Por Julio César Puiati, para o TechTudo

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

O cenário competitivo de Fifa é complexo. O circuito organizado pela EA Sports conta com diversos campeonatos, ligas e eliminatórias todos os anos, envolvendo milhões de jogadores, que se enfrentam em busca de um lugar no grande Mundial. Conheça a seguir as características, prêmios, regras e peculiaridades que envolvem as competições profissionais do simulador de futebol mais jogado no mundo.

O circuito

As etapas da temporada profissional de FIFA — Foto: Divulgação/EA Sports As etapas da temporada profissional de FIFA — Foto: Divulgação/EA Sports

As etapas da temporada profissional de FIFA — Foto: Divulgação/EA Sports

Várias mudanças ocorreram no cenário profissional de Fifa desde a realização do primeiro Mundial. Naquela época, em 2004, o brasileiro Thiago Carrico de Azevedo consagrou-se o primeiro campeão do game. De maneira resumida, o simulador de futebol conta com diversos eventos que compõem um circuito.

Esse circuito, organizado pela desenvolvedora do jogo, chama-se EA SPORTS FIFA Global Series. O conjunto de torneios se renova a cada temporada, quando uma nova edição de Fifa é lançada. Cada temporada é formada por três grandes etapas: Global Series Qualifiers, Global Series Playoffs e Fifa eWorld Cup Grand Final. Os torneios são jogados no PlayStation e no Xbox.

O Global Series Qualifiers é o pontapé inicial do circuito. Nessa etapa, vários campeonatos qualificatórios – onlines e presenciais – são disputados ao redor do mundo. As competições são divididas em: ligas nacionais, ligas FUT Champions, eventos licenciados e a FIFA eClub World Cup. Todos os jogadores são livres para se inscrever e participar.

As ligas nacionais são campeonatos profissionais independentes e já consolidados em um determinado país. É o exemplo da Liga Portuguesa. Os eventos licenciados são competições presenciais organizadas em parceria com a EA Sports. O exemplo mais conhecido do público brasileiro é a ESWC São Paulo.

Plateia durante o FUT Champions, campeonato de Fifa, em Barcelona — Foto: Reprodução/Facebook Plateia durante o FUT Champions, campeonato de Fifa, em Barcelona — Foto: Reprodução/Facebook

Plateia durante o FUT Champions, campeonato de Fifa, em Barcelona — Foto: Reprodução/Facebook

As ligas FUT Champions reúnem os mais bem colocados da Weekend League, torneio semanal disputado todos os finais de semana no modo Ultimate Team. Por fim, a FIFA eClub World Cup é uma competição que congrega atletas pertencentes a organizações de esports e clubes de futebol, como a brasileira Arte Virtual FC e o PSG, clube do brasileiro Rafael "rafifa13" Salles.

Os classificados do Global Series Qualifiers avançam para a segunda etapa: o Global Series Playoffs, uma espécie de "pré-Mundial". A fase agrupa os 64 melhores jogadores de cada console, que se enfrentam de forma presencial em algum país escolhido pela organização. Desses 128 atletas, apenas 32 (16 de PlayStation e 16 de Xbox) seguem vivos para o Mundial.

O Mundial de Fifa, também conhecido como FIFA eWorld Cup Grand Final, é a etapa que coroa o melhor jogador e encerra a temporada. Na edição 2018, o evento contou com a participação dos brasileiros Josaci "Senna do Boné" e Pedro Resende, e distribuiu uma premiação total de US$ 400 mil (aproximadamente R$ 1,5 milhão, em conversão direta).

Times e atletas

O brasileiro Rafifa é um dos grandes nomes do país  — Foto: Divulgação/PSG eSports O brasileiro Rafifa é um dos grandes nomes do país  — Foto: Divulgação/PSG eSports

O brasileiro Rafifa é um dos grandes nomes do país — Foto: Divulgação/PSG eSports

Com o sucesso dos campeonatos de jogos em geral, vários clubes de futebol decidiram investir recursos em atletas profissionais de Fifa. É o caso do alemão Schalke 04, com Tim "Tim Latka" Schwartmann, o clube suíço Basel, com Florian Fritz "CodyDerFinisher" Müller, além do já citado PSG, da França, composto por uma equipe de seis jogadores, incluindo rafifa13.

Organizações de esports também endossam a lista de times. Participaram do último FIFA eClub World Cup a brasileira Arte Virtual FC, de Pedro Resende, a alemã Transfermarkt eSport, do craque Gonzalo "nicolas99fc’" Villalba , a europeia Mkers, de Kurt ‘"kurt 0411" Fenech, e a britânica UNILAD, do campeão mundial Spencer "Gorilla" Ealing.

Confira abaixo a lista completa de campeões mundiais de FIFA.

  • 2017: Spencer Ealing (Inglaterra)
  • 2016: Mohamad Al-Bacha (Dinamarca)
  • 2015: Abdulaziz Alshehri (Arábia Saudita)
  • 2014: August Rosenmeier (Dinamarca)
  • 2013: Bruce Grannec (França)
  • 2012: Alfonso Ramos (Espanha)
  • 2011: Francisco Cruz (Portugal)
  • 2010: Nenad Stojkovic (Estados Unidos)
  • 2009: Bruce Grannec (França)
  • 2008: Alfonso Ramos (Espanha)
  • 2006: Andries Smit (Holanda)
  • 2005: Chris Bullard (Inglaterra)
  • 2004: Thiago Carrico de Azevedo (Brasil)

MAIS DO TechTudo