para selfie, efeitos especiais, funções para corrigir imperfeições do rosto, adição de trilha sonora e alteração da velocidade da gravação. Gratuito para Android e iPhone (iOS), o app ainda permite ganhar dinheiro com conteúdos populares.

Tutorial mostra como usar as funções do aplicativo Vigo Video (Foto: Marvin Costa/TechTudo) Tutorial mostra como usar as funções do aplicativo Vigo Video (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Tutorial mostra como usar as funções do aplicativo Vigo Video (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

4. Hyperlapse

Esse é o app oficial do Instagram para criar facilmente vídeos de time-lapse. Com ele, é possível transformar horas de filmagem em minutos ou segundos, produzindo aquele efeito especial de vídeos do gênero. Grave até mesmo com o celular na mão, em movimento, e o software fará a estabilização das imagens. O Hyperlapse é grátis e está disponível apenas para iPhone (iOS).

Crie time lapses no iPhone com Hyperlapse (Foto: Divulgação/Instagram) Crie time lapses no iPhone com Hyperlapse (Foto: Divulgação/Instagram)

Crie time lapses no iPhone com Hyperlapse (Foto: Divulgação/Instagram)

5. Vue

Gratuito, o Vue é uma câmera e um editor de vídeo para smartphones Android e iPhone (iOS). Bem completo, o aplicativo conta com filtros, corte e redimensionamento, adesivos, GIFs, músicas, estabilizador de imagem e uma série de outras ferramentas para o usuário produzir montagens, incluindo suporte a vídeos verticais.

App Vue é grátis e suporta vídeos na vertical (Foto: Reprodução/Isabela Cabral) App Vue é grátis e suporta vídeos na vertical (Foto: Reprodução/Isabela Cabral)

App Vue é grátis e suporta vídeos na vertical (Foto: Reprodução/Isabela Cabral)

6. Overvideo

O Overvideo é focado na aplicação de textos estilizados e música aos vídeos. Grátis e exclusivo para iPhone (iOS), o app trabalha com clipes na vertical e também oferece alguns efeitos especiais. O software é simples de usar e facilita o compartilhamento das criações nas redes sociais.

Overview permite adicionar música e editar vídeos (Foto: Reprodução/Overview) Overview permite adicionar música e editar vídeos (Foto: Reprodução/Overview)

Overview permite adicionar música e editar vídeos (Foto: Reprodução/Overview)

Como resolver erro de GIFs no Instagram Stories? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.

Como colocar música do Spotify no Instagram

Como colocar música do Spotify no Instagram

MAIS DO TechTudo