Por Raquel Freire, para o TechTudo

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

O Facebook lançou novas ferramentas para facilitar a comunicação entre empresas e clientes. A novidade chega em forma de uma API para WhatsApp Business, que permitirá às empresas adicionar botões do mensageiro em seus sites ou em anúncios no próprio Facebook, de forma que o público possa iniciar um chat imediatamente.

O novo conjunto de ferramentas (chamado de API) também possibilita aos perfis corporativos enviar aos consumidores informações automáticas, como cartão de embarque e confirmação de compra, além de fornecerem suporte em tempo real, tudo via WhatsApp. Os recursos são pagos pela empresa que adere ao Business.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Ao contrário do app original do WhatsApp Business, exclusivo para Android e voltado para pequenos negócios, a iniciativa apresentada nesta quarta-feira (1º) é desenvolvida para corporações de médio e grande porte. A adesão depende da aprovação do aplicativo, que está trabalhando com companhias selecionadas, como Uber e Wish.

Facebook lança nova API para WhatsApp Business com ferramentas para médias e grandes empresas — Foto: Raquel Freire/TechTudo Facebook lança nova API para WhatsApp Business com ferramentas para médias e grandes empresas — Foto: Raquel Freire/TechTudo

Facebook lança nova API para WhatsApp Business com ferramentas para médias e grandes empresas — Foto: Raquel Freire/TechTudo

A proposta da nova ferramenta é oferecer às empresas um sistema de gerenciamento das comunicações com clientes em larga escala. Ela servirá para receber e mandar mensagens a pessoas que iniciam contato por outros canais, sendo especialmente interessante para quando o consumidor pede informações via WhatsApp. A comunicação segue criptografada de ponta a ponta, a exemplo do que ocorre nos chats individuais.

A API também poderá ser usada para personalizar notificações com conteúdos relevantes e não-promocionais, como lembretes de eventos e confirmações de envio de mercadoria, por exemplo. Quando uma pessoa entrar em contato com a empresa através desses canais, o perfil comercial terá 24 horas para responder ao cliente gratuitamente. Depois do período, será cobrada taxa da marca.

Anúncios do Facebook poderão incorporar botão para chat no WhatsApp — Foto: Divulgação/Facebook Anúncios do Facebook poderão incorporar botão para chat no WhatsApp — Foto: Divulgação/Facebook

Anúncios do Facebook poderão incorporar botão para chat no WhatsApp — Foto: Divulgação/Facebook

Os anúncios do Facebook com o botão do WhatsApp vão redirecionar a uma conversa no mensageiro já com alguns detalhes preenchidos, por onde o cliente poderá informar o que deseja rapidamente. As empresas que adotarem a API para o WhatsApp Business terão métricas adicionais no Gerenciador de Anúncios, incluindo conversas iniciadas e número de mensagens originadas a partir de anúncios no Facebook.

Com informações: WhatsApp e Facebook

WhatsApp da Momo é lenda urbana? Usuários opinam no Fórum TechTudo

MAIS DO TechTudo