Por Paulo Alves, para o TechTudo

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

O BlueStacks 4 é a nova versão do famoso emulador de aplicativos Android que roda no PC. A atualização, lançada nesta terça-feira (18), tem foco na melhoria do desempenho em jogos baixados via Google Play Store. Segundo a fabricante, games de celular podem ser usados em computadores Windows até oito vezes rápido, em comparação com a performance de celulares como o iPhone X e o Galaxy S9 Plus.

O software é compatível com apps desenvolvidos para Android 7.1.2 (Nougat) e oferece suporte para jogar com o teclado. O download é gratuito para máquinas com Windows 7 ou superior, pelo menos 2 GB de RAM e processador Intel ou AMD.

BlueStacks 4 roda apps e jogos até oito vezes mais rápido que smartphones premium — Foto: Divulgação/BlueStacks BlueStacks 4 roda apps e jogos até oito vezes mais rápido que smartphones premium — Foto: Divulgação/BlueStacks

BlueStacks 4 roda apps e jogos até oito vezes mais rápido que smartphones premium — Foto: Divulgação/BlueStacks

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O incremento de desempenho vem de uma nova arquitetura, que resulta em melhor integração entre a execução dos apps Android e o sistema operacional da Microsoft. Com isso, o tempo de abertura reduz e eventuais lags diminuem. De acordo com o executivo Suman Saraf, a empresa trabalhou em colaboração com desenvolvedores de jogos para produzir "jogabilidade suave usando o teclado e o mouse".

Apesar da exigência mínima de hardware ser modesta, a performance prometida pelo emulador requer um computador mais poderoso. Para a fabricante, o desempenho que supera oito vezes o oferecido por celulares modernos da Apple e da Samsung só é possível em um notebook tão potente quanto o MSI GE63 Raider. O laptop gamer conta com processador Intel de oitava geração, placa de vídeo GTX 1070 de 8GB, sistema de resfriamento avançado e Windows 10.

Desempenho máximo no BlueStacks requer notebook gamer potente — Foto: Divulgação/BlueStacks Desempenho máximo no BlueStacks requer notebook gamer potente — Foto: Divulgação/BlueStacks

Desempenho máximo no BlueStacks requer notebook gamer potente — Foto: Divulgação/BlueStacks

O que é BlueStacks

O BlueStacks é um programa para Windows e macOS capaz de instalar aplicativos Android no computador. O usuário pode criar uma conta no Google e baixar boa parte dos apps que normalmente são disponibilizados apenas para smartphones. O emulador ajusta a orientação da tela entre paisagem e retrato de forma automática, e comumente é usado como alternativa para acessar redes sociais e outros aplicativos exclusivos do smartphone no PC.

GTA 5 para PC - veja o trailer que mostra a visão em primeira pessoa do jogo

GTA 5 para PC - veja o trailer que mostra a visão em primeira pessoa do jogo

MAIS DO TechTudo