Por Filipe Garrett, para o TechTudo


A D3500 é a nova câmera da Nikon, lançada durante a IFA 2018, feira de tecnologia que acontece em Berlim. A DSLR da marca tem perfil amigável e é direcionada para iniciantes, com recursos e características superiores a uma superzoom, e preço mais baixo que algumas mirrorless. A D3500 tem sensor de 24,2 megapixels e usa um processador Expeed da nova geração, garantindo imagem de maior qualidade e cores mais vivas, segundo a Nikon.

A câmera estará à venda a partir de setembo, com preço de US$ 499, cerca de R$ 2.095 em conversão direta. No pacote, acompanha a DSLR uma lente de 18-35 mm.

Quer comprar uma câmera profissional barata? Encontre os melhores preços no Compare TechTudo

D3500 tem design remodelado para melhorar a ergonomia — Foto: Divulgação/Nikon D3500 tem design remodelado para melhorar a ergonomia — Foto: Divulgação/Nikon

D3500 tem design remodelado para melhorar a ergonomia — Foto: Divulgação/Nikon

Com design bastante modificado em relação à D3400, a câmera repete alguns dos recursos e especificações do modelo que substitui. Exemplos são o sistema de foco automático, bastante útil para iniciantes com 11 pontos de detecção. O ISO também é mantido de uma geração para outra, com máximo de 25.600.

Embora tenha sensor de 24,2 megapixels e novo processador, a câmera da Nikon não grava vídeos em 4K: apenas em Full HD, a 60 quadros por segundo. Já a bateria deve dar conta de 1.550 fotografias, ou 20 minutos de gravação, na qualidade máxima permitida.

A Nikon afirma que o design do modelo foi repensado para proporcionar melhor ergonomia e facilitar o transporte do conjunto, com botões reposicionados para dar acesso fácil às funções mais usadas. A máquina também é equipada com um visor LCD fixo e sem funcionalidade touch.

LCD é fixo e sem touch na nova D3500 — Foto: Divulgação/Nikon LCD é fixo e sem touch na nova D3500 — Foto: Divulgação/Nikon

LCD é fixo e sem touch na nova D3500 — Foto: Divulgação/Nikon

Os recursos presentes na D3500 trazem algumas curiosidades, como modos pré-definidos de fotografia. Os filtros disponíveis, por exemplo, lembram as opções disponíveis no Instagram. Além disso, mapeamentos padronizados prometem ajudar usuários menos experientes na hora de tirar suas fotos.

A câmera traz ainda conectividade Bluetooth, dando a opção de realizar os cliques à distância por meio de um controle remoto compatível da Nikon. Também é possível fazer backup de versões de 2 megapixels das fotos, o que pode ser útil na hora de passar fotos para o celular, por exemplo, uma vez que o modelo não é compatível com Wi-Fi.

Via Nikon, PCMag

Mais do TechTudo