Por Wallace Nascimento, para o TechTudo

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

O mês de junho trouxe novidades para o WhatsApp, como a videoconferência em grupo para a versão de testes do app para Android e o fim do suporte a dispositivos com iOS 7 em 2020, como o iPhone 4. Além disso, o TechTudo também relembrou recursos do clássico ICQ e mostrou detalhes do WhatsApp Status, com 450 milhões de usuários por dia.

A queda do WhatsApp Business e as tentativas de golpes envolvendo o Dia dos Namorados e o saque do PIS-Pasep também marcaram as últimas semanas do mensageiro. Confira, nas linhas a seguir, o resumo do mês, com os destaque do mensageiro em junho.

WhatsApp Status: como fazer download de fotos e vídeos dos amigos

WhatsApp Status: como fazer download de fotos e vídeos dos amigos

1. Curiosidades do WhatsApp Status

Em junho, o TechTudo contou todos os detalhes e deu diversas dicas sobre o WhatsApp Status, recurso que permite publicar fotos, vídeos, GIFs e textos estilizados dentro do mensageiro. Inspirado no Instagram Stories e Snapchat, a função caiu nas graças dos usuários e já soma 450 milhões de usuários ativos por dia, número superior aos 300 milhões das histórias do Instagram.

Por padrão, o conteúdo publicado pela ferramenta fica disponível para qualquer pessoa entre os contatos, sendo possível visualizar por 24 horas. Saiba como alterar as configurações de privacidade.

WhatsApp Status permite publicar fotos, vídeos e GIFs dentro do aplicativo — Foto: Reprodução/Raquel Freire WhatsApp Status permite publicar fotos, vídeos e GIFs dentro do aplicativo — Foto: Reprodução/Raquel Freire

WhatsApp Status permite publicar fotos, vídeos e GIFs dentro do aplicativo — Foto: Reprodução/Raquel Freire

2. ICQ vs WhatsApp

O TechTudo também relembrou alguns recursos do ICQ, serviço de bate-papo que fez sucesso no final da década de 1990 e início dos anos 2000, e que são utilizados até hoje no WhatsApp. Lançado em 1996 apenas para Windows, o programa trazia algumas características ainda presentes na memória dos fãs, como o som de “toc toc toc”, quando um contato ficava online, ou o “oh oh”, ao receber mensagens.

TechTudo comparou recursos nostálgicos do ICQ com as ferramentas do WhatsApp — Foto: Reprodução/ Messenger.es TechTudo comparou recursos nostálgicos do ICQ com as ferramentas do WhatsApp — Foto: Reprodução/ Messenger.es

TechTudo comparou recursos nostálgicos do ICQ com as ferramentas do WhatsApp — Foto: Reprodução/ Messenger.es

3. Golpes

Por mais um mês, usuários do WhatsApp sofreram com fraudes no app. Ao todo, foram duas tentantivas de golpe, que atingiu cerca de 40 mil pessoas ao prometer um kit do Boticário para o Dia dos Namorados, e outra, com 116 vítimas, oferecendo uma falsa alternativa para verificar o saldo e facilitar o saque do PIS-Pasep.

Para evitar problemas com golpes no WhatsApp, confira o guia definitivo para evitar golpes no mensageiro.

Fraude supostamenta oferecia possibilidade de verificar o saldo a ser recebido pelo PIS — Foto: Divulgação/DFNDR Lab Fraude supostamenta oferecia possibilidade de verificar o saldo a ser recebido pelo PIS — Foto: Divulgação/DFNDR Lab

Fraude supostamenta oferecia possibilidade de verificar o saldo a ser recebido pelo PIS — Foto: Divulgação/DFNDR Lab

4. Videoconferência em grupos

A possibilidade de realizar chamadas de vídeo e áudio em grupos está em testes no WhatsApp para Android. Anunciado durante a conferência F8, o recurso está presente na versão Beta (2.18.193) do aplicativo ainda em fase experimental, com algumas instabilidades. Saiba como funciona a nova ferramenta através do nosso tutorial.

Ligações de áudio e vídeo em grupo no WhatsApp Beta ainda apresentam instabilidades — Foto: Helito Bijora/TechTudo Ligações de áudio e vídeo em grupo no WhatsApp Beta ainda apresentam instabilidades — Foto: Helito Bijora/TechTudo

Ligações de áudio e vídeo em grupo no WhatsApp Beta ainda apresentam instabilidades — Foto: Helito Bijora/TechTudo

5. WhatsApp Business fora do ar

Assim como o Instagram, o WhatsApp Business enfrentou instabilidades. O problema na edição corporativa do aplicativo foi relatado por diversos usuários, que afirmavam a total incapacidade de utilizar o app. Segundo o mensageiro, o problema era conhecido entre os desenvolvedores. Mais de 800 reclamações foram registradas no site Outage Report.

Pane deixou WhatsApp Business fora do ar em junho — Foto: Raquel Freire/TechTudo Pane deixou WhatsApp Business fora do ar em junho — Foto: Raquel Freire/TechTudo

Pane deixou WhatsApp Business fora do ar em junho — Foto: Raquel Freire/TechTudo

6. Fim do suporte para o iPhone 4

Em 2020, o WhatsApp deixará de prestar suporte aos usuários do iOS 7. Com isso, usuários do iPhone 4, lançado pela Apple em 2010, não conseguirão mais atualizar o mensageiro – o que pode significar um mau funcionamento e até mesmo a pane total do aplicativo.

A mudança também afeta smartphones Android que estejam abaixo da versão 2.3.7. A recomendação, para manter o uso do mensageiro, é a migração para dispositivos mais recentes.

Lançado em 2010, iPhone 4 perderá o suporte ao WhatsApp em 2020 — Foto: TechTudo/Isadora Díaz Lançado em 2010, iPhone 4 perderá o suporte ao WhatsApp em 2020 — Foto: TechTudo/Isadora Díaz

Lançado em 2010, iPhone 4 perderá o suporte ao WhatsApp em 2020 — Foto: TechTudo/Isadora Díaz

7. Controle do tempo gasto no app

Diminuir o tempo gasto no smartphone vem sendo uma preocupação da Apple e do Google. No entanto, enquanto novas ferramentas como o Dashboard e o controle de atividade do iOS 12 não chegam, o TechTudo mostrou como reduzir o tempo gasto no WhatsApp com o QualityTime, aplicativo para Android que permite limitar o uso do app.

Tutorial mostra como usar o app QualityTime para controlar o tempo gasto no WhatsApp — Foto: Marvin Costa/TechTudo Tutorial mostra como usar o app QualityTime para controlar o tempo gasto no WhatsApp — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Tutorial mostra como usar o app QualityTime para controlar o tempo gasto no WhatsApp — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Como falar com alguém no WhatsApp sem adicionar aos contatos? Descubra no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo