Por Taysa Coelho, Para o TechTudo


O iPhone 5S e demais dispositivos da Apple com iOS 12 instalados têm acesso ao recurso de seleção de textos, que, segundo a fabricante, transforma o teclado QuickType em um trackpad. Na teoria, a funcionalidade só seria compatível com aparelhos equipados com 3D Touch, tecnologia de sensibilidade a pressão que só está presente nos modelos mais caros da marca, como os Iphone X, XS e XS Max. No entanto, de acordo com o site norte-americano Mashable, um simples truque permite que todos com a versão mais recente do sistema operacional móvel utilizem a função.

Iphones sem tecnologia 3D Touch também têm acesso ao teclado com seleção precisa — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo Iphones sem tecnologia 3D Touch também têm acesso ao teclado com seleção precisa — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Iphones sem tecnologia 3D Touch também têm acesso ao teclado com seleção precisa — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

De acordo com o repórter Stan Schroeder, basta o usuário tocar e segurar a barra de espaço por alguns segundos para ativar o modo de seleção precisa. Após isso, as teclas desaparecerão e passa a ser possível deslizar o dedo entorno dessa superfície, agora vazia, para mover com exatidão o cursor em torno das palavras recém-escritas. Em dispositivos com o 3D Touch, a função é ativada com uma pressão mais intensa do dedo em qualquer local do teclado.

“É muito melhor do que qualquer outro método preciso de colocação de cursor, você nunca mais vai voltar a tocar em palavras e esperar que a pequena lupa apareça”, opinou Schroeder sobre a funcionalidade. O jornalista descobriu ainda que tanto aparelhos com a tecnologia de sensibilidade à pressão quanto aqueles que não a possuem têm acesso aos mesmos recursos, somente de forma distinta.

Teclado iOS 12 com modo trackpad ativado — Foto: Reprodução / Mashable Teclado iOS 12 com modo trackpad ativado — Foto: Reprodução / Mashable

Teclado iOS 12 com modo trackpad ativado — Foto: Reprodução / Mashable

Nos smartphones premium da companhia, é possível selecionar uma palavra com modo de trackpad ativado ao fazer uma pressão sobre ele e, ao pressionar com mais intensidade, todo o parágrafo é destacado. Nos demais iPhones e iPads, depois de tocar e segurar a barra de tarefas, basta tocar e soltar com outro dedo em qualquer lugar do teclado para acessar a opção de seleção de texto. Em seguida, o usuário deve mover o polegar para cima e para baixo para escolher o conteúdo.

Schroeder descobriu ainda uma forma para que donos de iPads sem iOS 12 e não equipados com tecnologia de sensibilidade de toque possam usar a funcionalidade. Eles precisam encostar com dois dedos em qualquer lugar do teclado para acionar o trackpad e, em seguida, mover um dedo - enquanto mantém o outro pressionando a tela - para mover o cursor pelas palavras.

Via Mashable

iPhone X vale a pena? Usuários opinam no Fórum TechTudo

iOS 12: conheça os destaques do novo sistema da Apple

iOS 12: conheça os destaques do novo sistema da Apple

Mais do TechTudo