Celulares

Por Aline Batista, da Eletrolar 2018, em São Paulo


O Quantum You 2 é o novo celular da fabricante brasileira Quantum que vem com Android Go, versão mais leve do sistema do Google. O smartphone, que tem preço de R$ 749, promete agradar a quem procura por um telefone barato, mas que dê conta das tarefas mais básicas.

Quer comprar um Quantum barato? Encontre os melhores preços no Compare TechTudo

O aparelho segue a tendência da tela 18:9, traz leitor de impressões digitais e câmera traseira de 13 megapixels. Durante a Eletrolar, o TechTudo teve a oportunidade de testar rapidamente o aparelho. Veja tudo que ele é capaz de fazer.

Quantum anuncia You 2, celular com Android Go e preço mais baixo

Quantum anuncia You 2, celular com Android Go e preço mais baixo

Apesar de ser um aparelho mais básico, o You 2 tem visual caprichado. O celular tem acabamento em plástico, mas com textura que parece metal. Na parte da frente, a tela com proporção 18:9, que virou tendência após aparecer em modelos premium, chama atenção. Já na traseira, fica o leitor de impressões digitais, um ponto positivo, considerando que este é um smartphone de entrada. Ele chega com a parte de trás nas cores grafite, dourado e vermelho.

A tela IPS tem 5,5 polegadas, com resolução HD+ (1440 x 720 pixels). Por conta do tamanho grande, a pegada não é tão confortável com uma mão só, mas o usuário consegue manuseá-lo bem com as duas. A resolução não é das mais altas, mas exibe imagens com clareza e sem aspecto pixelado. O brilho do display é que poderia ser um pouco maior.

Quantum You2 é um celular de baixo custo com Android Go — Foto: Aline Batista/TechTudo Quantum You2 é um celular de baixo custo com Android Go — Foto: Aline Batista/TechTudo

Quantum You2 é um celular de baixo custo com Android Go — Foto: Aline Batista/TechTudo

O You 2 tem câmera traseira de 13 megapixels e frontal de 8 MP, ambas com flash. O teste foi feito em local fechado, com iluminação artificial, e o aparelho apresentou dificuldades para focar. As cores são fiéis à realidade, mas falta um pouco de contraste. Como estamos analisando um smartphone de entrada, não dá para exigir perfeição e os resultados tendem a agradar às pessoas menos exigentes.

O grande diferencial do Quantum You 2 é o sistema operacional mais simples, que ocupa pouco espaço e exige menos do celular para rodar aplicativos. Um ponto positivo é que a versão Go é baseada no Android 8.0 Oreo, variante mais recente do sistema. A plataforma promete gastar menos desempenho e armazenamento. Os apps acompanham o SO e também são otimizados e feitos em versões mais leves, que consomem menos recursos do celular, como o YouTube Go e o Google Maps Go. Com o novo sistema, o Google quer tornar os celulares mais acessíveis.

De resto, a ficha técnica é bem simples. O telefone tem processador quad-core de 1,3 GHz, memória RAM de 1 GB e armazenamento de 16 GB. Há a possibilidade de expansão via microSD, mas a fabricante não informa a capacidade máxima dos cartões de memória. A ficha técnica também inclui bateria de 3.000 mAh, com promessa de longa duração.

Quantum You2 (marca) — Foto: Aline Batista/TechTudo Quantum You2 (marca) — Foto: Aline Batista/TechTudo

Quantum You2 (marca) — Foto: Aline Batista/TechTudo

Durante o breve período em que pudemos testar o celular, o Quantum You 2 teve desempenho surpreendente. Apesar das especificações simples, o telefone conseguiu executar bem todas as tarefas. Além disso, o smartphone tem a vantagem de não vir com muitos aplicativos instalados, o que colabora para o funcionamento fluido e sem travamentos. Resta saber por quanto tempo o celular consegue manter essa performance, visto que a lentidão dos aparelhos é uma tendência natural com o passar do tempo (e do uso).

O Quantum You 2 é um aparelho simples, mas que promete atender às necessidades de consumidores menos exigentes, que fazem um uso mais básico do celular. A fabricante Quantum aposta no Android Go, variante do sistema feita para celulares com hardware mais simples. O aparelho tem preço de R$ 749, compatível com as especificações que oferece e com os rivais que seguem a mesma linha. Sendo assim, o smartphone parece ser uma boa opção de celular de entrada.

A jornalista viajou para São Paulo a convite da organização da Eletrolar

Android Oreo: chega para quais celulares? Usuários respondem no Fórum TechTudo

Mais do TechTudo