Por Anna Kellen Bull*, Da IFA 2018, em Berlim

Asus anuncia notebook ZenBook Pro 14 com tela no lugar do touchpad Asus anuncia notebook ZenBook Pro 14 com tela no lugar do touchpad

As linhas de notebooks ZenBook, ZenBook Flip e ZenBook Pro acabam de ganhar versões com ficha técnica atualizada. Durante sua conferência na IFA 2018, em Berlim, nesta quarta-feira (29), a Asus apresentou as especificações dos laptops ultraportáteis equipados com os mais recentes processadores Intel Core de 8ª geração. O destaque vai para os ZenBook Flip 13 e 15 que, segundo a fabricante, são os notebooks conversíveis mais compactos do mundo – com medidas 10% menores do que os modelos anteriores.

Outro aparelho que chamou a atenção foi o ZenBook Pro 14, que comporta um touchpad inteligente inédito. O acessório é capaz de se transformar em um monitor secundário do Windows para permitir atividades em tela dupla. Ainda não há informações sobre o preço ou data de lançamento dos produtos no Brasil.

Quer comprar um notebook barato? Conheça o Compare TechTudo

ZenBook 13, 14 e 15: os notebooks compactos

ZenBook 15 traz tela com 95% de aproveitamento de espaço para as imagens — Foto: Anna Kellen Bull / TechTudo ZenBook 15 traz tela com 95% de aproveitamento de espaço para as imagens — Foto: Anna Kellen Bull / TechTudo

ZenBook 15 traz tela com 95% de aproveitamento de espaço para as imagens — Foto: Anna Kellen Bull / TechTudo

Disponíveis em 13 (UX333), 14 (UX433) ou 15 (UX533) polegadas, os novos ZenBooks contam com a tecnologia NanoEdge, da Asus, que faz a tela ocupar mais de 95% da parte frontal do aparelho. A novidade visa aperfeiçoar a experiência visual do usuário para assistir a filmes e séries pelo laptop, por exemplo.

O que mais chama a atenção, no entanto, é o novo NumberPad – uma tela LED numérica iluminada, que foi incluída no touchpad do ZenBook. O recurso tem como objetivo resolver o problema de ausência de teclado numérico em computadores portáteis. Para ativar a função, basta tocar no ícone do NumberPad no cano superior direito do touchpad.

Em relação à ficha técnica, os novos dispositivos contam com processadores quad-core Intel Core i7 de 8ª geração, em conjunto com SSDs de diversas opções e até 16 GB de RAM. A Asus afirma que os modelos são capazes de rodar tarefas pesadas, como mineração de dados e edição de vídeos. Para o desempenho gráfico, os ZenBook 13 e 14 contam com a placa Nvidia GeForce MX150, enquanto a versão de 15" é equipada com a GPU GTX 1050 Max-Q. Por fim, a promessa de bateria é de até 14 horas para o ZenBook 13 e 14, ou 16 horas para o ZenBook 15.

ZenBook Flip 13 e 15: os laptops conversíveis

ZenBook Flip 13 também pode ser usado em modo tenda — Foto: Anna Kellen Bull / TechTudo ZenBook Flip 13 também pode ser usado em modo tenda — Foto: Anna Kellen Bull / TechTudo

ZenBook Flip 13 também pode ser usado em modo tenda — Foto: Anna Kellen Bull / TechTudo

A Asus também aproveitou a conferência para apresentar os ZenBook Flip 13 (UX362) e 15 (UX562), laptops conversíveis de 13,3 polegadas e 15,6 polegadas, respectivamente, que chegam 10% menores do que os modelos anteriores. De acordo com a fabricante, eles são os mais compactos do mundo. Com design portátil, os aparelhos também trazem a funcionalidade NanoEdge para bordas mínimas. A tecnologia ErgoLift funciona como uma dobradiça que permite levantar e inclinar o teclado para proporcionar uma posição de digitação mais confortável.

No conjunto interno, estão presentes o processador Intel Core i7 de 8ª de geração, até 16 GB de RAM e armazenamento SSD PCIe. A conectividade Wi-Fi gigabit é otimizada pelo chip Intel Wireless-AC 9560. Além disso, o consumidor que for comprar o ZenBook Flip 15 pode optar pela placa Nvidia GeForce GTX 1050 Max e escolher a opção de armazenamento duplo: SSD e disco rígido (HDD). Vale lembrar que o ZenBook Flip 13 também traz o NumberPad, que transforma o touchpad do laptop em teclado numérico dedicado.

ZenBook Pro 14: foco em desempenho e touchpad smart

É possível acessar funções extras no touchpad smart do Zenbook Pro 14 — Foto: Anna Kellen Bull / TechTudo É possível acessar funções extras no touchpad smart do Zenbook Pro 14 — Foto: Anna Kellen Bull / TechTudo

É possível acessar funções extras no touchpad smart do Zenbook Pro 14 — Foto: Anna Kellen Bull / TechTudo

A tecnologia inédita ScreenPad é o grande destaque do ZenBook Pro 14 (UX480). Localizada no touchpad do aparelho, a tela touchscreen extra de 5,5 polegadas promete melhorar e acelerar o modo de trabalhar pelo notebook. É possível adaptar as funções de acordo com as suas necessidades, a fim de agilizar as tarefas diárias. O display pode, por exemplo, funcionar como tela dupla, como calculadora, como player de música e rodar programas (Microsoft Word, Excel e PowerPoint). Para ativar o recurso, basta pressionar a tecla F6 do teclado.

Sua ficha técnica traz o processador Intel Core i7 de 8ª de geração, com até 16 GB de memória DDR4 RAM, além de contar com SSD de até 1 TB PCIe 3.0 x4 para proporcionar um desempenho mais rápido. Completam as especificações a GPU Nvidia GeForce GTX 1050 Max-Q GPU e o suporte a memória Intel Optane para aceleração do sistema em modelos de HDD. Segundo a Asus, a bateria do ZenBook Pro 14 pode aguentar até 12,5 horas com uma única recarga.

ZenBook S: mais tempo de bateria

O ZenBook S (UX391FA) é o novo notebook portátil da Asus equipado com Windows 10. Com tela touchscreen de 13,3 polegadas, o modelo chama a atenção por conta da promessa de duração de bateria: são até 20 horas de uso, segundo a fabricante. Por dentro, o laptop é construído com os recentes processadores Intel Core i7 de 8ª geração para desempenho melhorado, além de contar com até 16 GB de RAM LPDDR3 de 2133 MHz e até SSD de 1 TB. Em relação ao design, vale citar também que o ZenBook S é bastante compacto e portátil: são 12,9 mm de espessura e peso de 1 kg.

ZenBook S é compacto é pesa apenas 1 quilo — Foto: Anna Kellen Bull / TechTudo ZenBook S é compacto é pesa apenas 1 quilo — Foto: Anna Kellen Bull / TechTudo

ZenBook S é compacto é pesa apenas 1 quilo — Foto: Anna Kellen Bull / TechTudo

*A jornalista viajou para a Alemanha a convite da Intel

Qual é o melhor notebook barato de 2018? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo