Por Pedro Cardoso, Para o TechTudo


A Samsung anunciou nesta terça-feira (7) que está produzindo um novo SSD padrão QLC que pode atingir os 4 TB de espaço de armazenamento. De acordo com a empresa, este é o primeiro exemplar deste segmento fabricado em larga escala para o consumidor final. O preço não foi revelado, mas os modelos devem chegar até o fim do ano.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Esse limite é possível porque a fabricante desenvolveu um novo chip V-NAND de 4 bits com 1 TB de memória, para substituir os de 3 bits com apenas 64 GB. De forma geral, sempre que uma memória desse tipo aumenta a sua densidade, para ter mais espaço, a velocidade de transmissão diminui. Entretanto, a Samsung promete manter a mesma velocidade de 540 MB/s para leitura e de 520 MB/s para gravação de dados.

SSD V-NAND da Samsung com até 4 TB — Foto: Divulgação/Samsung SSD V-NAND da Samsung com até 4 TB — Foto: Divulgação/Samsung

SSD V-NAND da Samsung com até 4 TB — Foto: Divulgação/Samsung

Utilizando a nova tecnologia de 4 bits, a Samsung também vai oferecer SSDs de 1 TB e 2 TB – todos eles com garantia de três anos e construídos no formato 2,5 polegadas, que é utilizado amplamente em todos os notebooks e desktops atuais. Segundo o comunicado, a marca pretende oferecer também um cartão de memória de 128 GB para celulares utilizando a tecnologia QLC do seu SSD.

Vale ressaltar que QLC significa “quad-level cell”, justamente uma indicação de que o chip possui 4 bits. Para exemplificar, os modelos de 3 bits eram nomeados como TLC, ou triple-level cell. A diferença entre as duas tecnologias não se limita apenas ao nome. Na tabela abaixo, é possível acompanhar a evolução desses chips, os anos quando foram lançados e a capacidade total de armazenamento de um drive fabricado com eles.

Evolução do SSD da Samsung

Ano de lançamento Bit Nodes Capacidade do chip Capacidade do drive
2006 1-bit SLC 70-nm class 4GB 32GB
2010 2-bit DLC 30-nm class 32GB 512GB
2012 3-bit TLC 20-nm class 64GB 500GB
2018 4-bit QLC V-NAND 4ª geração 1TB 4TB

As vantagens para o consumidor final são subjetivas, mas espera-se que esses produtos possam chegar às lojas com os mesmos preços dos modelos anteriores, apesar dos melhores desempenhos.

Cinco dicas importantes antes de comprar um notebook

Cinco dicas importantes antes de comprar um notebook

Via Samsung

Vale a pena trocar HD rígido por SSD? Descubra no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo