Por Luiz Felipe Lima, para o TechTudo


Os jogadores de Counter Strike: Global Offensive (CS:GO) podem assumir diversas funções dentro de um time, como a de entry fragger. Tendo como principal objetivo a conquista de território nos mapas, muitas vezes a boa atuação do entry fragger pode garantir a vitória ou a derrota de um round. Entenda, a seguir, a função da posição e conheça alguns dos melhores pro players que são entry fragger.

Em rounds forçados ou econômicos, não é impossível ver entry fraggers usando a clássica Desert Eagle. — Foto: Reprodução/Luiz Felipe Lima Em rounds forçados ou econômicos, não é impossível ver entry fraggers usando a clássica Desert Eagle. — Foto: Reprodução/Luiz Felipe Lima

Em rounds forçados ou econômicos, não é impossível ver entry fraggers usando a clássica Desert Eagle. — Foto: Reprodução/Luiz Felipe Lima

A função do entry fragger

A principal função do entry fragger é conquistar território. Ao entrar em uma área que sua equipe ainda não domina, é ele quem deve conseguir os primeiros abates, varrendo as regiões onde os inimigos possam estar para o seu time avançar com sua estratégia. Seja em um momento de entrada no bombsite, para efetuar o plant, ou mesmo em um retake após o time adversário armar a C4, o entry fragger vai ser o primeiro jogador a dar combate aos oponentes.

Por isso, é bastante importante que a mira, os reflexos e o senso de posicionamento do entry fragger estejam em dia. Uma vez que ele tem que limpar a região “inexplorada”, é preciso observar todos os possíveis pontos de posicionamento dos oponentes e ser rápido para eliminá-los.

O entry fragger tradicionalmente usa armas mais comuns do jogo. Independente de estar em rounds forçados, econômicos ou em armados completos, o entry fragger deve sempre apostar em rifles como a AK-47, em submetralhadoras como a UMP-45 ou, em casos extremos, pistolas mais poderosas, como a Desert Eagle ou a CZ75-Auto.

Como entry fragger, é importante saber cobrir as áreas onde os oponentes podem aparecer — Foto:  (Foto: Reprodução/Murilo Molina) Como entry fragger, é importante saber cobrir as áreas onde os oponentes podem aparecer — Foto:  (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Como entry fragger, é importante saber cobrir as áreas onde os oponentes podem aparecer — Foto: (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Também é importante fazer um bom uso dos seus utilitários. Um entry fragger preparado não guarda suas granadas, por exemplo. O utilitário é importantes para conquistar regiões usando técnicas básicas, como anular áreas com a granada de fumaça, ou técnicas mais complexas, como confundir oponentes que estejam esperando granadas de luz com granadas diferentes.

Por último, vale ressaltar que o entry fragger não trabalha sozinho. Para o sucesso do time, é fundamental que suas táticas estejam apuradas. Nesse sentido, o suporte precisa fazer boas granadas para facilitar a entrada do entry fragger, e a equipe tem que o acompanhar para garantir a troca de kills caso ele seja eliminado.

O entry fragger no competitivo

O papel do entry fragger é muito importante no cenário profissional e quase não mudou nas últimas temporadas. Como já dito, é crucial para o sucesso de um entry fragger que o seu time esteja perfeitamente alinhado. Por isso, bons entry fraggers brilham no competitivo, onde jogadas ensaiadas aparecem e os times demonstram toda a sua criatividade.

No entanto, vale destacar algo primordial acerca dos entry fraggers no mundo profissional do CS:GO: o papel que eles desempenham dentro das rodadas não é estático. Após uma entrada bem sucedida, é comum ver os entry fraggers executando outras funções, como a de lurker, buscando informações sobre a rotação do adversário.

O brasileiro TACO é um dos principais entry fraggers do mundo — Foto: Divulgação/FACEIT O brasileiro TACO é um dos principais entry fraggers do mundo — Foto: Divulgação/FACEIT

O brasileiro TACO é um dos principais entry fraggers do mundo — Foto: Divulgação/FACEIT

Existem diversos bons entry fraggers no cenário competitivo de CS:GO. O brasileiro Epitácio “TACO” De Melo, que está na Team Liquid e passou pela SK Gaming, é um destaque. Outro que também executa a função é Fernando “fer” Alvarenga, da MiBR. Além deles, outros grandes entry fraggers do cenário internacional são Peter "dupreeh" Rasmussen, Oleksandr "s1mple" Kostyliev, Jacky “Stewie2k” Yip e Tarik “tarik” Celik.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

MAIS DO TechTudo