Por Filipe Garrett, para o TechTudo


Os novos iPhones XS e XS Max têm câmera dupla e contam com algumas novidades para produzir fotos com mais qualidade. Repetindo os números do iPhone X, os mesmos 12 megapixels trazem inovações de software, como recursos de inteligência artificial, câmera lenta aprimorada, melhorias nos filtros HDR e no Modo Retrato, além de aumento no tamanho dos sensores. Os lançamentos de 2018 ainda não têm previsão de lançamento no Brasil. Nos Estados Unidos, os smartphones podem ser encontrados a partir de US$ 999 (cerca de R$ 4.095,00 em conversão direta). Conheça, nas linhas a seguir, todos os detalhes das câmeras dos novos celulares da Apple.

Quer comprar um iPhone barato? Encontre os melhores preços no Compare TechTudo

iPhone XS, iPhone XS Max e iPhone XR: Apple faz lançamento de celulares

iPhone XS, iPhone XS Max e iPhone XR: Apple faz lançamento de celulares

Câmeras e lentes

Quanto aos números, as câmeras do iPhone XS e do XS Max são similares ao iPhone X. O sistema de câmera dupla é dividido em dois sensores de 12 megapixels na parte de trás, com uma lente grande angular (abertura de f/1.8) e outro com lente teleobjetiva (f/2.4). A combinação é capaz de tirar fotos com famoso efeito bokeh – popularizado pela Apple como Modo Retrato –, que desfoca o fundo.

Nos lançamentos de 2018, uma das principais diferenças está no tamanho do sensor, com pixels de 1.4 µm (micrômetros), contra 1.22 µm da geração anterior. Essa característica beneficia o desempenho da câmera na captura de luz e deve contribuir para imagens de maior qualidade em ambientes menos iluminados.

As duas lentes são compostas de seis elementos e usam estabilização ótica de imagens, além de estabilização via sistema operacional. Para selfies, os novos iPhones seguem com o mesmo sensor de 7 megapixels – essa câmera também é utilizada para a autenticação via Face ID e Animojis.

iPhone XS e iPhone XS Max trazem câmera dupla de 12 megapixels — Foto: Thássius Veloso/TechTudo iPhone XS e iPhone XS Max trazem câmera dupla de 12 megapixels — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

iPhone XS e iPhone XS Max trazem câmera dupla de 12 megapixels — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Qualidade de imagem

As especificações técnicas das câmeras não antecipam grandes ganhos de qualidade de imagem. As melhorias, no entanto, devem partir de melhorias realizadas pela Apple nos recursos de processamento de imagem pelo celular.

Isto é possível graças ao novo processador de imagens, que é responsável por sintetizar as informações das câmeras em fotos digitais, além do vínculo com o Neural Engine, processador de inteligência artificial ligado ao Apple A12 Bionic. Dessa forma, o smartphone pode detectar rostos nas fotografias e ambientes a fim de capturar fotos com melhor qualidade, tanto nos detalhes quanto na iluminação.

Outro efeito vinculado à integração de hardware e software é a maior margem de coleta de dados a cada disparo de câmera. Dessa forma, o sistema possui mais informações sobre a imagem e, consequentemente, qualidade.

iPhone XS e iPhone XS Max: câmera repete iPhone X e tem sensores maiores — Foto: Thássius Veloso / TechTudo iPhone XS e iPhone XS Max: câmera repete iPhone X e tem sensores maiores — Foto: Thássius Veloso / TechTudo

iPhone XS e iPhone XS Max: câmera repete iPhone X e tem sensores maiores — Foto: Thássius Veloso / TechTudo

Qualidade de vídeo

As câmeras dos novos iPhones, além da resolução máxima de 12 megapixels para fotografias, permitem a gravação em resolução 4K a 60 quadros por segundo (qps). Em vídeo Full HD, o conjunto pode gravar em 240 quadros por segundo, o que permite vídeos em câmera lenta (slow motion).

Além disso, os incrementos de processamento proporcionados pelo novo processador dos iPhones permite que, durante a gravação de vídeo, mecanismos de estabilização funcionem de forma mais precisa. Os vídeos também têm áudio gravado em som estéreo e colhem benefícios das melhoras sutis dos sensores para captação de imagens.

iPhone XS e iPhone XS Max trazem soluções de software para melhorar qualidade de fotos e vídeos — Foto: Thássius Veloso/TechTudo iPhone XS e iPhone XS Max trazem soluções de software para melhorar qualidade de fotos e vídeos — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

iPhone XS e iPhone XS Max trazem soluções de software para melhorar qualidade de fotos e vídeos — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Smart HDR, filtros e recursos

Outra solução de software adotada pela Apple é o Smart HDR. Com maior capacidade de processamento de dados, o recurso consegue mapear cores com mais informações. O resultado deve se manifestar em fotos que exploraram os aprimoramentos que o HDR, como imagens mais claras, com forte contraste e cores vivas.

Além disso, as melhorias de software permitem que a intensidade do efeito bokeh seja alterada mesmo quando as fotos já estão salvas no celular. A ferramenta também está disponível em celulares da Samsung, como o Galaxy A8, entre outras fabricantes.

iPhone XS e iPhone XS Max: Smart HDR promete fotos com cores mais vivas e mais detalhes — Foto: Thássius Veloso/TechTudo iPhone XS e iPhone XS Max: Smart HDR promete fotos com cores mais vivas e mais detalhes — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

iPhone XS e iPhone XS Max: Smart HDR promete fotos com cores mais vivas e mais detalhes — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Quanto vai custar o iPhone XS no Brasil? Usuários opinam no Fórum TechTudo

MAIS DO TechTudo