Por Taysa Coelho, para o TechTudo

Bug do iOS trava iPhone ao acessar sites e apps com códigos suspeitos Bug do iOS trava iPhone ao acessar sites e apps com códigos suspeitos

Qualquer iPhone pode travar por conta de um conjunto inofensivo de linhas de código. Segundo o especialista em segurança digital Sabri Haddouche, uma falha no iOS é capaz de impedir o uso de apps, ou, até mesmo, reiniciar os dispositivos. A brecha, no entanto, não traz riscos à segurança dos usuários.

O bug se assemelha à falha do iOS 11 no início deste ano, quando um caractere indiano dificultava o uso de apps como o Facebook Messenger. Nos testes do TechTudo com um iPhone 8 Plus e iOS 11.4.1, o navegador Safari travou por cinco segundos até ser encerrado por completo e retornar à tela inicial do sistema. Com o iOS 12, o smartphone precisou ser reiniciado para retomar o uso normal.

Bug no iOS trava iPhones com apenas uma linha de código — Foto: Thássius Veloso/TechTudo Bug no iOS trava iPhones com apenas uma linha de código — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Bug no iOS trava iPhones com apenas uma linha de código — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

De acordo com Haddouche ao site especializado TechCrunch, o travamento ocorre por meio de códigos que exploram uma falha no mecanismo de renderização de páginas da web para iOS e macOS, o WebKit. Dessa forma, ao acumular muitos elementos dentro de uma propriedade, o sistema ativa uma espécie de estado de emergência, que reinicia o sistema operaconal para evitar possíveis danos.

A falha, no entanto, não traz riscos aos usuários e não permite que dados sejam acessados indevidamente. Ela, no entanto, gera apenas inconvenientes ao travar smartphones.

O especialista adverte, também, que qualquer app para iOS pode ser afetado. Assim, para evitar o problema, é importante ficar atento a links compartilhados via WhatsApp, Telegram, entre outros mensageiros e redes sociais.

Ainda sem solução definitiva, caso tenha sido afetado pelo bug, a solução temporária é encerrar o app em questão ou a aba do navegador que contenha o código. Outra dica é apagar as informações salvas do Safari, acessando as configurações do iOS → "Safari" → "Limpar Histórico e Dados dos Sites – lembrando que todos os dados serão perdidos após o processo. A Apple ainda não se manifestou sobre o caso.

Quanto vai custar o iPhone XS no Brasil? Usuários opinam no Fórum TechTudo

iPhone XS, iPhone XS Max e iPhone XR: Apple faz lançamento de celulares

iPhone XS, iPhone XS Max e iPhone XR: Apple faz lançamento de celulares

MAIS DO TechTudo