Players

Por Taysa Coelho, para o TechTudo


A Apple começou a enviar uma mensagem aos usuários do Shazam, nesta quinta-feira (25), a fim de avisá-los que, agora, o app de música pertence à fabricante do iPhone. A mensagem destaca que, com a aquisição, os dados da plataforma serão transferidos para os servidores da empresa da Maçã e passarão também a ser regidos por suas políticas de privacidade.

As pessoas têm a opção de concordar com os novos termos ou de acessar um site com mais detalhes sobre a situação. O alerta começou a ser feito exatamente um mês após a conclusão da compra do aplicativo pela Apple com o preço de US$ 400 milhões (aproximadamente R$ 1,5 bilhão em conversão direta).

Shazam não terá mais anuncios após aquisição da Apple — Foto: Marvin Costa/TechTudo Shazam não terá mais anuncios após aquisição da Apple — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Shazam não terá mais anuncios após aquisição da Apple — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Na página com informações adicionais, o usuário tem a opção de excluir a conta do serviço, se não estiver de acordo com a novidade. Caso opte por não continuar com o aplicativo, a companhia afirma que serão excluídos a conta e dados pessoais associados, como e-mail ou registros de ID do Facebook, bem como qualquer outra informação compartilhada por meio da rede social.

A empresa ressalta que, caso decida excluir a conta, o usuário continuará tendo acesso aos seus Shazams na aplicação, mas não conseguirá sincronizá-lo entre dispositivos. Além disso, eles serão perdidos caso o app seja deletado e reinstalado. A Apple deixa claro que algumas informações, entretanto, serão mantidas, independente da opção feita pela pessoa.

Shazam solta alerta para usuários após Apple comprar app de música — Foto: Reprodução/Anna Kellen Shazam solta alerta para usuários após Apple comprar app de música — Foto: Reprodução/Anna Kellen

Shazam solta alerta para usuários após Apple comprar app de música — Foto: Reprodução/Anna Kellen

Aquisição do Shazam

O Shazam é um aplicativo disponível para celular com Android, iPhone (iOS) e macOS capaz de identificar músicas simplesmente ao “ouvi-las” no ambiente, ou até mesmo por meio de “lalalas” dos usuários. No final de setembro, a Apple concluiu o processo de compra iniciado em dezembro de 2017.

No mesmo dia, a companhia informou que iria liberar uma versão sem anúncios publicitários para todos os usuários, sem dar muitos detalhes sobre planos futuros. Atualmente, a aplicação conta com mais de 1 bilhão de downloads e tem cerca de 20 milhões de canções pesquisadas diariamente.

Como aprender músicas com aulas em vídeo no app Cifra Club

Como aprender músicas com aulas em vídeo no app Cifra Club

Como encontrar uma música no Shazam? Veja no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo