Por Paulo Alves, para o TechTudo


Um novo acordo entre o WhatsApp e o Google tornará ilimitado o espaço para backup do mensageiro para Android no Google Drive. A partir de 12 de novembro, o arquivo de dados do aplicativo de mensagens não ocupará mais armazenamento na nuvem, independentemente do tamanho do conjunto de fotos, vídeos e documentos incluídos.

A mudança foi informada a alguns usuários e ao TechTudo por e-mail. Na mensagem, o Google alerta que apenas backups realizados há menos de um ano serão contabilizados na cota infinita de armazenamento. Qualquer arquivo do WhatsApp salvo antes desse prazo será removido automaticamente do Drive, impossibilitando a recuperação de conversas. A medida, vale lembrar, não envolve usuários de iPhone (iOS), que permanecem com backup via iCloud.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

WhatsApp terá backup ilimitado para usuários de Android no Google Drive — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo WhatsApp terá backup ilimitado para usuários de Android no Google Drive — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

WhatsApp terá backup ilimitado para usuários de Android no Google Drive — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

O backup do WhatsApp funciona como um meio de recuperar conversas e arquivos compartilhados ao instalar o aplicativo em um novo celular. Para ativar o backup, o usuário deve acessar as configurações do app no Android e acessar o menu "Conversas > Backup de conversas". Ao ativar a função, o app usa sua conta do Google já cadastrada no smartphone para salvar os dados na nuvem – desde que haja espaço disponível no Drive.

Se o Drive estiver lotado, o WhatsApp não pode ter um backup ativo. Nesse caso, uma nova instalação do aplicativo recupera apenas a inscrição nos grupos, eliminando completamente o histórico de mensagens.

Ao tornar o espaço no Drive ilimitado, portanto, o WhatsApp deixa de lado a preocupação com o tamanho do backup. Para demais arquivos, é importante lembrar, o serviço do Google oferece o máximo de 15 GB de armazenamento gratuito com planos pagos de até 30 TB.

Mensagem do Google informa sobre novo backup ilimitado para WhatsApp — Foto: Reprodução/Paulo Alves Mensagem do Google informa sobre novo backup ilimitado para WhatsApp — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Mensagem do Google informa sobre novo backup ilimitado para WhatsApp — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Como fazer a migração

A migração para o armazenamento ilimitado será automática para usuários que realizam backups constantes. A dica é verificar a data de realização do último backup do WhatsApp no Android. Acesse o menu “Configurações > Conversas > Backup de conversas” e cheque a data e hora ao lado de “Google Drive”. A partir daí há dois cenários:

Verifique se o último backup foi realizado há menos de um ano — Foto: Reprodução/Paulo Alves Verifique se o último backup foi realizado há menos de um ano — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Verifique se o último backup foi realizado há menos de um ano — Foto: Reprodução/Paulo Alves

  • Se o último backup foi realizado há menos de um ano: não é preciso fazer nada para garantir a migração. No entanto, usuários têm opção de fazer novos backups antes de 12 de novembro para transferir a versão mais recente possível para o armazenamento ilimitado.
  • Se o backup foi realizado há mais de um ano: toque em “Fazer backup” para gerar um novo arquivo de recuperação. A partir daí, novas cópias de segurança podem ser realizadas até um dia antes da migração.

Embora a data oficial de ativação do backup sem limites seja 12 de novembro, o Google avisa que alguns usuários podem obter a novidade antes.

Via: WhatsApp

WhatsApp avisa quando mensagem é encaminhada; saiba evitar

WhatsApp avisa quando mensagem é encaminhada; saiba evitar

Android Oreo: chega para quais celulares? Descubra no Fórum do TechTudo

MAIS DO TechTudo