Por Filipe Garrett, para o TechTudo

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

A Qualcomm anunciou que seu próximo chip será construído em processo de 7 nanômetros e virá acompanhado do modem Snapdragon X50, compatível com rede 5G. Na prática, isso significa que o futuro processador Snapdragon 855 terá mais eficiência energética, maior desempenho e, de quebra, terá compatibilidade com conexões mais rápidas. A promessa é de alcançar velocidades de até 5 Gb/s, até 50 vezes mais rápidas que o 4G atual em condições laboratoriais.

A expectativa é de que o novo chip seja anunciado até o fim do ano, quando tradicionalmente a fabricante faz um evento no Havaí (Estados Unidos). No entanto, fabricantes de telefones começaram a receber instruções para projetar equipamentos com o futuro motor de processamento.

Modem X50 da Qualcomm promete velocidades de 5 giga na Internet 5G — Foto: Divulgação/Qualcomm Modem X50 da Qualcomm promete velocidades de 5 giga na Internet 5G — Foto: Divulgação/Qualcomm

Modem X50 da Qualcomm promete velocidades de 5 giga na Internet 5G — Foto: Divulgação/Qualcomm

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Quando se refere aos tais 7 nanômetros, a Qualcomm menciona uma unidade de medida usada para definir a distância entre terminais dos bilhões de transistores que formam o processador. Quanto menor essa distância, menor o caminho que a energia precisa percorrer dentro do circuito que forma o processador. Há dois impactos imediatos: o consumo de energia cai e a velocidade de processamento sobe.

Os atuais processadores Snapdragon 845, mais poderosos da marca, usam arquitetura 10 nanômetros.

Além do salto para um processo de manufatura de escala menor, a Qualcomm também anunciou que o novo processador terá modem 5G. O componente atende sob o nome de Snapdragon X50 e tem a capacidade de atingir 5 GB/s de velocidade de download. Suportando a tecnologia MIMO e capaz de conectar-se simultaneamente em 4G e 5G, o modem X50 foi anunciado pela marca ainda em 2017.

5G vem aí

A confirmação do suporte ao 5G no novo processador da Qualcomm sinaliza para o ano de 2019 com lançamentos de aparelhos avançados compatíveis com essas novas redes. Com possibilidade teórica de velocidades de até 5 Gb/s, o 5G pode acabar sendo 50 vezes mais rápido que as melhores redes 4G da atualidade, estacionadas nos 100 Mb/s (megabits por segundo).

Por conta disso, a capacidade do modem X50 trabalhar com 4G e 5G ao mesmo tempo acaba sendo importante, já que celulares equipados com essa tecnologia podem acabar sendo lançados em países em que implementação do 5G ainda levará alguns anos.

No Brasil, a situação é ainda mais complexa porque a instalação de infraestrutura de rede 5G depende da desobstrução de uma faixa de frequências hoje usadas por serviços de TV-RO de antenas parabólicas. A responsabilidade pela solução do impasse é da Anatel.

Qual é o melhor celular top de linha à venda no Brasil? Usuários opinam no Fórum TechTudo

Cinco tópicos que devem ser analisados na hora de comprar celular

Cinco tópicos que devem ser analisados na hora de comprar celular

MAIS DO TechTudo