Por Raquel Freire, para o TechTudo


Uma instituição focada no desenvolvimento de meninas está tocando uma campanha para lançar um emoji que simboliza a menstruação. Criado pela Plan International UK, o desenho de uma gotinha de sangue sorridente tem como objetivo reduzir o tabu acerca do tema, situação que gera problemas na área da saúde feminina ao redor do mundo.

A organização submeteu o emoji ao Consórcio Unicode e aguarda resposta. Antes, a Plan International já havia inscrito um outro emoji mais explícito, uma calcinha com gotas de sangue, que foi recusado. Vale lembrar que, entre as figuras aprovadas para o pacote 12.0, com previsão de lançamento em 2019, já consta a figura de uma gota de sangue, cuja descrição é "doação sanguínea, medicina, menstruação".

Emoji com gota de sangue quer facilitar conversas sobre menstruação — Foto: Divulgação/Plan International UK Emoji com gota de sangue quer facilitar conversas sobre menstruação — Foto: Divulgação/Plan International UK

Emoji com gota de sangue quer facilitar conversas sobre menstruação — Foto: Divulgação/Plan International UK

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A medida pode parecer desnecessária para algumas pessoas, mas o tabu em torno do tema é grave e atinge a vida de mulheres em diversos países. Segundo dados da Plan UK, 28% das meninas em Uganda não vão à escola quando estão menstruadas, e apenas 12% de jovens e adultas na Índia têm acesso a produtos de higiene como absorventes. Além disso, 90% das meninas em áreas rurais de Gana sentem vergonha durante o período menstrual, o que é experienciado por 48% das meninas entre 14 e 21 anos no Reino Unido.

Em pesquisa feita pela organização, realizada com mulheres de 18 a 34 anos, metade declarou que um emoji de menstruação ajudaria na hora de conversar sobre o tema com seus amigos e parceiros. Esses dados só explicitam o estigma em torno do assunto. Fica evidente que a ausência de um emoji específico está relacionada ao tabu, sendo que pelo menos 800 milhões de adolescentes e mulheres menstruam.

Emojis que participaram da campanha anterior da Plan Internaticional  — Foto: Divulgação/Plan International UK Emojis que participaram da campanha anterior da Plan Internaticional  — Foto: Divulgação/Plan International UK

Emojis que participaram da campanha anterior da Plan Internaticional — Foto: Divulgação/Plan International UK

Na submissão anterior, a Plan International UK, que trabalhou em parceria com a Plan Australia, criou cinco desenhos e pediu para que suas leitoras escolhessem qual emoji melhor representaria a menstruação. O vencedor (a figura de calcinha suja com sangue) competiu com um absorvente, um útero, um calendário menstrual e gotinhas de sangue.

"O tabu da menstruação é um enorme problema para meninas em todo o mundo. As meninas estão faltando à escola e enfrentam bullying e tratamento injusto", disse a CEO da Plan Australia, Susanne Legena, em entrevista ao The Next Web.

Qual emoji falta no seu teclado do WhatsApp ou Facebook? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo