Por Thássius Veloso, da redação

Android 9 Pie: Google revela nome do sistema para celulares Android 9 Pie: Google revela nome do sistema para celulares

Tão delicioso quanto Oreo: eis a promessa do Google com o sistema Android 9 (P), cujo nome completo com Pie significa “torta” em bom português. O gigante da internet revelou nesta tarde a esperada nomenclatura da próxima versão de sistema, cujos focos primordiais são dois: maior duração da bateria e sofisticadas implementações de inteligência artificial.

Donos de smartphones da linha Pixel, criada pelo próprio Google, podem instalar o sistema a partir de agora. Com o passar do tempo, a atualização deve aparecer em modelos de outras marcas. Entre os recursos anunciados na conferência Google I/O, destinada a desenvolvedores, ficam faltando a central de bem-estar e as ações de aplicativos que, segundo a empresa, permitiriam chamar um carro da Uber diretamente da caixa de pesquisa.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O Google sustenta que o Android 9 Pie é “personalizado” para o usuário. Isso só é possível devido à inteligência artificial que compreende os hábitos de uso do telefone. O sistema aprende em que momentos o usuário ajusta o brilho do display, por exemplo, e passa a fazer isso conforme o comportamento do dono – sem necessidade de intervenção. O recurso é chamado de brilho adaptativo.

Tecnologia de bateria adaptativa marca presença no Android 9 — Foto: Divulgação/Google

Tecnologia de bateria adaptativa marca presença no Android 9 — Foto: Divulgação/Google

Já a bateria adaptativa entende quais aplicativos são os mais usados e passa a liberar mais energia para eles, enquanto os demais ficam numa espécie de modo econômico.

O sistema traz um novo sistema de navegação por gestos. Usuários vão perceber que os telefones com a tecnologia mostram uma diminuta barra de rolagem horizontal onde costumavam ficar os botões de voltar, home e multitarefa. O recurso lembra o diferenciado iOS que a Apple utiliza no iPhone X.

Demonstração de App Action no Android 9 Pie — Foto: Divulgação/Google

Demonstração de App Action no Android 9 Pie — Foto: Divulgação/Google

As chamadas App Actions (ações de app, em tradução livre) prevê o que será feito em seguida e mostra a opção diretamente no celular. O Google cita o seguinte exemplo: "Digamos que seja terça-feira de manhã e você está se preparando para o transporte. Serão sugeridas ações como o mapa até o trabalho pelo Google Maps ou a retomada de um audiolivro na Google Play Livros. Quando você colocar os fones de ouvido depois do trabalho, verá opções para ligar para a sua mãe ou iniciar sua playlist preferida no Spotify.”

De acordo com o Google, a atualização automática chegará a todos os dispositivos que participaram do programa beta e que são fabricados por Sony, Xiaomi, HMD Global, Oppo, Vivo, OnePlus e Essential, bem como alguns integrantes do programa Android One. No Brasil, a expectativa é de que por ora somente o Xperia XZ2 receba o update.

Android P: saiba tudo sobre o sistema operacional

Android P: saiba tudo sobre o sistema operacional

Dentre as promessas que não chegaram à edição mais recente do Android Pie estão funcionalidades de bem-estar digital. O Google divulgou o desenvolvimento de um painel de controle que mostra quanto tempo o usuário passa no celular; a ferramenta de limitar este tempo; e a iluminação noturna que deixa a tela cinza na hora de dormir. A empresa alega que a tecnologia “será lançada oficialmente para telefones Pixel no próximo trimestre, chegando para Android One e outros dispositivos no final deste ano.”

MAIS DO TechTudo