Por Raquel Freire, para o TechTudo

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

"Stalkear", "link na bio", "pvt": o Instagram tem uma linguagem própria e está repleto de expressões específicas que só fazem sentido na rede social. São diversos termos em inglês, abreviações e hashtags com siglas difíceis de decifrar à primeira vista. Tantos códigos tornam alguns posts incompreensíveis para quem tem pouca experiência ou não acessa com frequência o app de fotos. Para entender mais sobre o significado das gírias e termos populares no Instagram, confira a lista abaixo e domine o "idioma" adotado pelos Instagrammers.

Conheça o significado das expressões, hashtags e siglas mais usadas no Instagram  — Foto: Carolina Ochsendorf/ TechTudo Conheça o significado das expressões, hashtags e siglas mais usadas no Instagram  — Foto: Carolina Ochsendorf/ TechTudo

Conheça o significado das expressões, hashtags e siglas mais usadas no Instagram — Foto: Carolina Ochsendorf/ TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. O que é Stalkear?

Stalkear é o aportuguesamento do verbo to stalk, que, em inglês, significa perseguir. Na vida real, o ato indica uma violação séria à privacidade do indivíduo "stalkeado", mas o sentido é diferente no mundo virtual. No Instagram, assim como em outras redes sociais, a expressão é usada como sinônimo de entrar no perfil de alguém e conferir tudo sobre a pessoa — principalmente as fotos. Pode-se dizer que stalkear é sinônimo do verbo bisbilhotar. A famosa curtida sem querer em fotos antigas é uma das principais denúncias de que alguém te stalkeou.

2. O que é Crush?

"Crush" é uma gíria bem comum na Internet e, no Instagram não é diferente. Alvo frequente de stalkeadas, o crush é a pessoa por quem você sente atração, tem interesse romântico ou está apaixonado. A expressão também pode ser usada para se referir alguém que é admirado, mesmo sem o fator sexual.

3. O que é Link na bio?

O Instagram é conhecido por ser mais "fechado" que outras redes. A plataforma só permite inserir links clicáveis no campo biografia, que logo se transformou em "Bio" para os usuáriso. Assim, quando alguém escreve em um post "link na bio", é uma indicação para ir até o perfil, ver a biografia, clicar na URL e acessar sites externos. Apenas contas verificadas ou comerciais com mais de 10 mil seguidores podem ativar o recurso de incluir link nos Stories.

Link na bio do perfil do TechTudo no Instagram — Foto: Reprodução/ Rodrigo Fernandes Link na bio do perfil do TechTudo no Instagram — Foto: Reprodução/ Rodrigo Fernandes

Link na bio do perfil do TechTudo no Instagram — Foto: Reprodução/ Rodrigo Fernandes

4. O que é #TBT?

Quase sempre usada como hashtag no Instagram, a expressão #tbt toma as postagens da plataforma às quintas-feiras. Essas três letras derivam da expressão em inglês "ThrowBack Thursday", algo como "quinta-feira do retorno" ou "quinta-feira de voltar no passado". A ideia é essa mesmo: resgatar memórias com fotos antigas, sejam capturadas há anos ou há pouco tempo.

5. O que é #SDV?

Outra hashtag recorrente em posts e comentários do Instagram, o #sdv vem do português mesmo: "Sigo de Volta" ou "Segue de Volta". O significado é literal e indica que a pessoa vai seguir todos os perfis que o acompanharem. Ela é usada da mesma maneira que o #follow4follow, ambos criados para aumentar o números de seguidores.

6. O que é 1K?

A letra "K" usada junto com qualquer número significa mil. Logo, 1K são mil seguidores, 100K são 100 mil seguidores, e assim por diante. Como outros termos na web, esse foi adotado por brasileiros a partir do costume americano em trocar o milhar pela letra. Um fato curioso: esse "K" vem de "Kilo", que por sua vez deriva da palavra grega chílioi e que significa — é claro — mil.

7. O que é Feed?

Ao abrir o Instagram, o que aparece na tela principal é o feed. Ele é o layout onde ficam as fotos e vídeos postados pelas pessoas que você segue. Em 2016, a rede social deixou de exibir as publicações em ordem cronológica e adotou a priorização de conteúdos mais relevantes, a exemplo do Facebook, dono da plataforma de imagens. Ou seja, nem tudo o que os seus amigos postam aparece no seu Feed. Isso é definido por um algoritmo que seleciona as imagens que têm mais chances de ser do seu interesse.

Feed do Instagram mostra fotos e vídeos por odem de relevância  — Foto: Gabrielle Lancellotti/TechTudo Feed do Instagram mostra fotos e vídeos por odem de relevância  — Foto: Gabrielle Lancellotti/TechTudo

Feed do Instagram mostra fotos e vídeos por odem de relevância — Foto: Gabrielle Lancellotti/TechTudo

8. O que é Timeline?

As expressões "timeline" e "feed" foram criadas e popularizadas no Facebook. Lá, o feed de notícias é a central onde são exibidas as as atualizações de amigos e páginas, enquanto a timeline é a linha do tempo que forma o seu perfil, com as postagens em ordem cronológica.

É possível fazer a transposição para o Instagram mas, isso não acontece na realidade. Na plataforma, "timeline" e "feed" são usados como sinônimos. A pequena diferença é que o termo "timeline" geralmente é associado ao antigo modo de exibição das imagens — de acordo com o tempo. Já o "feed" é frequentemente usado em referência ao sistema atual, que adota a relevância dos posts a partir de métricas de engajamento.

9. O que é PVD ou PVT?

As duas siglas querem dizer privado. A diferença é que PVD é abreviado da palavra em português, enquanto PVT é o encurtamento do inglês private. Quando alguém escreve "Manda pvd", é um pedido para que as pessoas entrem em contato pelo Instagram Direct. A expressão também costuma ser usada em grupos do WhatsApp, quando alguém quer conversar de forma reservada com alguém.

10. O que é Direct ou DM?

O termo "direct" usado sozinho também gera dúvida para usuários menos habituais do Instagram. Mas a expressão é, na verdade, uma simplificação de Instagram Direct, o serviço de mensagens do próprio aplicativo. O recurso é assessado ao clicar no ícone de avião de papel, que fica no canto superior direito da tela do celular. No Direct, você pode criar chats individuais ou em grupo, no qual é possível enviar fotos, vídeos, Stories e até fazer vídeochamadas.

Instagram Direct é a ferramenta que usuários adotar para mandar conteúdos privados — Foto: Carolina Ochsendorf Instagram Direct é a ferramenta que usuários adotar para mandar conteúdos privados — Foto: Carolina Ochsendorf

Instagram Direct é a ferramenta que usuários adotar para mandar conteúdos privados — Foto: Carolina Ochsendorf

11. O que é #VSCO?

VSCO Cam é um app de edição de imagem com versões para celular Android e iPhone (iOS). Quando um post traz a tag #vsco, o autor indica que a foto foi alterada usando s filtros e outros recursos do app e não apenas os do Instagram.

12. O que é Spoiler?

Uma publicação com as expressões "spoiler", "spoiler alert" ou "alerta de spoiler" requer cuidado. Elas indicam que há revelações importantes sobre o conteúdo a ser tratado — como o final de um filme ou um personagem que vai morrer em uma série de TV, por exemplo. O nome vem do verbo to spoil, que, em inglês, significa estragar — aqui usado como sinônimo de "acabar com a graça".

Essas publicações são feitas normalmente para comentar o assunto no Instagram, seja ele um livro, jogo, série ou filme. O usuário insere uma primeira imagem apenas com a palavra "spoiler". Quem já tiver visto — ou for curioso —, desliza o dedo para ver as outras fotos e vídeos com os segredos; quem não estiver interessado, passa direto pelo feed.

13. O que é Thumb?

"Thumb" é um encurtamento da palavra Thumbnail que, no ambiente virtual, significa miniatura. Em redes sociais com vídeo, especialmente YouTube, Instagram e Facebook, a thumb é a imagem que representa a gravação enquanto ela não está em execução.

14. O que é Dix?

Dix é um tipo de conta do Instagram aberta apenas para amigos íntimos. Elas quase sempre são fechadas e é necessáro pedir autorização para ver os posts. O recurso de solicitação é uma alternativa para aumentar a segurança na rede. No entanto, vale ressaltar que os donos de contas "dix" costumam ter perfis abertos também. Dessa forma, quando dizem "a foto vai para o dix", querem explicar que a foto será postada no perfil privado, com menos seguidores. Recentemente, esse tipo de perfil passou a ser conhecido também como Finstagram, perfil em que são postadas fotos "feias" ou não tão produzidas para o Instagram.

Contas pessoal, dix e do blog criadas no Instagram — Foto: Melissa Cruz Cossetti/TechTudo Contas pessoal, dix e do blog criadas no Instagram — Foto: Melissa Cruz Cossetti/TechTudo

Contas pessoal, dix e do blog criadas no Instagram — Foto: Melissa Cruz Cossetti/TechTudo

Como usar presets do Lightroom para editar suas fotos do Instagram

Como usar presets do Lightroom para editar suas fotos do Instagram

MAIS DO TechTudo