Por Raquel Freire, para o TechTudo


Cuidados com a impressora são indispensáveis para garantir uma longa vida útil. Por isso, é importante estar atento para evitar procedimentos incorretos ou inseguros, que comprometam componentes físicos do periférico. Ações como abrir a impressora sem acompanhamento técnico, desligar direto na tomada ou forçar o papel emperrado, por exemplo, são erros comuns na rotina dos usuários.

Para explicar sobre esse e outros hábitos prejudiciais, o TechTudo separou seis coisas que você não deve fazer com a sua impressora — ou parar de fazer, caso ainda pratique. Confira a seguir práticas que podem danificar a máquina a médio e longo prazo, e se previna para manter o dispositivo em funcionamento.

Quer aumentar a vida útil da sua impressora? Veja 6 coisas que você não deve fazer  — Foto: Lucas Mendes/TechTudo Quer aumentar a vida útil da sua impressora? Veja 6 coisas que você não deve fazer  — Foto: Lucas Mendes/TechTudo

Quer aumentar a vida útil da sua impressora? Veja 6 coisas que você não deve fazer — Foto: Lucas Mendes/TechTudo

Quer comprar impressoras baratas? Encontre os melhores preços no Compare TechTudo

1. Deixar desligada por muito tempo

Como em qualquer máquina, o motor da impressora precisa ser ligado periodicamente para não apresentar problemas. Ligue o dispositivo pelo menos uma vez por semana e imprima uma página — se sua impressora for colorida, faça uma operação com cores e outra em preto e branco.

As impressoras jato de tinta ainda têm o agravante de que a tinta seca quando o aparelho não é ligado por muito tempo. E quanto mais quente, maior a propensão de acontecer. Nesses casos, reduza o intervalo de tempo entre as impressões. Conforme o local, é necessário imprimir diariamente para evitar o entupimento na cabeça de impressão.

2. Desligar na tomada direto

Nunca tire a impressora da tomada antes de desligá-la por completo. Isso porque, durante o processo de desligamento pelo botão, o cabeçote da impressora vai para uma posição específica, a qual permite que a tinta seja depositada corretamente no papel. Ao desligar a máquina na tomada direto, a peça pode ficar no meio do caminho. O resultado é o entupimento e mau funcionamento da impressora, o que, por consequência, diminui sua vida útil.

Desligar a impressora no botão antes de tirar da tomada mantém bom funcionamento  — Foto: Barbara Mannara/TechTudo Desligar a impressora no botão antes de tirar da tomada mantém bom funcionamento  — Foto: Barbara Mannara/TechTudo

Desligar a impressora no botão antes de tirar da tomada mantém bom funcionamento — Foto: Barbara Mannara/TechTudo

3. Abrir para limpar por dentro

Nenhuma fabricante recomenda a limpeza interna de suas impressoras, sejam elas a laser ou jato de tinta. Vários componentes podem sofrer danos permanentes quando manipulados e, por isso, o ideal é enviar para um técnico autorizado. Em média, é recomendável fazer a limpeza especializada uma vez por ano.

As únicas peças que podem ser retiradas para limpeza são o cartucho de tinta e o rolete coletor dos modelos a laser. Para este último, a HP indica usar um pano que não solte fiapos, umedecido com álcool isopropílico ou água pura. É preciso primeiro desligar o aparelho e retirá-lo da tomada para tirar o rolete de coleta. Depois basta passar o pano nos roletes, esperar o líquido secar completamente e então colocar novamente na impressora.

No caso das máquinas jato de tinta, quase todas as marcas e modelos apresentam soluções de limpeza de cartucho via software, geralmente presente nas preferências de impressão. Também há alguns métodos caseiros para desentupimento físico, mas o procedimento é desaconselhado por certos especialistas.

Cartucho de tinta pode ser retirado para limpeza física, mas procedimento requer cuidados  — Foto: Luciana Maline/TechTudo Cartucho de tinta pode ser retirado para limpeza física, mas procedimento requer cuidados  — Foto: Luciana Maline/TechTudo

Cartucho de tinta pode ser retirado para limpeza física, mas procedimento requer cuidados — Foto: Luciana Maline/TechTudo

Por fora, use apenas um pano macio umedecido com água para retirar o excesso de poeira e outras sujeiras. Não use produtos de limpeza doméstica, como desinfetantes, cloro ou outros materiais abrasivos, pois eles podem comprometer o acabamento da impressora.

4. Deixar mais papel na bandeja do que o necessário

Evite o acúmulo de umidade no papel, pois folhas úmidas fazem com que a impressora puxe várias delas por vez. Essa ação pode gerar atolamento — o que, a longo prazo, pode estragar o periférico. A forma mais simples de fazer isso é nunca deixar papel extra na bandeja. Pegue apenas o número de folhas que for usar na hora e mantenha o resto dentro da embalagem fechada.

Em cidades com maior índice de umidade, pode ser necessário deixar o papel em um lugar fechado, como um armário ou gaveta, para que ele retenha ainda menos água. Outra dica para evitar o acúmulo de folhas é passar os dedos algumas vezes entre elas, — para que fiquem soltas — antes de deixar na bandeja de alimentação.

Coloque na bandeja apenas quantidade de folhas que irá usar na impressão  — Foto: Reprodução/Renato Bazan Coloque na bandeja apenas quantidade de folhas que irá usar na impressão  — Foto: Reprodução/Renato Bazan

Coloque na bandeja apenas quantidade de folhas que irá usar na impressão — Foto: Reprodução/Renato Bazan

5. Deixar em local abafado

Lugares abafados e que retenham umidade impactam não apenas nas folhas, mas na própria impressora. O excesso de partículas de água no ar pode causar danos nas partes elétricas e provocar curto-circuitos ou interrupção no funcionamento.

Para contornar a situação, procure deixar sua impressora em um local com boa ventilação. Caso não seja possível, ligue um ventilador na direção do aparelho, a uma velocidade baixa ou moderada, e deixe por uns 20 minutos.

6. Puxar o papel atolado com força

Caso o papel fique atolado na impressora, nunca puxe com força. Outro erro grave é usar ferramentas como tesouras, pinças ou alicates para retirar o objeto. Ambas as ações podem estragar as engrenagens, o sistema de tracionamento, e causar danos físicos na máquina.

Quando isso acontecer, o recomendado para impressoras a laser é tirar o toner. Alguns modelos — jato de tinta e laser — trazem uma porta traseira para facilitar a retirada. Use somente os dedos para puxar o papel delicadamente, e obedeça o sentido de saída da folha. Caso não consiga por um sistema do próprio modelo, não desaparafuse a impressora nem force a saída do papel, que pode rasgar e dificultar ainda mais a remoção.

Não abra partes aparafusadas da impressora para retirar papel atolado  — Foto: Raquel Freire/TechTudo Não abra partes aparafusadas da impressora para retirar papel atolado  — Foto: Raquel Freire/TechTudo

Não abra partes aparafusadas da impressora para retirar papel atolado — Foto: Raquel Freire/TechTudo

Qual é a melhor impressora multifuncional? Comente no Fórum do TechTudo.

Impressora 3D Stella 2: saiba tudo sobre o aparelho

Impressora 3D Stella 2: saiba tudo sobre o aparelho

MAIS DO TechTudo