Por Victor de Abreu, para o TechTudo

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

O caçador (jungler) no League of Legends é um dos membros do time que mais possui o poder de influenciar diretamente no resultado do começo da partida. Com liberdade de se movimentar pelo mapa, o jungler pode adquirir recursos na selva, dar visão para seu time e, principalmente, ajudar cada rota executando seus ganks. Se executar suas ações com sucesso, o caçador pode ditar o ritmo da partida.

League of Legends; confira o nosso guia completo para iniciantes

League of Legends; confira o nosso guia completo para iniciantes

Além de todas essas características, ele ainda tem a responsabilidade de carregar o feitiço “Golpear”, que, além de ajudar a eliminar os campos da selva com mais segurança e facilidade, é utilizado para garantir objetivos grandes pelo mapa, como os Dragões e o Barão Na’Shor.

Muitos consideram esse caminho como o pior para o iniciante começar a jogar League of Legends. Afinal, exige bastante conhecimento e noção de jogo para não ficar para trás em experiência e ouro e não deixar seus companheiros na mão. Esse guia será exatamente para o jogador iniciante que deseja começar a se aventurar pela selva de Summoner’s Rift e ser capaz de influenciar positivamente no jogo como um bom caçador. Vamos lá?

Lembrando que o guia tem como referência o Patch 8.13.

Quais campeões são mais indicados para começar?

Assim como nas demais rotas, na selva há um grupo de campeões que não possuem mecânicas tão avançadas e que podem ser úteis para os iniciantes em seus primeiros passos em LoL. Campeões como Lee Sin, Nidalee, Rengar, Elise e Evelynn podem ser complicados para aqueles que estão começando a jogar, por exigirem um pouco mais do jogador.

É importante começar pelo básico, sem se afobar, para adquirir o máximo de noção possível a respeito da selva. Vamos aos melhores exemplos de campeão:

Nunu

Nunu não é um assassino, mas pode ser de grande utilidade para seu time — Foto: Divulgação/Riot Games Nunu não é um assassino, mas pode ser de grande utilidade para seu time — Foto: Divulgação/Riot Games

Nunu não é um assassino, mas pode ser de grande utilidade para seu time — Foto: Divulgação/Riot Games

O Nunu, embora não esteja entre os melhores campeões do jogo atualmente, é uma excelente escolha para começar. Trata-se de um campeão com um conjunto simples de habilidades, que inclui uma habilidade bastante útil para eliminar os monstros da selva e ainda recuperar a vida ao executá-la. Tal habilidade, chamada de “Consumir” (Q), também é interessante para quando você precisar garantir um objetivo maior.

O Nunu atua, geralmente, como um campeão de utilidade, dando suporte para seus companheiros e usando de suas habilidades para neutralizar o ímpeto de seus oponentes.

Amumu

Pequeno, parece frágil, mas é perigoso e bastante resistente — Foto: Divulgação/Riot Games Pequeno, parece frágil, mas é perigoso e bastante resistente — Foto: Divulgação/Riot Games

Pequeno, parece frágil, mas é perigoso e bastante resistente — Foto: Divulgação/Riot Games

A múmia triste é uma opção interessante para os jogadores que gostam de personagens mais tanks, aqueles que fazem mais resistência do que dano, buscam a linha de frente do seu time e causam muito Controle de Grupo (CC ou crowd control) em seus oponentes.

Com o Amumu, é necessário cuidar o gasto de mana e a sua vida na selva, pois, diferente do Nunu, ele não possui uma habilidade capaz de recuperar sua vida e eliminar os monstros com mais facilidade. Apesar disso, sua habilidade "Desespero" (W) é capaz de limpar rapidamente os grandes campos de selva e a habilidade "Chilique" (E) garante um pouco mais de resistência de forma passiva.

Ele também poderá ser usado com o intuito de melhorar a mira do jogador. Afinal, uma das principais habilidades do Amumu é a “Lançar Bandagens” (Q), que lança uma faixa na direção desejada e segura seu alvo, se você acertá-lo.

Xin Zhao

Xin Zhao sempre será uma boa escolha para começar — Foto: Divulgação/Riot Games Xin Zhao sempre será uma boa escolha para começar — Foto: Divulgação/Riot Games

Xin Zhao sempre será uma boa escolha para começar — Foto: Divulgação/Riot Games

Xin Zhao é um campeão poderoso e fácil de se aprender a jogar. Além das habilidades ajudarem a realizar os ganks, elas também auxiliam na selva com Velocidade de Ataque e Controle de Grupo. Uma das principais armas de Zhao é a habilidade "Investida Audaciosa" (E), que faz com que você se aproxime de seu alvo rapidamente, causando dano considerável e ainda aumentando a sua Velocidade de Ataque.

O Xin Zhao tem foco no dano e menos capacidade de resistência, diferente do Amumu. É uma boa escolha para o jogador que prefere procurar por eliminações e acabar com a vida de seus oponentes com ataques devastadores.

Com esses três personagens, você terá um pouco mais de tranquilidade para aprender a ser um caçador em League of Legends, sem tantas preocupações com mecânicas mais avançadas. Também lembramos que cada um deles tem sua peculiaridade, sendo um voltado para a utilidade, o outro para a resistência e o último para o dano. É interessante o jogador encontrar seu próprio estilo de jogo para escolher o campeão que funciona melhor nas funções necessárias.

Outros personagens simples para se jogar na selva e que você poderá considerar são Volibear, Maokai, Warwick e Master Yi.

Vale lembrar que campeões com dano em área são melhores para fazer campos com mais de um monstro. Então, se você está começando em LoL, tenha isso em mente.

Qual caminho escolher nos primeiros minutos na selva

Feitiço “Golpear” apostos? Machete do caçador e poções comprados? Então vamos aos primeiros minutos na selva. Minutos esses que podem não ser necessariamente decisivos, mas dependendo da situação nas rotas e das decisões do caçador inimigo, podem reservar muitas surpresas.

Jogadores mais experientes escolhem suas rotas considerando estilo de jogo e campeão utilizado. O Gank, emboscada contra um oponente de rota, poderá ocorrer logo no começo de tudo, com o intuito de pegar o oponente desprevenido. Também existe a possibilidade de invadir a selva inimiga para roubar seus recursos caso você o veja do outro lado do mapa, ou também coordenar com seu time para eliminar o caçador adversário. Tudo vai depender da sua experiência e noção de jogo na selva. Quanto mais você jogar, maiores as chances de você improvisar o seu caminho para se adaptar à situação ou aquilo que deseja fazer.

Como é um guia para quem está começando na selva, vamos pelo básico, em partes. Lembrando que muitas situações diferentes podem acontecer ao longo do jogo, como uma invasão do time inimigo ou o caçador inimigo buscando eliminar você em sua própria selva. Porém, vamos focar na situação padrão, você sozinho e a selva, que é a mais comum de acontecer.

Existe uma expressão no League of Legends chamada de “Leash”, simplesmente o ato dos seus aliados ajudarem você a eliminar um monstro da selva. Alguns campeões não necessitam do Leash, mas para acelerar ainda mais o ganho de experiência e o começo dos ganks, essa é uma solução bastante simples. Também lembramos que os caçadores geralmente iniciam a selva pelos buffs, o Azuporã e o Rubrivíra, os monstros mais fortes e mais resistentes que você encontrará por lá e aqueles que são mais valiosos também.

Rubrivira, popularmente conhecido como Vermelho, é um dos dois monstros mais importantes da selva — Foto: Reprodução/Victor de Abreu Rubrivira, popularmente conhecido como Vermelho, é um dos dois monstros mais importantes da selva — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

Rubrivira, popularmente conhecido como Vermelho, é um dos dois monstros mais importantes da selva — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

Na maioria dos jogos, os caçadores, tanto do lado azul como do vermelho, optam por começar pelo buff que aparece na Bot Lane (Rota Inferior), local onde está o Jarvan IV na foto acima. A razão disso é que dois parceiros de time podem ajudar com o monstro, enquanto na Top Lane (Rota Superior), apenas um poderá ajudar. Como estamos falando de velocidade, dois campeões vão trabalhar melhor do que um.

Há algumas exceções como o Fiddlesticks, um campeão que necessita de Mana para fazer os campos da selva, sendo bastante recomendado começar pelo Azuporã, o buff azul. Independentemente do lado, ele optará por começar com esse buff para ter mais regeneração de mana e mais facilidade em sua selva.

A habilidade "Drenar" (W) do Fiddlesticks é essencial para ele fazer os campos da selva. — Foto: Reprodução/Victor de Abreu A habilidade "Drenar" (W) do Fiddlesticks é essencial para ele fazer os campos da selva. — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

A habilidade "Drenar" (W) do Fiddlesticks é essencial para ele fazer os campos da selva. — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

Após pegar seu buff, a decisão do próximo campo será toda sua. Nos rios de Summoner’s Rift, há um monstro amigável chamado Aronguejo. Ele não causa dano em você quando atacado e ainda concede ouro, experiência e visão no rio para seu time. Porém, por ser fora da sua selva, existe a possibilidade do caçador inimigo estar por lá. Caso não tenha certeza e esteja com um campeão sem potencial de duelo no começo de jogo, não arrisque e continue na sua própria selva.

Se possível, garanta o Aronguejo antes do caçador adversário — Foto: Reprodução/Victor de Abreu Se possível, garanta o Aronguejo antes do caçador adversário — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

Se possível, garanta o Aronguejo antes do caçador adversário — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

Dentro da selva, existe a opção de realizar mais dois campos antes de partir para seu segundo buff. Os Trevoguaris (Lobos) e as Acuâminas são as opções, caso você tenha optado por não fazer o Aronguejo. Ambos os campos não colocam seu campeão no nível três, mas garantem o nível assim que você fizer o buff seguinte.

Com três habilidades disponíveis e os dois buffs em seu campeão, é um momento de tomar decisões. Continuar pela selva adquirindo ouro e experiência para, então, voltar para a base e capitalizar tudo ou realizar ganks e garantir as visões no rio com o Aronguejo?

Caso não encontre boas oportunidades ou tenha preferência pela segurança, você pode continuar a fazer os campos da selva e voltar para a base em seguida, capitalizando todo o ouro conquistado. Quanto aos ganks, falaremos sobre eles nos próximos tópicos.

Realizando os campos com mais segurança

É bastante comum os iniciantes terem dificuldade em fazer os campos da selva sem perder uma quantidade considerável de vida. O que impossibilita o jogador de continuar a enfrentar os monstros e torna uma invasão do adversário mais fácil.

A primeira dica é não ficar parado quando for bater nos monstros que atacam corpo a corpo, principalmente se você estiver jogando com um campeão de longo alcance. Procure se movimentar, dê passos curtos para se afastar do monstro enquanto bate. Isso não evitará que você perca sua vida, mas diminuirá o dano de uma forma geral. Claro, tome cuidado para não se afastar muito e resetar a vida do monstro.

Outra dica é guardar as habilidades que enraízam, paralisam, levantam ou afastam os monstros de você para utilizá-las no momento certo. Muitos cometem o erro de gastar esse artifício antes mesmo de começar a bater no monstro escolhido. É melhor guardar essa habilidade para o momento que eles começarem a atacar. Dessa forma, você impedirá um ataque do monstro e ainda vai atrasar o próximo.

A combinação de "Estandarte Demaciano" (E) com o Ataque do Dragão (Q) do Jarvan IV é um bom exemplo. — Foto: Reprodução/Victor de Abreu A combinação de "Estandarte Demaciano" (E) com o Ataque do Dragão (Q) do Jarvan IV é um bom exemplo. — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

A combinação de "Estandarte Demaciano" (E) com o Ataque do Dragão (Q) do Jarvan IV é um bom exemplo. — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

Por último, em campos com mais de um monstro, Acuâminas, Trevoguaris e Krugues, é recomendado que você comece pelos monstros menores. Dessa forma, você evita receber dano contínuo desses monstros enquanto tenta derrubar o maior e mais resistente.

São pequenas atitudes que farão a diferença no jogo como um todo.

Como e quando realizar os ganks?

Essa é uma das características mais importantes quando falamos a respeito do caçador. Como ele não está preso a uma rota específica, ele pode andar pelo mapa com mais liberdade, emboscar seus oponentes e ajudar seus companheiros de equipe. No entanto, aquilo que é simples no papel pode ser um pouco mais complexo na prática.

Para ficar mais claro, vamos fazer pequenos tópicos de dicas para você:

- Lembre-se de prestar atenção na sua vida, no potencial do seu personagem e em tudo o que aquele que está para ser emboscado pode fazer para fugir ou eliminar você ou seu companheiro de equipe.

- Pergunte para seu companheiro se o oponente colocou sentinelas nos arbustos ou no rio. É muito mais fácil realizar um gank quando você está invisível para seu oponente. Porém, mesmo que tenha visão no local, nem sempre o seu alvo estará prestando atenção ou em um posicionamento bom para ele, o que facilitará seu gank. Tudo é questão de oportunidade e saber aproveitá-la.

- A Insígnia de Brasa, também conhecida como Buff Vermelho, é um bônus fenomenal para você realizar ganks. Com ela, seus ataques básicos e habilidades causarão lentidão ao oponente e dano por segundo. Apenas a lentidão já servirá para seu gank ser efetivo.

- Falando em Buffs, tenha muito cuidado para não gankar em momentos próximos do renascimento de seu Buffs, seja o Azuporã ou o Rubrivira. Ambos são valiosos, e um bom caçador poderá aproveitar a sua ausência para roubá-los de você. Claro, você também poderá puni-lo da mesma forma quando ele tentar gankar alguma rota.

- Procure imaginar as possíveis rotas de fugas de seu oponente no momento do gank. Dessa forma, ficará um pouco mais fácil de prever a sua movimentação e punir qualquer ação que ele tentará fazer.

- Preste atenção ao feitiço “Flash” de seu alvo. Caso seu personagem tenha um “Gap Closer”, habilidade que você utiliza para diminuir a distância entre seu alvo e você, segure-o, force seu oponente a usar o Flash e puna-o logo em seguida.

- Deixar ou não deixar o abate para seu companheiro? Essa é uma questão que muitos têm dúvidas. No entanto, é bastante simples de responder: deixe apenas quando você tiver 100% de certeza que o oponente não fugirá, seja com Flash, alguma habilidade de fuga ou com a ajuda de outro oponente. De forma geral, é melhor avançar com o pensamento de garantir o abate, visto que isso já ajudará seu companheiro dando-lhe um pouco de ouro e liberdade para farmar alguns minions na rota.

- A paciência é uma virtude, mas não a utilize em excesso em League of Legends. Muito cuidado quando for esperar demais a oportunidade certa em uma rota. Cada segundo conta no jogo.

- Quando for gankar a Top Lane, preste atenção no Dragão, que fica próximo da Rota Inferior. É muito comum o caçador fazer uma chamada para o Dragão no momento que vê o caçador inimigo na Top Lane, visto que o feitiço "Golpear" é a maior arma para roubar esses objetivos. Por ser muito longe do objetivo, a probabilidade dele chegar a tempo é muito baixa. Você também deve prestar atenção no mapa e tomar decisões para realizar esse tipo de chamada.

- Use dos pinstouros. Essas plantas podem colocar você rapidamente próximo da rota desejada, surpreendendo seu alvo mesmo se ele tiver visão no local.

Esse pinstouro na Bot Lane é muito interessante para o caçador realizar um ataque surpresa — Foto: Reprodução/Victor de Abreu Esse pinstouro na Bot Lane é muito interessante para o caçador realizar um ataque surpresa — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

Esse pinstouro na Bot Lane é muito interessante para o caçador realizar um ataque surpresa — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

- Atenção aos Counter Ganks. Isso acontece quando o caçador que está gankando é recebido pela chegada do jungler adversário para ajudar seu companheiro. Faz muito tempo que caçador oponente não aparece no mapa? Bem, ele pode estar mais próximo do que você imagina. Tenha muito cuidado para não ser surpreendido.

O Golpear e os objetivos principais

Para o último tópico do guia, o Arauto, os Dragões e o Barão Na’Shor. Chegou o momento de falar a respeito dos três monstros principais de Summoner’s Rift e a importância do caçador no momento de executá-los.

O uso do feitiço “Golpear” pode ser um trauma para muitos caçadores. Afinal, um erro de cálculo pode custar o objetivo e, quem sabe, a partida inteira para seu time. É um momento crucial e que, embora injustamente, toda a culpa de uma possível perda cai em cima do jungler.

Há uma maneira de aumentar as suas chances de conquistar esses objetivos, mas, mesmo assim, na pressão e no calor do jogo, com o time inimigo próximo e buscando esse objetivo, ele jamais estará 100% garantido. O que podemos fazer é melhorar nossas chances com uma atitude simples: guardar a habilidade mais forte para o final, antes do uso do Golpear.

Nós podemos ver a vida do monstro que estamos eliminando e o dano que o Golpear causará. Porém, jamais confie apenas no apertar de um único botão e nesse dano do feitiço. Guarde sua habilidade mais forte quando a vida do monstro se aproximar do dano de seu Golpear. Então, quando tiver certeza de que a habilidade dará o dano desejado, use-a e, logo em seguida, aperte o botão do feitiço.

Como mencionado, não é 100% garantido, mas certamente aumentará suas chances de garantir o objetivo para seu time. Essa dica também poderá ser utilizada quando você for obrigado a tentar roubar o objetivo inimigo.

Onda Sônica/ Ataque Ressonante (Q) do Lee Sin é um bom exemplo de habilidade sendo utilizada junto ao Golpear — Foto: Reprodução/Victor de Abreu Onda Sônica/ Ataque Ressonante (Q) do Lee Sin é um bom exemplo de habilidade sendo utilizada junto ao Golpear — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

Onda Sônica/ Ataque Ressonante (Q) do Lee Sin é um bom exemplo de habilidade sendo utilizada junto ao Golpear — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

Para finalizar, lembramos que ser um caçador é uma questão de aprendizado e experiência. Tenha paciência em sua evolução, jogue com campeões fáceis no começo e aprenda com seus erros desde sempre. Afinal, você vai errar bastante no começo, mas é a partir dos erros que você conseguirá aquilo que almeja.

*Esse conteúdo faz parte do projeto Guia LoL, patrocinado pela Riot.

MAIS DO TechTudo