Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo


Da mesma forma que o passageiro avalia uma viagem, os motoristas da Uber também classificam os clientes e suas condutas dentro do carro, com uma nota que varia de uma a cinco estrelas. Caso o usuário não alcance a nota mínima – atualmente é quatro –, ele pode até mesmo ser expulso da plataforma. O usuário é notificado para que melhore a sua reputação dentro do serviço. Caso isso não ocorra ou a nota diminua ainda mais, ele é excluído e não poderá mais solicitar novas viagens pelo app. Então quais são as condutas permitidas e proibidas? Você descobre nas linhas a seguir.

Passageiros da Uber também recebem notas dadas pelos motoristas e podem ser banidos caso não cumpram regras — Foto: Thássius Veloso / TechTudo Passageiros da Uber também recebem notas dadas pelos motoristas e podem ser banidos caso não cumpram regras — Foto: Thássius Veloso / TechTudo

Passageiros da Uber também recebem notas dadas pelos motoristas e podem ser banidos caso não cumpram regras — Foto: Thássius Veloso / TechTudo

Como verificar a nota do passageiro

O passageiro pode descobrir sua nota de forma fácil. Basta abrir o aplicativo da Uber e tocar nas três listras horizontais no canto superior esquerdo, para abrir as opções de configuração. A nota aparecerá logo abaixo do nome do usuário, no topo da tela.

O procedimento mostrado na imagem a seguir foi realizado em um iPhone 7, com iOS 11.4.1, mas o passo a passo é o mesmo em smarphones com Android.

Uber mostra nota do passageiro dentro do menu de configurações — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes Uber mostra nota do passageiro dentro do menu de configurações — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Uber mostra nota do passageiro dentro do menu de configurações — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Regras de comportamento

De acordo com as Diretrizes de Comunidade e os Termos de Serviço da Uber, algumas atitudes durante as viagens podem levar motoristas a avaliar negativamente o usuário. Ingerir bebida alcoólica, danificar o carro ou ter comportamentos considerados mal-educados, como bater a porta com força, por exemplo, pode garantir uma estrela a menos na avaliação.

A Uber dá algumas dicas comportamentais para ajudar o usuário a receber avaliações com cinco estrelas, sempre prezando pelo bom senso e respeito. A plataforma sugere, por exemplo, estar sempre pronto e não fazer o motorista esperar na porta, inserir o endereço corretamente ao solicitar uma viagem, ser educado e respeitoso, não gritar ou falar alto ao telefone e sempre usar o cinto de segurança.

Uber tem regras de comportamento que devem ser seguidas pelos passageiros — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo Uber tem regras de comportamento que devem ser seguidas pelos passageiros — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

Uber tem regras de comportamento que devem ser seguidas pelos passageiros — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

Também é preciso pensar na limpeza do carro, o meio de trabalho do motorista. Por isso, a Uber indica que os passageiros não consumam bebidas alcoólicas ou comam alimentos dentro do veículo, principalmente os que possuem fortes odores.

Qualquer sujeira nos bancos ou carpetes pode tornar a experiência do próximo passageiro desagradável, além de fazer com que o condutor perca tempo e dinheiro para realizar a lavagem. Vale lembrar que o passageiro também pode ser cobrado por uma taxa de limpeza para arrumar a sujeira deixada no veículo.

Algumas regras sociais também não devem ser quebradas dentro do carro. A Uber explica que não há problemas em conversar durante as viagens, mas aconselha os passageiros a não comentar sobre a aparência do motorista ou perguntar sobre a vida pessoal – não é adequado perguntar se o motorista é solteiro, por exemplo. As orientações também alertam sobre o uso do aplicativo por crianças, que devem sempre estar acompanhadas pelos pais ou algum adulto responsável.

Danificar veículos ou manter atitudes agressivas pode banir usuário da plataforma da Uber — Foto: Divulgação/Uber Danificar veículos ou manter atitudes agressivas pode banir usuário da plataforma da Uber — Foto: Divulgação/Uber

Danificar veículos ou manter atitudes agressivas pode banir usuário da plataforma da Uber — Foto: Divulgação/Uber

Atitudes proibidas

Além de regras de comportamento social, a Uber deixa claro alguns quesitos proibidos durante o uso do serviço, para garantir a segurança e o conforto de motoristas e passageiros. Caso o usuário quebre essas regras, ele pode ser banido da plataforma.

Entre essas atitudes estão: danificar o carro, quebrar um telefone, fumar, derramar intencionalmente comida ou bebida ou vomitar no carro por conta de consumo excessivo de álcool. Também é proibido manter contato físico com o motorista ou outros passageiros, assim como flertar ou fazer sexo dentro do veículo.

Não é permitido usar linguagens ou gestos considerados abusivos, ameaçadores, agressivos ou desrespeitosos. Além disso, é proibido abordar ou iniciar um contato indesejado com o motorista ou outros passageiros após o fim da viagem, sem que seja pela própria plataforma da Uber, que utiliza números anônimos para resolver questões relacionadas ao serviço.

Outras atitudes que podem fazer com que o usuário seja banido são: entrar no carro portando drogas, viajar com mais passageiros do que o carro comporta, pedir ao motorista que infrinja leis de trânsito ou usar a Uber para cometer crimes.

A Uber explica que, em casos de denúncia sobre comportamento problemático durante as viagens, poderá entrar em contato com o usuário para fazer uma investigação. Em casos mais graves, que envolvam violência, assédio sexual ou discriminação, a perda da conta é imediata. A plataforma também deixa claro que coopera com investigações policiais em casos que envolvam infrações da lei.

Como pedir Uber pelo computador

Como pedir Uber pelo computador

Termos de uso

Qualquer situação que viole os Termos de Uso da Uber também pode levar ao banimento do usuário, como manter informações de conta imprecisas, incluir métodos de pagamento inválidos, fraudulentos ou expirados, ou ainda permitir que uma pessoa menor de idade use sua conta sem o seu acompanhamento.

Armas de fogo

A Uber proíbe que motoristas e passageiros “carreguem armas de fogo de qualquer espécie enquanto usam o serviço”. O objetivo é garantir que todos os envolvidos tenham uma viagem segura. A empresa explica que qualquer pessoa que violar esta regra pode ser expulsa, dependendo do que é previsto na legislação local.

Uber: é possível configurar contatos de confiança para compartilhar corridas no app — Foto: Marvin Costa/TechTudo Uber: é possível configurar contatos de confiança para compartilhar corridas no app — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Uber: é possível configurar contatos de confiança para compartilhar corridas no app — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Discriminação

A Uber adota política de “tolerância zero” em relação a discriminação com base em raça, cor, religião, nacionalidade, deficiência, orientação sexual, sexo, estado civil, identidade de gênero, idade ou qualquer outra característica pessoal. Qualquer denúncia sobre discriminação durante viagens poderá ocasionar na exclusão da plataforma.

Fraude

Praticar atividades consideradas fraudulentas ou ilegítimas pode levar à desativação da conta de um usuário da Uber. O aplicativo investigará casos de abusos de promoções, fraudes envolvendo conluio entre motorista e passageiro, disputa por tarifas irregulares ou uso de contas duplicadas.

Via Uber (1 e 2)

Cabify vs Uber: qual o melhor no Brasil? Opine no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo