Celulares

Por Anna Kellen Bull e Eduardo Manhães, da Redação


Alguns celulares mudaram o horário sozinhos na madrugada deste domingo (21), conforme relatos de usuários do Android e iOS (iPhone), no Twitter. Na virada do dia 21 de outubro, assim que chegou à 0h, smartphones começaram a mostrar a hora errada e foram adiantados para 1h – dando a impressão de que o horário de verão mudou hoje. O erro movimentou as redes sociais, com reclamação de diversas pessoas afetadas.

Esta é a segunda vez, em menos de uma semana, que a hora adianta sozinha. Na última segunda-feira (15), o problema afetou usuários da operadora TIM. O novo erro, por outro lado, aparentemente atinge clientes todas as operadoras: Vivo, TIM, Claro, Oi e Nextel. Apesar do incômodo, é possível tirar o horário de verão do Android e ajustar novamente à hora de Brasília.

Celulares tiveram horário adiantado por engano neste domingo (21) — Foto: Thássius Veloso / TechTudo Celulares tiveram horário adiantado por engano neste domingo (21) — Foto: Thássius Veloso / TechTudo

Celulares tiveram horário adiantado por engano neste domingo (21) — Foto: Thássius Veloso / TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O TechTudo entrou em contato com as principais operadoras do país para entender a origem do problema. Oi, Tim, Vivo e Claro disseram que Sinditelebrasil (Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviços Móvel Celular e Pessoal) responderia por todas as empresas, já que várias foram afetadas pela falha. O Sindicato garantiu que a mudança não foi feita pelas operadoras, mas não explicou como o erro aconteceu.

Já a Nextel afirma que o problema está relacionado a uma atualização de horário feita diretamente pelo sistema operacional dos aparelhos e que a companhia não tem controle sobre isso. Também entramos em contato com as assessorias da Apple, que recomendou checar com as operadoras, e do Google, que ainda não retornou. No final da matéria, você confere as notas enviadas pelo Sinditelebrasil e pela Nextel na íntegra.

Quando entra o horário de verão em 2018?

Vale lembrar que, na segunda-feira passada (15), o Palácio do Planato confirmou o início do horário de verão para 4 de novembro, após já ter anunciado adiamento para 18 de novembro a pedido do Ministério da Educação, em decorrência da aplicação do Enem.

Repercussão na Internet

A alteração no horário provocou várias manifestações dos usuários na Internet, principalmente, no Twitter. O microblog registrou mais de 60 mil tweets sobre o assunto "Horário de Verão", suficiente para rankear nos Trending Topics, uma lista com os temas mais comentados da rede social. Alguns perfis, como o (@stecomments), perceberam a confusão do sistema operacional do celular, mas logo, tudo voltou ao normal. Em outros depoimentos, as pessoas não tinham essa mesma experiência.

Para ajudar estes casos, o TechTudo preparou o tutorial a seguir sobre como resolver o erro de mudança de horário nos celulares Android. O procedimento para iPhone segue o mesmo princípio, a partir das configurações do sistema.

Resolver o erro no Android

Passo 1. Selecione "Configurar" e, em seguida, vá em "Sistema";

Acesse as opções do sistema nas configurações do Android — Foto: Reprodução/Luiza Baptista Acesse as opções do sistema nas configurações do Android — Foto: Reprodução/Luiza Baptista

Acesse as opções do sistema nas configurações do Android — Foto: Reprodução/Luiza Baptista

Passo 2. Ao acessar o item, clique em "Data e hora" e, na sequência, desative as opções "Data e hora automáticas" e "Fuso horário automático";

Desative o fuso horário automático do Android — Foto: Reprodução/Luiza Baptista Desative o fuso horário automático do Android — Foto: Reprodução/Luiza Baptista

Desative o fuso horário automático do Android — Foto: Reprodução/Luiza Baptista

Passo 3. Feito isso, toque em "Selecionar fuso horário". Escolha "Horário Padrão de Brasília";

Defina o fuso horário de Brasília como padrão no Android — Foto: Reprodução/Luiza Baptista Defina o fuso horário de Brasília como padrão no Android — Foto: Reprodução/Luiza Baptista

Defina o fuso horário de Brasília como padrão no Android — Foto: Reprodução/Luiza Baptista

Passo 4. Pronto, a hora já foi ajustada para versão correta, sem horário de verão.

Celular Android com versão correta do horário — Foto: Reprodução/Luiza Baptista Celular Android com versão correta do horário — Foto: Reprodução/Luiza Baptista

Celular Android com versão correta do horário — Foto: Reprodução/Luiza Baptista

Outra alternativa para tentar resolver o problema é reiniciar o celular. De acordo com alguns usuários, essa é a única solução para o horário voltar ao normal.

Posicionamento do Sinditelebrasil:

O Sinditelebrasil informa que alguns smartphones tiveram os seus relógios adiantados, automaticamente, em uma hora nesta madrugada do dia 21. Esse ajuste não foi realizado pelas operadoras.

Posicionamento da Nextel:

A Nextel esclarece que o erro relatado refere-se a uma atualização de horário realizada diretamente pelo sistema operacional dos aparelhos e sobre o qual a operadora não tem controle. De qualquer forma, como parte do compromisso de oferecer o melhor atendimento ao cliente, a empresa está dando todo o suporte necessário para que os clientes realizem a correção de horário no celular.

Android P: saiba tudo sobre o sistema operacional

Android P: saiba tudo sobre o sistema operacional

Mais do TechTudo