Red Dead Redemption é um dos maiores sucessos da Rockstar, a mesma produtora de GTA. Com o lançamento de Red Dead Redemption 2 no PS4 e Xbox One se aproximando, aproveitamos o hype para relembrar curiosidades sobre esse clássico de velho oeste do PS3 e Xbox 360. Confira oito informações legais sobre o jogo em nossa lista completa logo abaixo:
O capítulo “perdido”
Embora Red Dead Redemption e Red Dead Redemption 2 façam parte do mesmo universo e história, há um terceiro capítulo na franquia que costuma ser ignorado tanto pelos fãs como pela própria desenvolvedora Rockstar.
Red Dead Revolver foi lançado para PlayStation 2 e Xbox e é considerado o antecessor espiritual de Red Dead Redemption — Foto: Divulgação/Rockstar
Trata-se de Red Dead Revolver, jogo lançado em 2004 para PlayStation 2 e Xbox. Embora ele tenha sido bem recebido pela crítica na época, a Rockstar preferiu tratar Red Dead Redemption como seu reboot ou sequência espiritual, e não uma verdadeira sequência direta.
Ostentação
Até a data de publicação deste texto, em agosto de 2018, Red Dead Redemption ainda figura entre os 10 jogos de videogame cujo desenvolvimento foi mais caro em toda a história da indústria.
Red Dead Redemption custou mais de 100 milhões de dólares para ser feito — Foto: Divulgação/Rockstar
Sem contar os gastos com marketing, foram mais de 100 milhões de dólares apenas com desenvolvimento. Felizmente, o jogo rendeu um bom lucro à Rockstar, já que vendeu mais de 16 milhões de cópias, segundo o site VGChartz.
John Marston alternativo
Embora Rob Wiethoff tenha interpretado muito bem o protagonista John Marston, outros grandes atores foram convidados para o papel, mas recusaram a oferta de protagonizar Red Dead Redemption.
Muitos atores de renome foram convidados para o papel principal de John Marston — Foto: Divulgação/Rockstar
Entre os nomes que negaram o convite da Rockstar temos astros como Clint Eastwood, Robert Redford e Robert Duvall. O próprio Rob Wiethoff acabou fazendo seu teste para o papel às cegas. Já imaginou como ficaria o game se outro ator fosse o astro principal?
Uma pontinha dos famosos
O elenco coadjuvante de Red Dead Redemption também conta com estrelas da telona e da televisão interpretando habitantes das cidades e vilarejos do game. Walter E. Jones, o Power Ranger Negro original, é um bom exemplo de celebridade que faz uma pontinha na dublagem.
O Power Ranger Walter Jones faz uma ponta em Red Dead Redemption — Foto: Divulgação/Saban
Além dele, o comediante Fred Arminsen, da série Portlandia, e a saudosa Charlotte Rae, de Vivendo e Aprendendo, também emprestam suas vozes ao jogo, o que honra a tradição da Rockstar de sempre convidar astros para pontas em seus jogos.
Inspiração para a televisão
Entre 2011 e 2016, o canal AMC transmitiu nos Estados Unidos a série western Hell on Wheels. Anson Mount, que interpretava o protagonista Cullen Bohannon, revelou à revista americana Cowboys & Indians como se preparou para o papel.
Anson Mount jogou bastante Red Dead Redemption — Foto: Divulgação/AMC
Segundo o ator, nas semanas antes da filmagem começarem, ele se dedicou a jogar Red Dead Redemption o máximo possível a fim de se aclimatar com o velho oeste! Quem diria que um jogo poderia ser útil até para atores se prepararem para seus trabalhos?
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
Tom atenuado
Embora os jogos da Rockstar tenham fama de polêmicos e não hesitem em mexer em vespeiros e assuntos espinhosos, a equipe de Red Dead Redemption tomou um cuidado especial com os diálogos do game, especialmente no que diz respeito ao racismo.
A Rockstar preferiu evitar polêmicas sobre racismo em Red Dead Redemption — Foto: Divulgação/Rockstar
Como se sabe, esse problema era ainda mais intenso e normatizado na sociedade norte-americana em 1911, ano em que se passa o game (o Ato de Emancipação foi emitido pouco antes, em 1863). Embora a equipe buscasse o maior realismo possível, eles concordaram em atenuar vários diálogos.
Como apurado pelo canal DidYouKnowGaming, Dan Houser, o co-fundador da Rockstar, disse que "o linguajar usado para descrever outras raças na época seria muito ofensivo para quem o ouvisse hoje. Tentamos relembrar esse fato durante o jogo, mas maneiramos no tom em relação ao que observamos em nossas pesquisas."
Não faltam easter eggs divertidos!
Já é tradição na Rockstar encher os seus jogos de Easter Eggs, e não foi diferente com Red Dead Redemption. Já fizemos uma lista completa com as referências e segredos do game mas, é sempre legal relembrar as mais legais.
Clint Eastwood foi homenageado em Red Dead Redemption — Foto: Divulgação/MGM
A cidade de Plainview, por exemplo, foi inspirada no personagem Daniel Plainview, do filme Sangue Negro, e justamente por isso possui várias plataformas de extração de petróleo. Em um cemitério, também podemos ver uma lápide dedicada ao “Unknow Cowboy”, o Caubói Desconhecido, uma homenagem ao Pistoleiro Sem Nome de Clint Eastwood.
Muita pesquisa de campo
Como parte da missão de criar o jogo mais imersivo e realista já visto sobre o Velho Oeste, a equipe de desenvolvimento não ficou apenas vendo filmes de John Wayne e outros clássicos do gênero, embora eles realmente sejam influências claras e diretas.
Muita pesquisa de campo foi feita para tornar Red Dead Redemption mais imersivo e realista — Foto: Divulgação/Rockstar
O pessoal da Rockstar participou de um exaustivo trabalho de pesquisa que envolveu visitas à bibliotecas e viagens pelos EUA observando cenários e coletando informações e fotografias de referência, além de consultar até catálogos de compras da época para poder recriar os móveis da época com fidelidade.
Red Dead Redemption merecia mesmo uma continuação? Comente no fórum do TechTudo!