Por Taysa Coelho, Para o TechTudo


Anúncios podem ter se tornado uma rotina para donos de smartphones da Xiaomi: segundo o site especializado The Verge, consumidores da marca questionam a exibição de publicidade nos smartphones da marca até mesmo na seção de ajustes do celular. De acordo com os usuários, sugestões de apps parceiros da companhia surgem constantemente na tela, mesmo quando a opção de recebimento de recomendações está desativada nas configurações. A polêmica teria surgido após uma atualização do Android com a versão 8.9.13 da interface MIUI, desenvolvida pela fabricante chinesa.

Xiaomi Mi A1 não teria sido afetado  — Foto: Isabela Cabral/TechTudo Xiaomi Mi A1 não teria sido afetado  — Foto: Isabela Cabral/TechTudo

Xiaomi Mi A1 não teria sido afetado — Foto: Isabela Cabral/TechTudo

A exibição de anúncios é uma estratégia da marca para reduzir o custo dos smartphones, já conhecida pelas pessoas mais familiarizadas com os produtos da chinesa, explica o site especializado The Verge. Segundo a Xiaomi, a estratégia é "um componente-chave do modelo de negócios da empresa". Leia a nota na íntegra:

"A publicidade foi e continuará a ser parte integrante dos serviços de Internet da Xiaomi, um componente-chave do modelo de negócios da empresa. Ao mesmo tempo, preservaremos a experiência do usuário, oferecendo opções para desativar os anúncios e aprimorando constantemente nossa abordagem em relação à publicidade, inclusive ajustando onde e quando os anúncios serão exibidos. Nossa filosofia é que as propagandas não devem ser intrusivas e os usuários sempre têm a opção de receber menos recomendações".

O cenário, no entanto, só acontece em dispositivos que rodam MIUI, diferente de smartphones com Android One, como Xiaomi Mi A1 e Xiaomi A2. Estes celulares participam de uma parceria entre a marca e o Google, com a proposta de oferecer a versão "pura" do Android, com poucas ou sem nenhuma modificação da fabricante.

Esse parece ser o preço pago por quem deseja economizar na hora de comprar um smartphone. A Amazon, por exemplo, realiza uma prática semelhante ao cobrar valores baixos em troca de publicidade. Quem não deseja ser bombardeado com sugestões, no entanto, pode pagar uma taxa à companhia para que elas sejam removidas.

Recentemente, a Samsung também chamou a atenção após enviar propagandas aos usuários via notificações de push.

Via The Verge, Reddit e Engadget

Como gravar a tela do celular Android em vídeo

Como gravar a tela do celular Android em vídeo

Vale a pena comprar o celular Xiaomi Mi 5? Usuários opinam no Fórum TechTudo

MAIS DO TechTudo