Por Bruno De Blasi e Thássius Veloso, da redação


Usuários de iPhone e Android acordaram mais cedo nesta segunda-feira (15): com hora errada, donos do smartphone da Apple e de celulares com sistema do Google reclamam nas redes sociais sobre uma falha que deixou o relógio adiantado sozinho no celular, de forma automática – como se tivesse entrado no horário de verão antes da hora. São majoritariamente clientes da operadora TIM que se queixam da falha no iPhone.

O dia de hoje coincide com a data em que o horário de verão entrou em vigor no ano passado, dia 15 de outubro de 2017. Em 2018, porém, a mudança ocorrerá em 18 de novembro, conforme cronograma do governo. Ao TechTudo, a TIM explica que “o caso ocorreu com uma parcela muito reduzida da base de clientes”.

Os primeiros relatos de que o problema foi corrigido surgiram nas redes sociais a partir das 9h. A operadora disse que “ações corretivas já foram tomadas para a normalização do relógio”.

Tim Cook e Jony Ive, diretor-executivo e designer-chefe da Apple,  observam iPhone XR — Foto: Divulgação/Apple Tim Cook e Jony Ive, diretor-executivo e designer-chefe da Apple,  observam iPhone XR — Foto: Divulgação/Apple

Tim Cook e Jony Ive, diretor-executivo e designer-chefe da Apple, observam iPhone XR — Foto: Divulgação/Apple

Na internet, o assunto domina atualmente as pesquisas no Google. Usuários tentam saber informações sobre o horário de verão em Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Também buscam explicações sobre como o iPhone atualiza sozinho a data e hora.

A reportagem entrou em contato com o SAC da TIM, operadora com 56,2 milhões de clientes no país, segundo dados da Anatel sobre o setor de telefonia móvel. Por telefone, funcionários disseram que a pane não tem relação com a operadora.

Resposta da TIM no Facebook — Foto: Reprodução/TechTudo Resposta da TIM no Facebook — Foto: Reprodução/TechTudo

Resposta da TIM no Facebook — Foto: Reprodução/TechTudo

Como saber a hora certa

O Google oferece uma maneira simples de consultar a hora: basta entrar no buscador e procurar por “que horas são agora”. Donos de celular Android e usuários da Google Assistente também podem usar este comando de voz para que o dispositivo fale as informações.

iPhone na rede da TIM exibe relógio adiantado — Foto: Tainah Tavares/TechTudo iPhone na rede da TIM exibe relógio adiantado — Foto: Tainah Tavares/TechTudo

iPhone na rede da TIM exibe relógio adiantado — Foto: Tainah Tavares/TechTudo

Como mudar a hora no iPhone

O telefone recebe as instruções de horário junto com os dados de rede, de forma automática. Para mudar manualmente a hora, faça o seguinte caminho: “Ajustes” → “Geral” → “Data e Hora”. Desmarque a opção “Automaticamente” e toque em “Fuso Horário”. Na caixa de pesquisa, digite o nome da sua cidade ou região e confirme. Também é por este caminho que o consumidor deve reativar o ajuste automático, caso queira.

Clientes da TIM que queiram “forçar” a atualização automática podem reiniciar o aparelho.

Assunto repercute nas redes sociais

Posicionamento da TIM

Confira resposta da TIM recebida às 10h23.

“A TIM informa que já identificou o cenário e está apurando as causas. A empresa reforça que o caso ocorreu com uma parcela muito reduzida da base de clientes. Lamentamos o ocorrido e pedimos desculpas pelo transtorno e informamos que estamos trabalhando para solucionar o problema.”

A empresa voltou a se manifestar às 12h35:

“A TIM informa que no dia de hoje (15/10) alguns modelos de smartphones tiveram o relógio adiantado erroneamente em uma hora por uma ocorrência de sistema. As ações corretivas já foram tomadas para a normalização do relógio. A TIM lamenta o ocorrido e pede desculpas aos seus clientes pelo inconveniente.”

Apple e Google não se pronunciaram.

Como deixar o iPhone mais rápido? Usuários comentam no Fórum TechTudo

MAIS DO TechTudo