Por Victor de Abreu, para o Techtudo


O Topo (ou Top Laner) é uma das funções que os jogadores podem assumir no League of Legends (LoL) . Atuando na Rota Superior, a lane tem grande variedade de campeões e estilos a serem executados pelos jogadores, desde Tanks, até campeões de Split-Push. As escolhas para a Rota Superior são variadas e dependem muito da forma com que cada jogador se sente confortável no game. Veja, a seguir, qual é o papel do Topo no LoL, os principais champions usados na posição e conheça pro players que se consagraram na Rota Superior.

O Topo atua na Rota Superior, popularmente conhecida como "Ilha" — Foto: Reprodução/League of Legends BR O Topo atua na Rota Superior, popularmente conhecida como "Ilha" — Foto: Reprodução/League of Legends BR

O Topo atua na Rota Superior, popularmente conhecida como "Ilha" — Foto: Reprodução/League of Legends BR

Qual é a função do topo?

Como o nome sugere, o Top Laner atua na Rota Superior do Summoner’s Rift, próximo do Covil do Arauto e do Barão Na'Shor. Sua principal função no começo do jogo não é simplesmente eliminar seu adversário de rota. Independentemente do estilo do campeão utilizado, é importante tentar manter a rota à seu favor, com os minions aliados puxados para a torre adversária e exercendo pressão. Também é preciso criar a visão para seu time ao redor do covil. O Topo ainda deve prestar atenção nas necessidades dos seu Caçador e ajudar caso o uso do seu feitiço “Teleporte” seja requisitado nas demais rotas.

Depois da fase de rotas, o papel do Top Laner pode se diferenciar bastante. Por exemplo, caso você esteja com um campeão Tank, seu objetivo será realizar a linha de frente para seu time, causar o máximo de controle de grupo e auxiliar seus companheiros com o que estiver ao seu alcance. Também há a função do Split-Push, que é feita por campeões que possuem potencial de derrubar as estruturas inimigas com facilidade e a capacidade de vencer duelos contra quem vier os enfrentar. Tudo dependerá da sua escolha de personagem.

Principais campeões usados como topo

De acordo com as estatísticas da segunda etapa do CBLoL 2018, Camille (escolhida em 15 jogos) e o Aatrox (escolhido em 16 jogos) foram os principais campeões escolhidos nessa rota. Ambos os personagens têm estilos voltados para o duelo e o Split-Push. Para se ter uma ideia da força desses campeões, a Camille foi banida em 54 oportunidades na Fase de Pontos e nos Playoffs do CBLoL, enquanto o Aatrox foi impedido de ser escolhido em 45 jogos.

Além deles, Urgot e Gnar, que foram escolhidos 13 vezes para cada um, foram outros destaques na competição. A versatilidade dos dois personagens é um ponto a se destacar. Afinal, eles causam um dano considerável ao mesmo tempo que são capazes de executar uma boa linha de frente para seu time.

A campeã Camille tem sido uma dor de cabeça para os jogadores no metagame atual — Foto: Divulgação/Riot Games A campeã Camille tem sido uma dor de cabeça para os jogadores no metagame atual — Foto: Divulgação/Riot Games

A campeã Camille tem sido uma dor de cabeça para os jogadores no metagame atual — Foto: Divulgação/Riot Games

Principais atletas que jogam como topo

Entre os atletas brasileiros que jogam nessa rota, destacam-se:

Felipe “Yang” Zao

O pro player da Vivo Keyd faz parte do famoso “Exódia” do competitivo e acumula diversos títulos nos últimos anos, sendo ele uma grande referência para os jogadores da rota. Na última etapa do CBLoL, seu campeão destaque foi Aatrox, com 100% de aproveitamento em quatro jogos disputados.

Mateus “Fitz” Cayres

Um dos novatos na elite brasileira de League of Legends, Fitz logo mostrou potencial com campeões mais voltados para o dano. Destaque para sua campeã Fiora, que foi crucial para algumas vitórias de seu time, a IDM Gaming, durante a campanha no CBLoL.

Leonardo “Robo” Souza

O Top Laner da CNB e-Sports Club também é um jogador que merece destaque. Com passagens por times como Keyd e RED Canids, Robo ainda continua jogando em alto nível e sendo um jogador que vale a pena acompanhar. Na última etapa do CBLoL, suas atuações com o campeão Darius foram destaque.

Matheus “Mylon” Borges

Embora aposentado desde 2017, Mylon ainda merece ser lembrado, dada sua história e títulos conquistados. Seu currículo inclui a histórica vitória pela Keyd contra a Incredible Miracle, na IEM Global Challenge São Paulo 2013, o título da segunda etapa do CBLoL 2015 pela Pain Gaming e a participação no Mundial do mesmo ano.

Luccas "Zantins" Zanqueta

O campeão brasileiro pela Kabum! e-Sports não poderia ficar de fora desta lista. Zantins sempre atuou como topo no competitivo, com passagens pela Keyd e RED Canids, e conquistou títulos importantes pela KaBuM! em 2018. Os campeões mais utilizados por ele na segunda etapa do CBLoL 2018 foram Aatrox e Urgot.

Zantins vive excelente fase vestindo a camisa da Kabum — Foto: Divulgação/Riot Games Zantins vive excelente fase vestindo a camisa da Kabum — Foto: Divulgação/Riot Games

Zantins vive excelente fase vestindo a camisa da Kabum — Foto: Divulgação/Riot Games

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Nunca jogou LoL? Saiba como mandar bem em sua primeira partida

Nunca jogou LoL? Saiba como mandar bem em sua primeira partida

MAIS DO TechTudo