Por Taysa Coelho, Para o TechTudo


O Smark Translator é um tradutor instantâneo que promete aos usuários conversas mais naturais em outras línguas. O aparelho da Misway Tech, que bateu a meta de financimanto coletivo no Kickstarter, tem como diferencial o seu design modular. Assim, é possível transformá-lo em dois transceptores separados, que são capazes de capturar, traduzir e entregar o conteúdo em tempo real.

Com suporte a 37 idiomas, o dispositivo possui conexão 4G e Wi-Fi com serviço de roaming para mais de 100 países e possibilita diálogos em grupos multilinguagens. O Smark Translator tem preço a partir de US$ 191 (cerca de R$ 790, em conversão direta), com taxa de entrega gratuita para o Brasil. O produto, no entanto, só deve ficar disponível para envio a partir de dezembro, nas cores preto e branco.

Tradutor Smark tem design modular — Foto: Divulgação/ Kickstarter

Tradutor Smark tem design modular — Foto: Divulgação/ Kickstarter

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Segundo a empresa, o fato de não precisar passar o dispositivo de um usuário para o outro durante a tradução torna o bate-papo muito mais fluido. No caso de conversas em grupo, o sistema seria capaz de emparelhar até 100 dispositivos ao mesmo tempo, ideal para conferências com pessoas de diferentes países.

Como funciona o Smark Translator?

O Smark Translator funciona da seguinte maneira: um dos usuários fala no microfone do transceptor A e, em seguida, o que foi dito é traduzido na nuvem. Então, a tradução é reproduzida no transceptor B, em um processo que leva entre um e três segundos. Para isso, é usado um dos melhores sistemas de reconhecimento de voz do mundo, segundo a Misway Tech, capaz de distingui-la de sons ambientes mesmo em locais barulhentos. O aparelho conta ainda com algoritmos que prometem filtrar e reduzir ruídos.

Tradutor Smark pode emparelhar até 100 dispositivos — Foto: Divulgação/ Kickstarter Tradutor Smark pode emparelhar até 100 dispositivos — Foto: Divulgação/ Kickstarter

Tradutor Smark pode emparelhar até 100 dispositivos — Foto: Divulgação/ Kickstarter

O dispositivo de 300 g tem ainda um cartão SIM integrado e suporte a conexão 4G e Wi-Fi, que permite contratar um plano de roaming de taxa fixa (cujo valor não foi divulgado) em 100 países. Assim, é possível usá-lo com um ponto de acesso de Wi-Fi para telefone, tablet e laptop. O carregamento do tradutor deve ser feito por meio de porta microUSB e pode demorar cerca de três horas para ser concluído.

Ainda de acordo com a fabricante, há no mercado aparelhos que prometem suporte a mais de 100 idiomas, mas muitos deles só suportam textos, sendo incapazes de reconhecer a fala. Já o device da companhia suporta até 37 línguas, por contar com sistemas de tradução de Reconhecimento Automático de Fala (ASR, sigla em inglês), Tradução de Máquina Neural (NMT) e de Texto para Fala. Entre as linguagens disponíveis, estão português do Brasil e Portugal (separadamente), inglês, francês, italiano, japonês e mandarim.

Smark Translator quer tornar a comunicação mais dinâmica — Foto: Divulgação/ Kickstarter

Smark Translator quer tornar a comunicação mais dinâmica — Foto: Divulgação/ Kickstarter

Qual o melhor tradutor gratuito? Comente no Forúm do TechTudo

MAIS DO TechTudo