Celulares

Por Filipe Garrett, para o TechTudo


O Galaxy Note 9 tem a segunda posição no ranking de melhores câmeras de celulares da atualidade, segundo avaliação do conceituado DxOMark. O novo top de linha da Samsung somou 103 pontos nos testes realizados pelo site, empatando com o HTC U12+ e ficando atrás apenas do Huawei P20 Pro, que lançado ainda em março, lidera com suas três câmeras a 109 pontos. Embora tenha ficado abaixo da rival chinesa, a Samsung pode comemorar o resultado, já que supera o iPhone X, de setembro de 2017, que ficou com 101 pontos.

Quer comprar Galaxy Note 9 barato? Encontre os melhores preços no Compare TechTudo

Note 9 tem câmeras com boa qualidade de imagem, tanto em foto como em vídeo — Foto: Bruno De Blasi/TechTudo

Vale lembrar que o P20 Pro, ao contrário do P20, não está à venda no Brasil. Como os preços do Note 9 começam em R$ 5.499, o celular da Samsung ainda pode ser uma alternativa ao iPhone X, atualmente na faixa dos R$ 5.199 no varejo nacional.

O teste do DxOMark é conduzido usando as configurações padrão dos apps de câmera dos celulares. Os técnicos registram mais de 1.500 imagens para testes, considerando fotos e vídeos, produzidas tanto em ambientes controlados como ao ar livre.

Segundo os resultados da análise, o Note 9 se destaca por oferecer aprimoramentos perceptíveis sobre as câmeras do Galaxy S9 Plus, último top de linha da Samsung e que tem basicamente as mesmas especificações técnicas. Entre as melhorias, está o foco automático mais preciso, melhorias no zoom, efeito bokeh e estabilização de imagens de maior qualidade. Esse conjunto de novidades deu ao Note 9 pontuação de 107 pontos quando o assunto é apenas a capacidade fotográfica de suas câmeras.

Testes mostram que "defeitos" das câmeras do novo Samsung estão no balanço de branco com flash e na performance em cenários escuros — Foto: Bruno De Blasi/TechTudo

Em vídeos, o aparelho da Samsung recebeu pontuação de 94 pontos e os destaques positivos foram a estabilização de imagens e o nível de contraste do material com HDR. Por outro lado, a ação do flash pode causar imprecisões nas cores. Interessante também que, segundo o DxOMark, as lentes variáveis do aparelho não garantem uma performance muito acima dos rivais quando o assunto é imagens capturadas em condições de baixa luminosidade.

Outra crítica da análise pondera que, pelas especificações e recursos, o Note 9 deveria entregar fotografias melhores com os modos automáticos de dísparo e captura.

Nas especificações técnicas a respeito das câmeras, o Note 9 é equipado com uma câmera dupla de 12 megapixels. O principal sensor é acoplado a uma lente de abertura variável que pode capturar imagem com f/1.5 ou f/2.4. A outra lente, a quem também corresponde um sensor de 12 MP, tem abertura fixa de f/2.4. A câmera dianteira é de 8 megapixels e abertura f/1.7.

Via DxOMark

Review do Galaxy Note 9: veja o teste completo do celular da Samsung

Review do Galaxy Note 9: veja o teste completo do celular da Samsung

Mais do TechTudo