Fortnite e mais: jogos do Nintendo Switch têm crossplay com Xbox e PC

Minecraft, Paladins e Rocket League também estão entre os jogos que permitem crossplay no Nintendo Switch

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Por Victor Alcaide Teixeira, TechTudo

O Nintendo Switch vem se provando um sucesso inquestionável e, desde o seu lançamento em 2017, é um console aberto a novas possibilidades de interação. A sonhada jogatina entre diferentes plataformas, o chamado crossplay, já está funcionando em alguns dos principais títulos do híbrido da Nintendo. Confira abaixo os principais nomes com suporte para crossplay:

Fortnite

Fortnite, o jogo gratuito de ação em terceira pessoa da Epic Games, foi um dos primeiros jogos a expandir sua estrutura online, permitindo a integração entre celulares, PC, Xbox One e Nintendo Switch. É possível participar de partidas ao lado de jogadores do próprio Nintendo Switch ou configurar a ferramenta de busca para permitir a entrada de usuários de outras plataformas.

Fortnite tem crossplay com Xbox One, PC e mobile (Foto: Divulgação/Epic Games) Fortnite tem crossplay com Xbox One, PC e mobile (Foto: Divulgação/Epic Games)

Fortnite tem crossplay com Xbox One, PC e mobile (Foto: Divulgação/Epic Games)

A Sony, por sua vez, segue reticente e mantém o discurso de bloquear o crossplay. No PlayStation 4 o modo multijogador de Fortnite fica restrito a jogadores do mesmo serviço online.

Fortnite - confira o gameplay do jogo

Fortnite - confira o gameplay do jogo

Minecraft

Minecraft é um exemplo a ser seguido quando o assunto é crossplay. Isso porque o jogo da Microsoft, desenvolvido pela Mojang, garante conectividade entre PC, - via Windows 10 -, Xbox One, Nintendo Switch e smartphones Android e iOS.

Diferentemente de Fortnite, que exige a integração de uma conta Epic para ser validado, Minecraft não exige cadastros de diferentes plataformas e facilita bastante para o jogador que pretende continuar suas aventuras e construções em outros dispositivos.

Minecraft tem crossplay com PC, Xbox One e smartphones Android e iOS (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro) Minecraft tem crossplay com PC, Xbox One e smartphones Android e iOS (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Minecraft tem crossplay com PC, Xbox One e smartphones Android e iOS (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Rocket League

A funcionalidade crossplay também foi bem implementada em Rocket League, o grande sucesso do estúdio Psyonix. O jogo competitivo traz a mistura incomum de futebol com carros e virou febre ao ser disponibilizado aos assinantes do serviço online da Sony.

Em Rocket League, você pode fazer parte de times formados por jogadores do Xbox One, PC e Nintendo Switch, embora seja possível limitar plataformas a partir do menu. Outro ponto interessante é que há conteúdo exclusivo no Switch, como skins de personagem da Nintendo.

Rocket League tem crossplay entre Xbox One, PC e Switch (Foto: Divulgação/Psyonix) Rocket League tem crossplay entre Xbox One, PC e Switch (Foto: Divulgação/Psyonix)

Rocket League tem crossplay entre Xbox One, PC e Switch (Foto: Divulgação/Psyonix)

Paladins

Recém-chegado ao Nintendo Switch, Paladins é a resposta da desenvolvedora Hi-Rez Studios ao sucesso de Overwatch, o jogo de tiro da Blizzard. O shooter em primeira pessoa chegou inicialmente em um pacote pago à loja virtual da Nintendo, mas já está disponível em versão gratuita para os donos do console, tendo como complemento o crossplay com a versão de Xbox One.

Paladins tem crossplay com Xbox One (Foto: Divulgação/Hi-Rez) Paladins tem crossplay com Xbox One (Foto: Divulgação/Hi-Rez)

Paladins tem crossplay com Xbox One (Foto: Divulgação/Hi-Rez)

Pinball FX3

Pinball FX3 é um verdadeiro colírio aos olhos e agrada desde novatos até fãs de longa data do gênero. O jogo de esporte traz modos para um jogador, rankings online e, é claro, um modo multijogador robusto, com ligas e competições personalizadas. O seu modo online ainda foi redesenhado para facilitar as disputas entre jogadores de outras plataformas via crossplay. Ele pode ser jogador entre Nintendo Switch, Xbox One e PC.

Pinball FX3 permite crossplay com Xbox One e PC (Foto: Divulgação/Steam) Pinball FX3 permite crossplay com Xbox One e PC (Foto: Divulgação/Steam)

Pinball FX3 permite crossplay com Xbox One e PC (Foto: Divulgação/Steam)

Trailblazers

Trialblazers é um jogo de corrida inspirado em grandes clássicos, como F-Zero e WipeOut, mas com um grande diferencial: as naves futuristas têm a capacidade de colorir os cenários. Com uma proposta inusitada ao gênero, o título é voltado a quem gosta de jogar em modo cooperativo com os amigos. Ele pode ser jogador entre Nintendo Switch, Xbox One e PC.

Trailblazers permite crossplay com Xbox One e PC (Foto: Divulgação/Steam) Trailblazers permite crossplay com Xbox One e PC (Foto: Divulgação/Steam)

Trailblazers permite crossplay com Xbox One e PC (Foto: Divulgação/Steam)

Mantis Burn Racing

Mantis Burn Racing consegue aliar a estética dos carros de Rocket League a um gameplay em visão isométrica com elementos de ação. Desenvolvido pelo estúdio VooFoo, o game tem como principal atrativo o amplo sistema de personalização de carros, além de um longo modo carreira com potencial para durar dezenas de horas. O modo online, por sua vez, funciona entre PC, Xbox One e Nintendo Switch.

Mantis Burn Racing tem crossplay entre PC, Xbox One e Switch. (Foto: Divulgação/Steam) Mantis Burn Racing tem crossplay entre PC, Xbox One e Switch. (Foto: Divulgação/Steam)

Mantis Burn Racing tem crossplay entre PC, Xbox One e Switch. (Foto: Divulgação/Steam)

Chess Ultra

Apesar de trazer uma proposta simples, Chess Ultra tornou-se referência no gênero ao entregar um visual incrivelmente realista e jogabilidade moderna para facilitar a compreensão de quem não está familiarizado com o tabuleiro. Há modos multiplayer, placares de líderes online e dezenas de desafios a serem cumpridos acompanhado de outros jogadores no Xbox One, PC e Nintendo Switch.

Chess Ultra pode se jogado entre Xbox One e PC (Foto: Divulgação/Steam) Chess Ultra pode se jogado entre Xbox One e PC (Foto: Divulgação/Steam)

Chess Ultra pode se jogado entre Xbox One e PC (Foto: Divulgação/Steam)

MAIS DO TechTudo