Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo


O Instagram anunciou, nesta terça-feira (28), três novas ferramentas para manter a rede social mais segura. Os usuários poderão solicitar o selo azul de conta verificada pelo menu do próprio app, acessar uma nova seção chamada “Sobre esta conta” e ver informações detalhadas sobre os perfils, e também aperfeiçoar a verificação em duas etapas para evitar que alguém acesse o app sem o dono saber.

O anúncio foi feito pelo cofundador e CTO do Instagram, Mike Krieger, em um comunicado no blog da plataforma. “As atualizações de hoje melhoram e deixam ainda mais eficazes as ferramentas já existentes no Instagram. Isso significa garantir que as pessoas que você segue e as contas com as quais interage são quem elas dizem ser e barrar os indivíduos mal-intencionados antes que causem quaisquer danos”, afirmou Krieger.

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Os recursos vão estar disponível em smartphones com Android e iPhone (iOS), mas ainda não há informações sobre a versão web do software de fotos e vídeos. Entenda a seguir como as novidades vão funcionar.

1. Sobre esta conta

Nova seção "Sobre esta conta" mostra informações detalhadas sobre perfis do Instagram — Foto: Reprodução/Instagram Nova seção "Sobre esta conta" mostra informações detalhadas sobre perfis do Instagram — Foto: Reprodução/Instagram

Nova seção "Sobre esta conta" mostra informações detalhadas sobre perfis do Instagram — Foto: Reprodução/Instagram

Uma nova seção chamada “Sobre esta conta” vai mostrar informações detalhadas sobre o perfil, como a data de registro da conta no Instagram, o país onde está localizada, as alterações do nome de usuário no último ano, os anúncios veiculados pela conta e os seguidores em comum.

Esses dados estarão localizados dentro do menu de três pontinhos, em cada perfil. A função será disponibilizada em setembro para grandes contas, e só depois será liberada para toda a comunidade da plataforma, mas a data ainda não foi definida pelo Instagram.

2. Selo de verificação

Usuário poderá solicitar selo azul de conta verificada dentro das configurações do Instagram — Foto: Reprodução/Instagram Usuário poderá solicitar selo azul de conta verificada dentro das configurações do Instagram — Foto: Reprodução/Instagram

Usuário poderá solicitar selo azul de conta verificada dentro das configurações do Instagram — Foto: Reprodução/Instagram

A partir de hoje, os usuários poderão solicitar o selo azul de conta autenticada de forma mais fácil e nativa, ou seja, no próprio menu de configurações do aplicativo. A função estava em testes desde julho. É preciso dizer que apenas perfis com grande alcance, como figuras públicas, celebridades, marcas globais ou entidades do Instagram poderão fazer esse pedido.

O requerimento deve ser feito por meio de um formulário, no qual o interessado precisa preencher seu nome de usuário, nome completo e enviar uma cópia de um documento oficial com foto, como carteira de habilitação, identidade ou passaporte, além de documentos comerciais. A confirmação da autenticação será enviada pelo próprio app.

Para que uma conta seja verificada, ela deve cumprir os Termos de Serviços do Instagram e passar por uma análise interna com o objetivo de confirmar a autenticidade, originalidade e relevância dentro da rede social. O Instagram deixa claro que o envio de uma solicitação não garante o reconhecimento da conta.

3. Compatibilidade com outros aplicativos de autenticação

Instagram libera uso de aplicativos de terceiros para autenticação de dois fatores — Foto: Reprodução/Instagram Instagram libera uso de aplicativos de terceiros para autenticação de dois fatores — Foto: Reprodução/Instagram

Instagram libera uso de aplicativos de terceiros para autenticação de dois fatores — Foto: Reprodução/Instagram

Nas próximas semanas, os usuários poderão usar outros aplicativos de autenticação de dois fatores para acessar o Instagram e assim, garantir mais segurança no login. A autorização para utilizar aplicativos de terceiros será feita no menu de configurações da plataforma de fotos e vídeos. Esse mecanismo de proteção já era usado pelo Facebook e Gmail.

Caso o usuário já tenha um app de autenticação instalado no celular, como o Google Authenticator, por exemplo, ele será detectado de forma automática e terá um código de login gerado imediatamente, para ser inserido no Instagram. No entanto, se ainda não houver uma aplicação desse tipo, ele será encaminhado para a App Store ou Google Play para que possa baixar o app.

Via Instagram

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