Redes sociais

Por Isabela Giantomaso, para o TechTudo


Ganhar dinheiro com publicações em redes sociais já é uma realidade. No Instagram, os usuários que conquistam esse posto são chamados de Instagrammers, além de terem o título de digital influencers (influenciadores digitais, em português). As pessoas pagas para fazerem posts na plataforma de fotos e vídeos contam com um público grande e, de preferência, alcançam determinado nicho em que uma marca pode se interessar.

Para entender melhor o conceito de Instagrammer e saber como os usuários ganham dinheiro com a rede social, veja, a seguir, todos os detalhes sobre a nova profissão. Em julho, uma pesquisa revelou as dez celebridades mais bem pagas do mundo no Instagram. O único brasileiro da lista, em oitavo lugar, é o jogador Neymar Jr., com preço por post avaliado em US$ 600 mil (cerca de R$ 2,2 milhões).

Neymar é o brasileiro mais bem pago por post no Instagram — Foto: Divulgação/Hopper HQ

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O que é e quem é Instagrammer?

O termo Instagrammer significa, na tradução livre do inglês, alguém que usa o Instagram. Dessa forma, a palavra pode indicar qualquer usuário da plataforma que fique deslizando no feed ou nos Stories. Para dividir as categorias, no entanto, a expressão é mais utilizada para se referir às pessoas que ganham dinheiro com a rede social.

Normalmente, marcas buscam implantar publicidade no perfil do Instagram de usuários que apresentam a construção de estilo de vida ou de ideias, além de terem um número alto de seguidores e um grande alcance (curtidas, comentários e visualizações dos Stories). O feed desses influenciadores costuma ser organizado, com padronização de cor ou acompanhando determinada linha de publicação.

Grande parte dos Instagrammers profissionais são jovens, e trabalham de forma semelhante aos especialistas de marketing digital. Eles costumam ter um olhar detalhado para cada publicação, desde o ângulo da imagem até a legenda, pois buscam estudar seu público e construir uma marca pessoal para chamar atenção.

Instagrammers podem ser divididos entre artistas conhecidos fora da rede e pessoas que cresceram na plataforma — Foto: Gabrielle Lancellotti/TechTudo

É possível dividir os Instagrammers em dois grupos: o primeiro, com celebridades já conhecidas fora do Instagram, como atrizes, atletas e cantores que trabalham na plataforma de forma também atrativa para as marcas. Já o segundo é composto por influenciadores que cresceram nas redes sociais e contam com um público fiel e importante para as empresas. Nestes casos, podem ser desde cozinheiros até médicos, empresários, personal trainers e blogueiros.

Como um Instagrammer ganha dinheiro?

Como já mencionado, para ser um Instagrammer profissional, o usuário deve ter um número alto de seguidores e um alcance relevante para as marcas. Além disso, é importante que o influenciador digital também se comunique com um determinado grupo de pessoas que siga o perfil do público-alvo da empresa que o contrata.

Influenciadores digitais contam com número alto de alcance das publicações — Foto: Gabrielle Lancellotti/TechTudo

A partir dos números e do estudo do perfil do Instagrammer, as marcas podem fazer o pagamento de uma quantia específica por post, de acordo com as vendas geradas a partir do link divulgado pelo influenciador ou com recompensas pelos resultados alcançados.

Há casos em que as empresas determinam qual publicação deve ser feita, entretanto, algumas permitem que o digital influencer divulgue o produto da forma como preferir, por meio de foto, vídeo ou Stories temporário.

Algo que também é comum entre marcas e influenciadores digitais é uma espécie de escambo, uma troca sem o uso de dinheiro. Neste caso, o Instagrammer fica responsável por publicar, por exemplo, uma foto de um hotel ou de uma loja de roupas. Como forma de pagamento, a empresa permite que o usuário não pague a hospedagem ou escolha quais peças quer levar.

Além do pagamento convencional, algumas empresas também fazem acordos de trocas com Instagrammers — Foto: Gabrielle Lancellotti/TechTudo

Quanto ganha um influenciador no Instagram?

Muitas vezes o valor cobrado por publicações no Instagram não são divulgados pelos influenciadores — apenas caso seja uma empresa interessada em ter um post patrocinado. Os preços podem ir de centenas até milhares de dólares.

Em julho, a empresa de gerenciamento de redes sociais Hopper HQ revelou as dez celebridades mais bem pagas do mundo no Instagram. No ranking, a primeira colocada é a irmã da socialite Kim Kardashian, Kylie Jenner. A estimativa é que a empresária, com 110 milhões de seguidores, ganhe cerca de US$ 1 milhão (R$ 3,7 milhões) por publicação na rede.

Estimativa é de Kylie Jenner ganhe cerca de US$ 1 milhão por post patrocinado no Instagram — Foto: Divulgação/Hopper HQ

Na sequência, a lista conta com a cantora Selena Gomez, com 138 milhões de seguidores em posts avaliados em US$ 800 mil (R$ 3 milhões), e o jogador de futebol Cristiano Ronaldo, com 133 milhões de seguidores e publicações avaliadas em US$ 750 mil (R$ 2,8 milhões).

Nesses casos, vale observar que nem sempre o número de seguidores determina o valor da publicação, já que o grupo de pessoas que acompanham um perfil pode ser mais valioso em uma conta de um influenciador pequeno do que na de um Instagrammer que comunica para um nicho muito diversificado.

Instagram passa a mostrar o status online no stories: saiba usar

Instagram passa a mostrar o status online no stories: saiba usar

Mais do TechTudo