Lançadores e buscadores

Por Taysa Coelho, Para o TechTudo


O Google completou 20 anos em setembro e, ao longo desse tempo ganhou diversas funções práticas para usar no dia a dia de milhões. Além de pesquisar por termos comuns — já são trilhões —, também é possível fazer contas em uma calculadora, converter moedas, buscar por imagens, acompanhar resultado de jogos e muito mais sem sair da página do serviço e ir para outro site. Confira na lista a seguir 12 recursos listados pelo próprio Google em comoração do seu vigésimo aniversário.

Google tem funções úteis para os usuários, mas pouco conhecidas — Foto: Divulgação

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Encontrar eventos

Para quem está em dúvida sobre a programação do final de semana ou até mesmo em uma quarta-feira, o buscador pode ajudar com sugestões. Basta digitar o programa de interesse associado ao nome de uma cidade para receber dicas do serviço. Por exemplo, ao escrever "show são paulo" (sem aspas), a plataforma exibe uma agenda com os próximos concertos encontrados.

Busca por eventos no Google ajuda os usuários com dificuldades em encontrar um programa de lazer — Foto: Reprodução/ Taysa Coelho

O recurso também é útil para descobrir os filmes e peças em cartaz perto de você, ao inserir o termo "filmes em cartaz" (sem aspas). O Google já relaciona a pesquisa ao local onde o usuário se encontra — mesmo em notebooks. Por exemplo, ao selecionar um longa-metragem é possível conferir todos os locais onde ele está sendo exibido e os horários disponíveis naquela semana.

2. Acompanhar resultados de jogos

Google exibe resultados de jogos — Foto: Reprodução/ Taysa Coelho

Ao escrever na busca o nome de um time ou campeonato, o buscador exibe em tempo real o resultado do jogo, caso esteja acontecendo naquele momento. No entanto, se não houver nenhuma disputa em curso, o usuário pode conferir quais serão as próximas partidas, com a data, adversários e horários.

3. Fazer compras através da pesquisa de imagens

Compras nos resultados de imagens do Google economiza tempo de usuários — Foto: Reprodução/ Taysa Coelho

Ao pesquisar por um produto ou um estilo de roupa na ferramenta de busca por imagens, o Gigante de Buscas apresenta junto com o resultado, opções desses itens à venda em lojas virtuais. O conteúdo, no entanto, consiste em anúncios patrocinados e, ao clicar sobre uma das fotos com a etiqueta de preço, a pessoa é direcionada para o site da loja.

4. Procurar por empregos

Google ajuda a encontrar empregos mais facilmente — Foto: Reprodução/ Taysa Coelho

Desde janeiro deste ano, a plataforma permite buscar por vagas de trabalho em mais de 90 países. Para isso, é necessário somente digitar no campo de pesquisa o termo "empregos perto de mim" (sem aspas). Também é possível fazer uma investigação mais refinada ao digitar a palavra empregos seguida de uma área específica, como "emprego comércio" (sem aspas), por exemplo.

5. Fazer contas

Calculadora escondida no Google ajuda com cálculos simples e complexos — Foto: Reprodução/ Taysa Coelho

Os usuários conseguem realizar operações matemáticas simples por meio do campo de buscas do Google ou da barra de endereços do navegador — caso esteja ativada a pesquisa no serviço da web, como no Chrome ou Firefox, por exemplo. Ao digitar qualquer operação, a página exibe o resultado e, abaixo dele, uma ferramenta de calculadora com funções mais elaboradas, como o cálculo de seno, cosseno e tangente, de logaritmos, raiz quadrada, entre outras.

6. Converter moedas

Conversor de moedas do Google é uma função útil na área econômica — Foto: Reprodução/ Taysa Coelho

Outra funcionalidade disponível na barra de pesquisa da Gigante de Buscas é o conversor de moedas. Basta escrever o valor e o nome da moeda para qual deseja converter, como: "R$100 euro" (sem aspas). A resposta aparece junto com a ferramenta completa, na qual é possível editar os dados inseridos e acompanhar a cotação a partir de um gráfico interativo.

7. Obter informações nutricionais

Informações nutricionais de alimentos são destacadas no Google — Foto: Reprodução/ Taysa Coelho

Ideal para quem segue uma alimentação mais regrada, o buscador exibe as informações nutricionais sobre alimentos de forma diferenciada. Caso o usuário pesquise por "quantidade açúcar chocolate" (sem aspas) ou "caloria pudim" (também sem aspas), obtém o resultado já na página do serviço, sem precisar entrar em nenhum site terceiro.

8. Fazer perguntas complexas

Respostas "complexas" também são dadas pelo Google — Foto: Reprodução/ Taysa Coelho

O Google é capaz de formular respostas para perguntas complexas, com a reunião de várias delas em uma só. Um exemplo é o nascimento dos membros da boy band NSync, com resultados apresentados de forma única e integrada, como a exibida na imagem acima. Ao clicar em um deles, a plataforma filtra a busca de modo a expor informações sobre o artista de interesse.

9. Descobrir se alguém usa uma imagem sua

Ferramenta de pesquisa descobre se fotos são compartilhadas na Internet — Foto: Reprodução/ Taysa Coelho

Com o recurso de busca reversa de imagens, o Google permite fazer o upload de uma fotografia presente no computador e descobrir se, por acaso, ela foi divulgada em algum site ou rede social. A ferramenta é bastante útil para verificar plágios ou uso de fotografias em perfis falsos, por exemplo. Para acessar, basta entrar na página de pesquisa de imagens, clicar no símbolo da câmera, escolher o arquivo e aguardar o resultado.

10. Filtrar resultado por intervalo de tempo

Filtro do Google permite pesquisar em um intervalo de tempo determinado — Foto: Reprodução/ Taysa Coelho

O Google permite filtrar os resultados das buscas por períodos de tempos específicos, como "nas últimas 24 horas", "no último mês" ou personalizados. O recurso facilita encontrar itens associados a acontecimentos menos recentes ou que apresentam um resultado de busca vasto. Para usar, vá em "Ferramentas" (exibido abaixo do campo de pesquisa), clique em "Qualquer data" e, por fim, em "Intervalo personalizado...".

11. Buscar conteúdo de um site específico

Pesquisa de conteúdo por site específico é possível com sistema do Google — Foto: Reprodução/ Taysa Coelho

Encontrar uma reportagem na Internet pode ser mais fácil do que se imagina, se a pessoa lembrar o nome da página onde foi publicada. Isso porque, ao escrever "site:" seguido da URL (entre aspas), e fora das aspas o termo desejado, a ferramenta mostra somente os conteúdos daquele site informado sobre o assunto indicado. Para exemplificar: ao colocar "site:www.techtudo.com.br" e adicionar uma palavra em seguida, como "google", restringe os resultados para matérias publicadas no TechTudo sobre o Google.

12. Busca avançada

Busca avançada do Google aprimora ainda mais os resultados desejados — Foto: Reprodução/ Taysa Coelho

Caso as instruções anteriores não sejam suficientes para encontrar o resultado desejado, é possível refinar ainda mais a pesquisa com a ferramenta de busca avançada. Nela, o usuário consegue delimitar ainda mais os resultados a partir de uma série de combinações de filtros, como idioma, região, data de publicação, entre outros.

Como recuperar fotos do Google Fotos? Veja no Fórum do TechTudo.

Google Assistente: quatro curiosidades sobre o software

Google Assistente: quatro curiosidades sobre o software

Mais do TechTudo