Campeonatos

Por Luiz Felipe Lima, para o TechTudo


O circuito internacional de Street Fighter V, Capcom Pro Tour, teve uma série de competições em julho. O líder Fujimura Atsushi, que alcançou a primeira colocação da tabela em julho, continua no topo do ranking. Porém, o nome de maior destaque do mês foi Daigo Umehara: o japonês venceu o seu primeiro Evento Premier do ano e quebrou o jejum de vitórias que já durava aproximadamente um ano. Veja, a seguir, um resumo com os principais destaques da CPT neste mês.

 Veja o resumo de julgo da Capcom Pro Tour 2018 — Foto: Divulgação/Capcom Pro Tour  Veja o resumo de julgo da Capcom Pro Tour 2018 — Foto: Divulgação/Capcom Pro Tour

Veja o resumo de julgo da Capcom Pro Tour 2018 — Foto: Divulgação/Capcom Pro Tour

Confira o Top 10 atual da CPT:

Top 10 Capcom Pro Tour

Fudoh | Fujimura 1961 Pontos
Panda Global | Infiltration 1530 Pontos
Echo Fox | Tokido 1370 Pontos
UYU | NL 1261 Pontos
Cygam,es Beast | Daigo 1202 Pontos
Ghost | NuckleDu 760 Pontos
Razer | Xian 692 Pontos
Echo Fox | Justin Wong 651 Pontos
Fursan | Verloren 620 Pontos
NVD | Phenom 611 Pontos

Sonic Boom, Madri, Espanha

Campeão: Claude “Hurricane” Diboti

O primeiro campeão do mês de julho foi o inglês Claude “Hurricane” Diboti. Apesar de competir desde 2015, esta foi apenas sua segunda aparição em torneios da atual temporada da CPT. O jogador da equipe exceL desbancou grandes nomes internacionais, como John Takeuchi e Goichi “Go1” Kishida”, e alcançou a quarta colocação do Ranking Regional europeu, atrás de Armani “Phenom” Hanjani, Olivier “Luffy” Hay e Benjamin “Problem X” Simon.

Abudget Cup, Jakarta, Indonésia

Campeão: Kanamori “Gachikun” Tsunehori

Outro que conseguiu sua primeira vitória em eventos da Capcom Pro Tour 2018 foi Kanamori “Gachikun” Tsunehori. O jogador de Rashid derrotou o chinês Zhuojun “Xiao Hai” Zeng, somando 150 pontos do Ranking Regional asiático e se firmando no Top 15 da tabela, na 14ª colocação. Por outro lado, é a segunda vez que Xiao Hai bate na trave nesta temporada, e o jogador se encontra apenas em 18º no Ranking Global da CPT.

FV x SEA Major, Kuala Lumpur, Malásia

Campeão: Kun “Xian” Ho

O título do segundo torneio asiático do mês ficou nas mãos do cingapuriano Kun “Xian” Ho. O jogador de Ibuki já havia ficado em segundo no Combo Breaker e no BAM, e finalmente alcançou seu primeiro título da temporada. Quem também participou, mas não conseguiu resultados expressivos, foi Bruce “GamerBee” Hsiang. Alcançando apenas a quarta colocação no torneio, GamerBee somou 20 pontos e continua fora da zona de classificação para a Capcom Cup.

Fight in Rio, Rio de Janeiro, Brasil

Campeão: Paulo “Pauloweb” Junior

Julho foi o mês em que ocorreu primeiro Evento de Ranking brasileiro da temporada. Na ocasião, a grande decepção foi Thomas “Brolynho” Proença, que após dois anos de título em casa, não conseguiu sair das pools e pontuar. O caneco, entretanto, ficou nas mãos de outro carioca: Paulo “Pauloweb” Junior. O jogador de Laura venceu seu primeiro torneio CPT, derrubando grandes nomes como Elton “HKDash” Bego, Leonne “Pr3da” Batista e Renan “Stunner” Furtado. Com o resultado, o atleta alcança a terceira colocação no Ranking Regional LATAM.

Defend The North, Nova Iorque, EUA

Campeão: Du “NuckleDu” Dang

O Defend The North foi o evento que marcou o reencontro entre Saul “MenaRD” Leonardo e Du “NuckleDu” Dang, que protagonizaram uma final histórica no Texas Showdown em maio. Porém, dessa vez, foi NuckleDu quem saiu vitorioso, conquistando sua primeira vitória na temporada. A surpresa deste torneio foi o dominicano Angel “Lilo24k” Jimenes, jogador de Balrog que, em sua primeira aparição na Capcom Pro Tour 2018, alcançou o Top 8 do torneio.

VSFighting, Birmingham, Inglaterra

Campeão: Daigo “The Beast” Umehara

A primeira vitória de Daigo “The Beast” Umehara no ano de 2018 foi contra o maior nome da atualidade: Fujimura Atsushi. O atual primeiro colocado da Capcom Pro Tour disputou a sua terceira final em Eventos Premier em 2018, e pela primeira vez foi derrotado. No entanto, a segunda colocação no VSFighting garantiu à Fujimura 270 pontos na CPT, o que o deixou com folga no topo da tabela.

Dois jogadores europeus conseguiram alcançar o Top 8 do Evento Premier. Adel “BigBird” Anouche e Shakil “Shakz” Ghazi ficaram no Top 5 do campeonato e somaram 130 pontos para o Ranking Global, e continuam na disputa por uma vaga na Capcom Cup. Além deles, quem também garantiu sua vaga na Capcom Cup foi Justin Wong, que, junto com NuckleDu, está entre os únicos americanos que já garantiram a vaga no Mundial do fim do ano.

Daigo Umehara foi o grande campeão do VSFighting — Foto: Reprodução/Twitter (Capcom Fighters) Daigo Umehara foi o grande campeão do VSFighting — Foto: Reprodução/Twitter (Capcom Fighters)

Daigo Umehara foi o grande campeão do VSFighting — Foto: Reprodução/Twitter (Capcom Fighters)

Headstomper, Copenhagen, Dinamarca

Campeão: Benjamin “Problem X” Simon

O último evento presencial do mês de julho aconteceu na Europa, e teve um campeão europeu: Benjamin “Problem X” Simon. O inglês conquistou sua segunda vitória em Eventos de Ranking em 2018, mas pela primeira vez conseguiu um título em sua região de origem. Contando ainda com Olivier “Luffy” Hay e Shakz, o Top 8 teve como principal surpresa o chinês Xijie “Jiewa” Zeng, que ficou empatado na quinta posição com Elias “SaltyKid” Gasper.

Eventos Online, Europa 2 (Oeste), Ásia 2 (Leste) e América do Norte 2 (Oeste)

Campeões: Armani “Phenom” Hanjani, Quan “IAmChuan” Ban e Alan “Nephew” Sun

Os Eventos Online do mês de julho não trouxeram muitas surpresas. Na Europa, o atual primeiro colocado do Ranking Regional, Phenom, conseguiu mais uma vitória e segue na liderança da Europa. Na Ásia, o também campeão IAmChuan conquistou novamente o título do Evento Online e também lidera a tabela de sua região. Já na América do Norte, o campeão do Winter Brawl, Nephew, conquistou seu primeiro título em torneios válidos pela CPT.

No entanto, um Evento Online de julho não teve resultado. Problemas de conexão no serviço da Playstation Network impossibilitaram o prosseguimento do torneio, e as finais ocorrerão em data ainda a ser definida. A informação veio através do Twitter da Level Up Series, responsável por organizar os Eventos Online da CPT.

Agosto - Conheça os próximos eventos

Agosto será o mês do maior torneio de jogos de luta do planeta. A Evolution Championship Series retornará ao Mandalay Bay, em Las Vegas, e concederá impressionantes 1750 pontos ao primeiro colocado. Além da EVO, o mês também terá seis Eventos de Ranking, dois Eventos Online e dois Eventos Premier, totalizando onze eventos ao longo do mês.

Capcom Pro Tour - Calendário de agosto

EVO 2018 03 a 05 de agosto
Furia Tica 2018 11 de agosto
Fight Club NRW 11 e 12 de agosto
TWFighter Major 2018 17 a 19 de agosto
Lima Salty 2018 18 e 19 de agosto
Evento Online - Europa 2 (Leste) 18 de agosto
Esports Festival Hong Kong 2018 25 e 26 de agosto
Celtic Throwdown 2018 25 e 26 de agosto
Evento Online - América Latina 2 (Sul) 25 de agosto
Ultimate Fighting Arena 2018 31 de agosto a 02 de setembro
Summer Jam 2018 31 de agosto a 02 de setembro
Mais do TechTudo